-
Hoje irei falar sobre o problema das outras mentes. O problema sobre o qual irei falar não é o famoso problema da filosofia, que diz "Como podemos saber se as outras pessoas têm mentes?" Ou seja, talvez você tenha uma mente, e as outras pessoas sejam robôs bem convincentes.
-
Bem vindos novamente ao meu "Meu Universo Favorito". Hoje, iremos fazer a palestra inteira na defesa de uma teoria muito famosa. Conhecida como Big Bang. Está no título, "Em Defesa do Big Bang". Tomei este tempo para fazê-la porque é uma teoria tão mal compreendida pelo público. As pessoas ouvem a palavra "teoria" ligada a ela dizem para elas mesmas, "é apenas uma teoria, então não ...
-
É maravilhoso estar de volta. Eu amo este maravilho encontro. E vocês devem estar se perguntando: "Que diabos? Colocaram o slide errado?" Não, não. Olhem para esta besta magnífica e se perguntem — quem a projetou?
-
A ciência ensinou-nos que, contra toda intuição, coisas aparentemente sólidas, como cristais e rochas, são, na verdade, quase totalmente compostas de espaço vazio. E na imagem habitual considera-se que o núcleo de um átomo é uma mosca no meio de um estádio de futebol e o átomo vizinho está no estádio ao lado.
-
Imagens como essa do campo de concentração de Auschwitz têm sido marcadas a fogo na nossa consciência durante o século XX e têm nos dado uma nova consciência de quem nós somos...
-
Todos já ouvimos falar do efeito placebo. Quando algo sem valor terapêutico conhecido pode fazer pessoas se sentirem melhor. É um bom truque que nossa mente nos prega, que acreditar e esperar que algo aconteça, faz realmente acontecer. O estranho é que a intensidade do efeito pode mudar por razões bem estranhas.
-
Nós estamos aqui: o pálido ponto azul. A espaçonave estava bem longe de casa. Eu pensei que seria uma boa ideia, logo depois de Saturno, fazer ela dar uma última olhada em direção de casa...
-
Disseram-nos para ficar sozinhos e dizer algo surpreendente. Então eu vou tentar fazer isso. Mas quero começar com duas coisas que todos já sabem. E a primeira, na verdade, é algo que já é conhecido desde que existe história escrita.
-
Nossos ancestrais concebiam as origens extrapolando a partir de suas próprias experiências. Como mais poderiam fazê-lo? Então o universo foi chocado de um ovo cósmico, ou concebido de uma congregação sexual de uma deusa mãe e de um deus pai, ou foi como um produto da oficina do Criador — talvez o último de muitas tentativas falhas.