AUTORES:. Salomão, de acordo com a tradição.
Este. livro tem sido severamente criticado por causa da linguagem sensual.
Seu. direito a um lugar na bíblia tem sido defendido por muita gente religiosa de todas as épocas. Muitos o têm considerado como uma alegoria espiritual do afeto que existe entre Deus e seu povo escolhido, ou entre Cristo e sua igreja.
ESTE. É UM POEMA ORIENTAL. As expressões ardentes só podem ser devidamente interpretadas por uma mente espiritual madura.
SINOPSE. (o noivo representa a Cristo; a noiva a Igreja)
(1). A comunhão espiritual entre a noiva e o noivo celestial, 1:1-2:7.
(2). A noiva perde seu companheiro e o busca,2:8-3:5.
(3). Os discursos ardentes do noivo e da noiva acerca de seu amor mútuo e os elogios de um para com o outro, 3:6-8:14.
PENSAMENTO. CHAVE: Meu amado, o título que os crentes dão a Cristo, 2:16.
TEXTO. COMPANHEIRO. O salmo 45.
ILUSTRAÇÃO. COMPLEMENTAR
I.. O noivo celestial.
(1). Seu amor cobre todos os defeitos da noiva, Ct 4:7.
(2). Seu regozijo por ela, Is 62:5.
(3). Deu sua vida por ela, Ef 5:25.
(4). Virá reclamá-la como sua, Mt 25:6.
II.. A noiva.
(1). Ama ao noivo, Ct 2:16.
(2). Sente sua indignidade, Ct 1:5.
(3). Tem sido purificada e vestida com vestes imaculadas, Ap 19:8.
(4). Adornada com as jóias da graça divina, Is 61:10.
(5). Oferece os convites para as bodas, Ap 22:17.
A. FESTA DAS BODAS
(1). Preparada pelo Pai para o Filho, Mt 22:2.
(2). Preparações custosas, Mt 22:4.
(3). O convite é uma grande honra, Ap 19:9.
(4). Os convites, desprezados por minutos, Mt 22:5.
(5). Os convites incluem todas as classes, Mt 22:10.
(6). O fato de não usar roupas de bodas por descuido leva a sua exclusão, Mt 22:11-13.