-
Muito bem, pessoal, estamos ao vivo, mais uma live aqui no canal, um sábado à tarde, e uma live aqui eu diria mais do que especial, que é uma live que eu já gostaria de ter feito há bastante tempo. É uma live, como eu já havia comentado e divulgado, com o André Cancian.
-
Mais um papo dialético aqui no canal Pantarhei. Hoje uma enorme alegria, eu vou receber aqui para bater um papo sobre ateísmo, sobre filosofia, sobre sentido da vida, religião, e tantas outras questões, um dos pioneiros na internet, podemos dizer no ativismo do ateísmo, na defesa do ateísmo na internet, o André Cancian.
-
Estamos ao vivo mais uma vez aqui no YouTube com a live Papo Reto com André Cancian. Meus queridos e minhas queridas, seus hereges todos, boa noite.
-
Boa tarde a todos, a todas, boa tarde a todas as pessoas, hoje estamos eu e meu colega Marcos aqui, que é criador do canal Ativistas Ateus do Brasil, para fazermos a nossa terceira live “Ateu, ateia, à toa não!”, com um convidado muito importante no ativismo ateísta do Brasil, o André Cancian.
-
Por isso, hoje quero falar-vos de crença. Eu quero acreditar, e vós também. E, de fato, creio que a minha tese nesta matéria é que a crença é o estado natural das coisas. É a opção inata. Acreditamos, apenas. Acreditamos nos mais variados tipos de coisas. A crença é natural. A descrença, o ceticismo, a ciência, não são naturais. É mais difícil.
-
O Universo tem um propósito? Não tenho certeza. Mas qualquer um que expresse uma resposta mais definitiva à questão, está afirmamndo o acesso a um conhecimento não baseado em fundamentos empíricos. Esta maneira de pensa notavelmente persistente, comum na maioria das religiões e alguns ramos da filosofia
-
Isto é ofensivo. Aquilo é ofensivo. Ele é ofensivo. Ela é ofensiva. Eles são ofensivos. Nós somos ofensivos. Todos são ofensivos. Sem ofensa. Não quis ofender. Você se ofendeu? Eu me ofendi.
-
Se acredito em OVNIs ou visitantes extra-terrestres? Não estou autorizado a responder essa questão. De onde eu devo começar? UFO (OVNIs). Primeiro, lembre-se o que NI significa em OVNI. Existe uma fascinante fragilidade da mente humana que a psicologia sabe tudo sobre, e que é chamada argumento da ignorância. É assim que funciona:
-
Bem vindos novamente ao meu "Meu Universo Favorito". Hoje, iremos fazer a palestra inteira na defesa de uma teoria muito famosa. Conhecida como Big Bang. Está no título, "Em Defesa do Big Bang". Tomei este tempo para fazê-la porque é uma teoria tão mal compreendida pelo público. As pessoas ouvem a palavra "teoria" ligada a ela dizem para elas mesmas, "é apenas uma teoria, então não ...
-
Ao contrário de outros grandes avanços científicos, se voltarmos a Newton ou a Einstein, ou o melhor exemplo talvez fosse a teoria quântica, ao contrário dessas revoluções estranhas, creio que a teoria de Darwin seja muito simples de se entender. Não requer conhecimento matemático. A ideia básica é tão simples: tem-se variação, inevitavelmente, se ocorrer variação na população, ...
-
"Por que deveríamos nos preocupar com os mitos? O que eles têm a ver com minha vida?" Minha primeira resposta seria: "vá em frente, viva sua vida, é uma vida boa e você não precisa de nada disso." Não acho que as pessoas devam se interessar por certos assuntos só por serem considerados importantes e interessantes. Acredito que somos envolvidos pelo assunto. Mas você pode achar que com ...
-
A minha apresentação vai ter como objetivo um tema que é razoavelmente difícil, a questão da possibilidade de pensar um mundo que não tem finalidade, que não tem uma ordem moral, seja ela transcendente ou imanente.
-
Todos já ouvimos falar do efeito placebo. Quando algo sem valor terapêutico conhecido pode fazer pessoas se sentirem melhor. É um bom truque que nossa mente nos prega, que acreditar e esperar que algo aconteça, faz realmente acontecer. O estranho é que a intensidade do efeito pode mudar por razões bem estranhas.
-
Aqui temos 10 pessoas, dessas que a gente pode encontrar em qualquer fila de banco, dispostas a confirmar uma teoria que nós do CQC temos: acreditamos em qualquer coisa? A experiência é simples: nós reunimos 10 pessoas de idades e grupos sociais diferentes. Cada uma delas recebeu um mapa astral. Acontece que elas acreditam que esse mapa astral é único e personalizado.
-
Olá, pessoal. Antes de mais nada, posso apenas dizer a todas as pessoas que continuam escrevendo para me dizer que eu estou errado, quando digo que os cristãos já nascem em dívida com Jesus, será que eu não percebo que essa dívida já foi paga em dobro, por Jesus? Ah, sim, é claro, mas apenas da mesma maneira que uma financiadora pagará por todas as suas dívidas, mas então você tem ...
-
A semente do pensamento disseminado por Nietzsche no século 19 prefigurava o piloto do século 20 sobre os conceitos do existencialismo e da psicanálise. Este programa conta com entrevistas de grandes estudiosos do pensamento do Nietzsche sendo eles: Ronald Hayman e Leslie Chamberlain (biógrafos de Nietzsche), Andrea Bollinger (arquivista), Reg Hollingdale (tradutor), Will Self (escritor) e ...
-
Como explicamos os mistérios da vida? A ciência foi mais longe do que todos os mitos religiosos que "explicam" quão antiga ela é. Ainda os que aderam ao judaísmo, ao cristianismo ou ao islã, ainda preferem ignorar a razão e ter fé em seu eterno, improvável e onisciente criador.
-
A Terra gira ao redor do Sol. Mas isso não foi sempre assim. O Sol costumava girar ao redor da Terra. Foi assim durante centenas de anos, até que se descobriu que era de outro jeito... e mesmo por algumas centenas de anos depois disso... Mas, finalmente, depois de muita confusão a Terra começou, de fato, a girar ao redor do Sol. O cristianismo estava errado sobre o sistema solar. E se também ...
-
Tenho certeza de que, durante os mais de cem mil anos da existência de nossa espécie, e mesmo antes, nossos ancestrais olhavam para o céu à noite, e ficavam imaginando o que são as estrelas. Imaginando, portanto, como explicar o que eles viam em termos de coisas não visíveis.
-
Essa música esplêndida, a música de entrada, "A Marcha do Elefante" de Aida, é a música que escolhi para o meu funeral, e vocês podem ver por quê. É triunfante. Eu vou... não vou sentir nada, mas se pudesse, me sentiria triunfante apenas por ter vivido, e por ter vivido neste planeta esplêndido.
-
Vou falar sobre um problema que tenho, sou um filósofo. Quando vou a uma festa e as pessoas me perguntam o que faço, e digo "sou professor", me olham entediados. Quando vou a um coquetel de acadêmicos e estão todos os professores ao redor, me perguntam qual meu ramo, e digo filosofia, me olham entediados.
-
Vamos fazer de conta que temos aqui uma máquina, uma grande máquina, uma fascinante Máquina-TED, e ela é uma máquina do tempo. E todas as pessoas nesta sala devem entrar nela. E vocês podem ir para trás ou podem ir para frente; vocês só não podem ficar onde estão.
-
Disseram-nos para ficar sozinhos e dizer algo surpreendente. Então eu vou tentar fazer isso. Mas quero começar com duas coisas que todos já sabem. E a primeira, na verdade, é algo que já é conhecido desde que existe história escrita.
-
É maravilhoso estar de volta. Eu amo este maravilho encontro. E vocês devem estar se perguntando: "Que diabos? Colocaram o slide errado?" Não, não. Olhem para esta besta magnífica e se perguntem — quem a projetou?
-
Bom-dia. Estou feliz em ver ótimas pessoas aqui e tantos rostos sorridentes. Tenho um passado, atitude e abordagem bem peculiar em relação ao mundo real porque sou um conjurador. Prefiro este termo ao invés de mágico porque, se eu fosse um mágico, significaria que eu uso magia e encanto e gestos estranhos para realizar mágica de verdade.
-
Olá, sou Michael Shermer, diretor da Sociedade dos Céticos e editor da revista Skeptic. Investigamos alegações de paranormalidade, pseudociência, seitas, cultos e correlatos, ciência e pseudociência e não-ciência e ciência lixo, ciência vodu, ciência patológica, ciência ruim e o velho nonsense.
-
A ciência ensinou-nos que, contra toda intuição, coisas aparentemente sólidas, como cristais e rochas, são, na verdade, quase totalmente compostas de espaço vazio. E na imagem habitual considera-se que o núcleo de um átomo é uma mosca no meio de um estádio de futebol e o átomo vizinho está no estádio ao lado.
-
Vou falar hoje da relação entre a ciência e os valores humanos. Ora, entende-se geralmente que as questões de moralidade, as questões do bem e do mal e do certo e errado, são questões acerca das quais a ciência não tem oficialmente opinião. Pensa-se que a ciência nos pode ajudar a obter o que valorizamos mas nunca nos pode dizer o que deveríamos valorizar. Por isso, a maioria das ...
-
Hoje irei falar sobre o problema das outras mentes. O problema sobre o qual irei falar não é o famoso problema da filosofia, que diz "Como podemos saber se as outras pessoas têm mentes?" Ou seja, talvez você tenha uma mente, e as outras pessoas sejam robôs bem convincentes.
-
Bem, na verdade eu vou para a igreja aqui em Austin, e recentemente tem havido uma discussão sobre o seu show na minha igreja e... se, quando você esteja na igreja, houvesse um programa como o seu show, o que você teria achado dele?
-
Imagens como essa do campo de concentração de Auschwitz têm sido marcadas a fogo na nossa consciência durante o século XX e têm nos dado uma nova consciência de quem nós somos...
-
Nós estamos aqui: o pálido ponto azul. A espaçonave estava bem longe de casa. Eu pensei que seria uma boa ideia, logo depois de Saturno, fazer ela dar uma última olhada em direção de casa...
-
Nossos ancestrais concebiam as origens extrapolando a partir de suas próprias experiências. Como mais poderiam fazê-lo? Então o universo foi chocado de um ovo cósmico, ou concebido de uma congregação sexual de uma deusa mãe e de um deus pai, ou foi como um produto da oficina do Criador — talvez o último de muitas tentativas falhas.
-
Considere a posição de e eu e você não acreditarmos no Monstro do Lago Lockness e considere que se o Monstro de Lockness existe, e nós não acreditamos nele, nós queimamos no inferno eternamente.
-
A história universal não é senão uma recorrência de catástrofes em direção a uma catástrofe final.
-
Professor Richard Dawkins responde perguntas em programa "Q&A" da TV australiana. Neste trecho o cientista explica a diferença entre moral secular e moral religiosa.
-
Richard Dawkins responde a pergunta de uma aluna do colégio Randolph-Macon Woman's em Lynchburg.
-
Baseado no texto de Ernest Cline, o vídeo trata sobre a prepotência humana em relação ao universo.
-
Parte do áudio de uma palestra onde o Dr. Drauzio Varella responde a um questionamento sobre religiosidade e o fato de ser ateu.