AUTOR.. Seu nome significa 'carga', ou 'carregador'. Era um cidadão de Tecoa, na tribo de Judá. Foi boiadeiro e recolhedor de figos silvestres, 7:14. Sua chamada, 7:15. A intenção de fazê-lo calar, 7:10-13.
DATA.. Profetizou durante os reinados de Jeroboão II em Israel, e Uzias em Judá.
ESTILO.. Simples, porém pitoresco.
O. livro possui muitas metáforas chocantes.
(a). A fadiga da misericórdia de Deus para com os pecadores comparada a um carro sobrecarregado, 2:13.
(b). A pressão do dever do profeta comparada ao rugir do leão, 3:8.
(c). O escape difícil do remanescente de Israel comparado ao pastor que livra da boca do leão duas pernas ou a ponta de uma orelha,3:12.
(d). A escassez da Palavra de Deus comparada a um homem no mundo natural, 8:11-12.
Amós,. como profeta, em muitos sentidos foi como Cristo.
(1). Em sua ocupação, um trabalhador, 7:14.
(2). Em sua humildade, reconheceu sua origem humilde, 7:15.
(3). Em seu método de ensino por meio de ilustrações.
(4). Ao afirmar sua inspiração divina. 'Assim diz o Senhor' ocorre quarenta vezes em sua profecia.
(5). Ao ser acusado de traição, 7:10; Jo 19:12.
(6). Na pressão do dever que estava sobre ele, 3:8; Jo 9:4.
(7). Ao denunciar o egoísmo dos ricos, 6:4-6; Lc 12:15-21.
(1). Os juízos vindouros sobre as nações vizinhas, 1:3-15;2:1-3.
(2). Discursos ameaçadores.
(a). Contra Judá, 2:4-5.
(b). Contra Israel, 2:6-16.
(3). O chamado de Israel para que busque a Deus com sinceridade, cap.5.
(4). A condenação da vida na opulência, 6:4-14.
(5). Uma série de cinco visões.
(a). A visão dos gafanhotos, 7:1-3.
(b). A visão do fogo, 7:4-5.
(c). A visão do prumo, 7:7-9.
(d). A visão de um cesto de frutos de verão, 8:1-3.
(e). A visão de um santuário derrubado, 9:1-10.
(6). As visões são interrompidas pela intenção de intimidar o profeta, 7:10-13.
(7). A predição da dispersão e da restauração de Israel,9:9-15.