bíblia:

 

AUTOR:. Desconhecido.

DATA:. É o objeto de grande discussão. É visto por muitos eruditos como o livro mais antigo da Bíblia; outros o colocam em data tão recente como a época do exílio.

LUGAR:. A terra de Uz.

TEMA. PRINCIPAL: O problema da aflição de Jó. O livro é poético e pictórico em suas descrições, podendo ser dividido em doze cenas.

CENA. 1: Jó e sua família antes da aflição. Jó aparece como um pai piedoso, não prejudicado pela prosperidade, ministrando como sacerdote de sua numerosa família, 1:5.

CENA. 2:
(a) Satanás entra na presença divina, e insinua que Jó serve a Deus por causa de favores especiais, 1:9-11.
(b) Deus permite a Satanás provar a Jó com a perda de suas possessões e de seus filhos, 1:12-20.
(c) Jó retém a sua integridade, 1:21-22.

CENA. 3:
(a) Satanás volta à presença divina, declarando que se Jó fosse afligido no próprio corpo ele amaldiçoaria a Deus, 2:1-5.
(b) Deus permite que Satanás atinja Jó com horrível enfermidade, 2:7-8.
(c) O conselho blasfemo de sua esposa e a submissão triunfante de Jó, 2:9-10.

CENA. 4: A chegada dos três amigos de Jó e os sete dias de silenciosa condolência, 2:11-13.

CENA. 5: A paciência de Jó começa a acabar, e ele expressa sua queixa, cap. 3.

CENA. 6: Amargas e infrutíferas discussões acerca das aflições de Jó entre este e seus três amigos. Seus amigos sustentam que o sofrimento é o resultado de pecado pessoal. Jó se defende e mantém a sua inocência, caps. 4-31.

CENA. 7: Eliú entra na discussão, caps. 32-37.

CENA. 8: De um redemoinho o Senhor responde a Jó com palavras de luz e repreensão, caps. 38-39.

CENA. 9: A confissão de Jó, 40:3-5.

CENA. 10: O Senhor fala pela segunda vez, 40:7-41:34.

CENA. 11:
(a) A segunda confissão de Jó, 42:1-6.
(b) O Senhor repreende a Elifaz, a Bildade e a Zofar por suas palavras insensatas e ordena-lhes que ofereçam sacrifícios, 42:7-9.

CENA. 12: Jó ora por seus amigos; sua própria prosperidade é restaurada e morre em avançada idade, 42:10-17.

LIÇÕES. SUGERIDAS

(1). O maligno poder de Satanás na vida humana.

(2). O uso do sofrimento no plano divino como um meio de aperfeiçoar o caráter.

PORÇÕES. SELETAS: O discurso de Jó sobre a sabedoria, cap. 28.