novidades do site

A nova versão do ateus.net foi formulada principalmente para facilitar a navegação, tornando-a mais intuitiva. As publicações em si, bem com as categorias, sofreram poucas ou nenhuma alteração. Nesse processo, foi feito o possível para que todas as ferramentas do site tivessem um uso autoevidente. Porém, em alguns casos, pareceu melhor que ficassem em segundo plano. Explicaremos aqui as ferramentas “ocultas” mais relevantes.

Laterais de navegação rápida

Temos, ao redor do site, áreas de acesso rápido ao topo (área amarela) ou ao rodapé (área vermelha); algo essencial para agilizar a navegação. Note-se que as margens não são visualmente destacadas como na imagem abaixo para evitar poluição. Ainda assim, para não ficarmos totalmente no escuro, aparecerá o título “topo” ou “rodapé” quando o mouse estiver sobre alguma das áreas ativas. A área amarela estende-se até o fim de todas as páginas.

Controlador de fonte

Em todas as páginas de conteúdo o usuário poderá controlar o tamanho da fonte dos textos, ficando a escolha gravada automaticamente. Saliente-se que, apesar de aparecer em todas as páginas, o controlador só funcionará naquelas em que houver conteúdo otimizado para leitura (artigos e citações, por exemplo).

A seção e-books desapareceu! (impressão/pdf/download)

A página de busca por autor é o atual equivalente da antiga seção e-books. Como os e-books nada mais são que os artigos do site disponibilizados em .pdf, não parece haver muito sentido em criar duas seções completamente independentes para apresentar o mesmo conteúdo. Em vez disso, optou-se por integrar os e-books aos artigos através da “busca por autor” e através dos links “impressão” e “pdf”, disponíveis em todos os textos (inclusive os de humor), seja na listagem (sob a foto do autor), seja na página do texto em si (sob o controlador de fonte; ver imagem acima). Claro que o diferencial da seção de e-books era a facilidade com que se podiam baixar os arquivos, mas essa facilidade foi preservada (transposta) nos textos, i.e. não foi feito nenhum esforço para evitar que usuários compulsivos baixassem todos os arquivos do site numa só visita. A ideia é que o usuário baixe o que quiser, como preferir, dentro dos limites do razoável.

Destaque visual por conteúdo

Como o novo layout foi elaborado para permitir uma identificação imediata do conteúdo, as três categorias principais foram associadas a cores: artigos – azuis; vídeos – verdes; humor – rosa. Tudo o que disser respeito a humor, então, será rosa. Por sua vez, se fizermos uma busca pelo nome de um autor e encontrarmos três blocos azuis e um verde, saberemos, antes mesmo de termos lido os títulos, que se trata de três textos e um vídeo. Isso agiliza a localização do material de interesse. O problema desse destaque visual é, obviamente, a poluição que ocasiona. Então, caso o usuário sinta-se incomodado, terá a opção de navegar pelo site com um estilo simplificado. Para tal fim, basta clicar no “ponto” do ateus.net, como mostrado na figura abaixo.