FAQ

perguntas frequentes

Dúvidas gerais

Como posso receber informações sobre o site?
As atualizações podem ser acompanhadas por rss ou por e-mail. Para utilizar a segunda opção, basta preencher o campo “receber atualizações por e-mail” que se encontra no fim da página inicial.

Busco um assunto particular. Como pesquisar o acervo do ateus.net?
Basta digitar na caixa de busca o termo no qual tem interesse; os resultados aparecerão automaticamente. Caso queira resultados mais detalhados, basta clicar na lupa.

É necessário algum cadastro para acessar o site?
Não, todo o conteúdo do site é de acesso público, igualmente visível aos membros e aos não-membros. O cadastro só é necessário se o membro tiver interesse em participar do site (i.e. dos debates).

De quais programas preciso para acessar o material do ateus.net?
Só é preciso um navegador. A compatibilidade do site foi verificada com os seguintes:

  • Firefox 2 / 3.x
  • Internet Explorer 6 / 7 / 8
  • Google Chrome
  • Safari
  • Opera

Algumas áreas do site utilizam as tecnologias proprietárias pdf e flash, cuja visualização depende dos programas Acrobat Reader e Flash Player. Como a maioria dos usuários já possui tais programas instalados em seus computadores, geralmente não é preciso tomar qualquer providência nesse sentido.

Posso reproduzir o material publicado no ateus.net?
Sim, o material pode ser utilizado e reproduzido com a condição de que isso não tenha fins comerciais. Também deve ser citada a fonte e o autor.

Posso criar um link para o ateus.net ou divulgá-lo?
Sim; não é necessário pedir permissão para tal. Para quem possui sites/blogs há banners e logotipos nos formatos mais utilizados.

Posso enviar meu texto/tradução para publicação?
Existe a possibilidade. Entretanto, antes de enviá-lo, esteja ciente do perfil do material que o ateus.net publica; procure ler alguns artigos site e navegar pelas seções. Tendo isso em mente, se julgar que o material enriquecerá o acervo do site, o endereço para envio é cancian@ateus.net (pede-se que o arquivo esteja anexado em formato .doc ou compatível). Após avaliação, será decidido se deve ser publicado.

Posso contribuir com uma citação?
Sim; envie a citação pelo formulário de contato com o assunto “sugestão de citação”.

Posso recomendar um site para a seção Links?
Sim; envie sua recomendação utilizando este formulário.

Como posso me cadastrar no site?
Clique no link “registre-se” no topo da página. Feito isso, o processo é bem simples; basta seguir as instruções. Procure apenas assegurar-se de que o e-mail de validação não fique preso no filtro antispam de seu correio eletrônico, pois o usuário precisará necessariamente receber essa mensagem inicial para ativar seu cadastro e, assim, participar.

Por que o site é tão lento?
O site ocasionalmente se torna lento devido ao excesso de visitantes; procure aguardar alguns instantes ou evite horários de pico.

O que o pensador X quis dizer com Y a respeito de Z?
Pesquise.

Por que há materiais publicados no site sem nenhuma relação com o ateísmo?
Por serem intelectualmente edificantes. O site pode ser principalmente sobre ateísmo, mas nem tudo precisa ser para que tenha algum valor.

Quero debater sobre o assunto/artigo X. Como faço?
Cadastre-se no ateus.network. É grátis, rápido, e assim poderá debater à vontade com centenas de outros usuários com interesses semelhantes aos seus.

Por que criticar as crenças alheias?
As crenças não são criticadas por serem alheias, mas por não corresponderem aos fatos. De qualquer modo, quem não quiser receber críticas não precisa se preocupar, pois a postura do site neutra: disponibilizar o material e deixar que os interessados o encontrem.

Por que tanto esforço para provar a inexistência de Deus?
Em princípio, o objetivo não é provar sua inexistência, mas buscar a verdade sobre o assunto.

Por que converter todos ao ateísmo?
Não confunda liberdade de expressão com militância amalucada. Não existe a intenção de tomar posse de cérebros alheios. Leia o site se quiser, torne-se ateu se quiser.

Por que satirizar a crença religiosa na seção humor?
Porque é engraçado.

Por que dar tanta importância ao ateísmo, não há coisas mais relevantes?
Para algumas pessoas é importante estar certo, e não apenas acreditar nisso.

Posso enviar um texto realmente imenso que prova a existência do deus/poder sobrenatural no qual acredito?
Envie esse tipo de material a especialistas. Se sua teoria estiver correta, logo ficaremos sabendo disso quando você entrar para a história como a primeira pessoa que provou a existência de deus, espíritos, superpoderes ou o que for.

Por que no ateus.net só há críticas ao cristianismo?
O número de críticas ao cristianismo é proporcional à sua popularidade. Também há várias críticas de outros pontos de vista/doutrinas, basta procurar. Caso não encontre nada sobre o assunto que busca no ateus.net, confira a seção links. Lembre-se de que o Google é sempre uma boa opção, principalmente em inglês.

São publicadas atualidades/notícias no ateus.net?
O ateus.net não funciona como um jornal. O tipo de material que previsivelmente se tornará irrelevante em pouco tempo não é considerado adequado para tornar-se uma publicação permanente. Tais assuntos normalmente são debatidos no ateus.network.

 

Sobre o ateus.net/autor

O que é o ateus.net?
É uma página pessoal que criei e administro com o objetivo de divulgar materiais que julgo interessantes relacionados principalmente ao ateísmo e ao livre-pensamento.

Quem faz o ateus.net?
Faço o site sozinho; é um projeto individual que mantenho como hobbie. Note-se que o ateus.network é mantido pelos próprios membros, supervisionados pela equipe de moderação atualmente composta pelos usuários Jairo Moura, Docke e Russell.

Qual é o objetivo do ateus.net?
Funcionar como uma fonte de recursos (textos, livros, vídeos e afins) relacionados ao ateísmo, livre-pensamento, pensamento crítico etc.

Como surgiu a ideia de criar este site?
Quando estava lendo textos que achei interessantes (de Nietzsche), imaginei que outras pessoas também poderiam se interessar e que esse seria um meio viável para exprimir aquilo que penso, então resolvi publicá-los numa página na internet. Sua primeira versão surgiu em 1999.

Por que você é ateu/não acredita na existência de deus?
Leia a seção sobre o autor; sugiro também os artigos da seção ateísmo para mais detalhes.

Com que recursos o ateus.net é mantido on-line?
Em termos financeiros, o ateus.net foi projetado como um site autônomo e autossustentável por meio de publicidade. Portanto, não necessita, não pedirá e tampouco aceitará doações ou ajuda nesse sentido para que continue um site completamente independente, sem quaisquer obrigações ou vínculos.

Posso fazer parte da administração do ateus.net?
Se deseja expor seus pontos de vista, considere registrar-se no ateus.network. Até segundo aviso, a administração do site não está aberta a parcerias.

Existe uma sede do ateus.net?
O ateus.net é apenas um site, e provavelmente sempre será.

O ateus.net promove eventos/encontros?
Os membros do site costumam organizar encontros periódicos. Contudo, note-se que tais eventos são iniciativas dos próprios membros. O site em si mesmo não tem finalidades explicitamente sociais, exatamente para evitar ser confundido com alguma espécie de militância ateísta.

O ateus.net age como representante dos ateus?
Pense no ateus.net como uma biblioteca. Não há um ponto de vista “oficial”. Cada autor fala por si.

Enviei uma mensagem ao administrador; por que não foi respondida?
Em 90% dos casos, porque a resposta da questão está no próprio site, e para quem não se dá ao trabalho de pesquisar, não me dou ao trabalho de responder. Porém, se sua mensagem for uma autêntica tentativa de comunicação, esteja certo de que ela será respondida adequadamente. Note-se que propostas de debate/argumentações devem ser encaminhadas ao ateus.network, não à administração do site.

Por que você, como administrador do site, não está aberto a debates? Tem medo de ser derrotado?
Porque, em geral, não tenho muito interesse em debates; pessoalmente, prefiro textos. Não é coerente exigir que suas opiniões pessoais/argumentos devam me despertar algum interesse instantâneo somente porque administro um site que aborda o assunto.

De que se trata os livros Ateísmo & Liberdade, O Vazio da Máquina, Ateísmo e Niilismo — anunciados no site?
São livros que escrevi e publiquei independentemente com os meus pontos de vista sobre os assuntos abordados no site.