AUTOR.. O 'profeta do templo' possivelmente tenha nascido durante os setenta anos de cativeiro em Babilônia, e tenha regressado a Jerusalém com Zorobabel. Era colega de Zacarias, Ed 5:1;6:14.
TEMA. PRINCIPAL. Fortes repreensões por causa do descuido para com a construção do templo, unidas a alentadoras exortações e promessas aos que estavam comprometidos com a obra.
TEXTO. CHAVE, 2:4.
MARCO. HISTÓRICO. O remanescente que havia regressado do cativeiro estava mais preocupado com seus assuntos e com o embelezamento de suas casas do que com a reconstrução da casa de Deus. A obra estava parada havia anos, 1:4.
(1). É uma repreensão cortante, mostrando que Deus havia retido suas bênçãos materiais porque seu templo havia sido deixado em ruínas, 1:3-11.
(2). Palavras de ânimo quando da retomada da obra de reconstrução do templo, 1:12-15.
(3). Promessas inspiradoras às pessoas idosas que se entristeciam por causa da inferioridade de estrutura que edificavam comparada à do templo de Salomão, que elas haviam visto, 2:3. A estas pessoas o profeta apontou a manifestação vindoura do poder divino e a aparição do Messias, quando a glória do Senhor encheria a casa, 2:7-9.
(4). Uma recordação de sua indignidade para exigir uma casa ao Senhor dos exércitos, 2:10-14.
(5). Predições da condenação das nações pagas e palavras de louvor a Zorobabel, como instrumento escolhido de Deus, 2:20-23.
PORÇÕES. SELETAS, 2:4-9.
A. presença divina, fortalecedora, v. 4.
O. poder divino, estremecedor, v. 6.
A. glória divina, consoladora, v. 7.
A. paz divina, vindoura, v. 9.