fórum.ateus.network: Críticas À Moderação. - fórum.ateus.network

Ir para

• (21 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último
  • Novo tópico
  • Responder

Críticas À Moderação.

#1 Membro offline   lightman Ícone

• demented
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Moderador
  • Cadastrado: 15/03/2010

Postou 05/05/2010 - 10:35

Este Tópico tem a presunção de buscar cada vez mais o aperfeiçoamento do Fórum, no sentido de contribuir para a divulgação e incorporação de conhecimento em geral e do ateísmo em particular.
Nesse sentido, cria-se este espaço para que os usuários possam fazer suas sugestões e críticas, principalmente quanto à atuação da Moderação e às regras que regem o Fórum.
Convém salientar:
1) A nomeação dos Moderadores é prerrogativa exclusiva do proprietário e administrador do Fórum
2) Os Moderadores executam suas funções sem remuneração de espécie alguma, atuando de forma voluntária, independentes entre si, embora harmônica, e sempre visando uma padronização
3) A função precípua da Moderação é dotar o Fórum com um mínimo de organização e urbanidade, cumprindo e fazendo cumprir as normas internas e externas, visando, assim, o preconizado no primeiro parágrafo acima (in fini)
4) A Moderação visa também propiciar o melhor ambiente possível para os usuários, tendo sempre em mente que estes são a razão de ser do Fórum, além do proposto pelo proprietário quando da criação do Portal. Dessa forma a Moderação procura sempre ser uma aliada dos usuários e não uma antagonista a eles.

As críticas e sugestões serão bem vindas e analisadas.

PS - Este Tópico procura por meio das criticas e sugestões aperfeiçoar as regras e a atuação da Moderação. Demais dúvidas devem continuar sendo postadas no tópico "Perguntas para Moderação"
Bons argumentos não funcionam com religiosos do contrário não existiriam religiosos. Dr.House
0

#2 Membro offline   MonstrO Ícone

• membro
  • PipPipPip
  • Grupo: inativo
  • Cadastrado: 24/08/2009

Postou 07/10/2010 - 14:49

Coloram um topico falando de um grupo de rap "ateu".

Aquele topico nao tinha nada o que debater.

Respondi para manter o topico "ativo" e para que mais pessoas se interessasem.

Poucas respostas desestimulam o autor a colocar novos topicos!

Nada a ver essa moderaçao
"Uma vez no inferno, só o Capeta poderá te ajudar!" Digsaw
0

#3 Membro offline   RavenaRaven Ícone

• Oompa-loompa of science
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 11/04/2010
  • Interests:ciência, computação, inteligência artificial, algoritmos evolutivos, evolução, auto-organização

Postou 07/10/2010 - 15:07

Ver postMonstrO, em 07/10/2010 - 14:49, disse:

Aquele topico nao tinha nada o que debater.

Se não havia nada o que debater, não precisa de posts.

Respondi para manter o topico "ativo" e para que mais pessoas se interessasem.

Há formas melhores de se fazer isso. Poderia dizer os motivos pelos quais achou interessante. O que te chamou atenção. Um vago 'eu também' ou 'gostei' não agrega.

Poucas respostas desestimulam o autor a colocar novos topicos!

Se for algo informativo e sem margem para discussões, é assim mesmo. Imagine se para cada notícia todos os mais de dois mil usuário colocassem um 'gostei' ou 'legal'. Choveriam posts sem conteúdo algum. É comum e de praxe em meios de comunicação assim evitar tráfego de mensagens que não carregam informação alguma.

Nada a ver essa moderaçao

É uma pena que pense isso.

Rav.
"Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less."
"Da mihi sis crustum Etruscum cum omnibus in eo"
0

#4 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 22/02/2008

Postou 07/10/2010 - 15:22

MonstrO, sua resposta é a melhor defesa para o ato criticado!
Um tópico que não tem o que debater! Se for só uma anedota em que se lê, ri e acaba, tudo bem. Se for só uma notícia para que se tenha conhecimento e nada mais, tudo bem, mas um tema que não enseja debate algum, que não deve ter despertado interesse, não justifica a permanência ou o avivamento dele, principalmente com uma resposta que também em nada contribuia para o conteúdo.
Pouca resposta ja serve de "feed back" para o autor se conscientizar de que o tema escolhido não é interessante, seja pelo assunto em sí, seja pela maneira como foi exposto.
Não vejo muita racionalidade em ficar lotando o Fórum com assuntos irrelevantes, desinteressantes, que não produzam debates, que não gere reflexões, que não trazem conhecimento.
A Moderação incentiva a troca de informações, agregação cultural, aquisição de conhecimento, inclusive a descontração, entre outros, tanto que é facilmente verificado a diversidade de assuntos desenvolvidos no Fórum, não sendo proibido qualquer manifestação, desde que não atentem contra as normas e a civilidade,
Em resumo: um tópico que não gera debate, que necessita de respostas forçadas para se manter ativo, que não desperta interesse, merece permanecer aberto? Merecem incentivos tópicos dessa natureza?
É, realmente "nada a ver essa Moderação".
0

#5 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria

Postou 08/10/2010 - 12:37

Após ajustes, tópico reaberto.
Lembrando que: Este Tópico procura por meio das criticas e sugestões aperfeiçoar as regras e a atuação da Moderação. Demais dúvidas devem continuar sendo postadas no tópico "Perguntas para Moderação"
0

#6 Membro offline   Ana Lucia Ícone

• membro
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 07/08/2010

Postou 08/10/2010 - 12:58

Minha crítica é a seguinte: visível parcialidade na moderação. Isso não tem discussão, está acontecendo mesmo.

Vou dar nome aos bois. Usuários como Dan, Russel, Deia, andrelf, Pagu, Renato, Marcia Helena, entre otros, a tolerância é uma. Parece que podem falar o que desejam com menos limites de avaliação.

Já comigo, com o Wolph, com o Lepisma, com o Deus Rome, e outros os quais não me lembro agora, visivelmente a tolerância é outra.

Pronto, falei!
0

#7 Membro offline   lightman Ícone

• demented
  • Cadastrado: 15/03/2010

Postou 08/10/2010 - 13:35

Tem discussão sim, foi criado até um tópico para isso...

Vamos esclarecer algo, os atos da moderação são feitos privativamente aos usuários exatamente para se evitar constrangimentos, não é desejável discutir cada caso particular exatamente por isso, os membros que se sentirem injustiçados podem mandar por MP aos moderadores sua queixa e ela será averiguada.

Pronto, respondi.
Bons argumentos não funcionam com religiosos do contrário não existiriam religiosos. Dr.House
0

#8 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria

Postou 08/10/2010 - 13:42

Ana, obrigado pela participação.
Ocorre, Ana, que por motivos óbvios não saõ divulgados os atos da Moderação, mas você pode ter certeza que ninguém é tratado com mais ou com menos deferência.
Vários e vários casos são discutidos e pode ter certeza, caso fique alguma dúvida, optamos sempre por não aplicar a sanção, o famoso "in dubio pro reu"
Por exemplo, quando ocorrem casos em que é tênua a linha que separa opiniões de proselitismo religioso, opta-se por não aplicar a notificaçõa/advertência por transgressão da regra "f. utilizar-se de proselitismo religioso"
Um outro exemplo, há vezes que ao invés de aplicar a regra "a. prejudicar o andamento dos tópicos com:I. mensagens inúteis; II. fuga do tema proposto; III. argumentos ilógicos, incoerentes, vagos, subjetivos ou congêneres.", faz-se a exclusão to post, evitando-se assim mais uma advertência, principalmente àqueles que já estão com o nível de alerta bem alto.
Mas foi bom esse alerta, procuraremos aplicar as regras com mais seriedade e não usar de meio palitiavos.
0

#9 Membro offline   Marina Mendes Ícone

• integrante
  • PipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 05/07/2009

Postou 08/10/2010 - 14:06

Oi!

Se eu fosse modedora este tópico iria pro saco hoje!

Abração da Marina
0

#10 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria

Postou 08/10/2010 - 14:20

Marina, muito válida a sua sugestão, pois assim temos a oportunidade de expressar algumas das intenções da Moderação para com o Tópico.
Podemos entender o tópico como uma integração entre a Equipe de Moderadores e os usuários, visando com isso alcançar os anseios dos Foristas.
Erros ocorrem e devem ser consertados, de preferência de forma concertada, ou seja, se se estragou uma melodia, providenciar acertos para que ela fique maviosa.
Este tópico é, digamos, um "piloto", e caso ele não atinja os objetivos, com certeza ele irá para o saco
0

#11 Membro offline   TioNoob Ícone

• Grande Baka
  • PipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 09/04/2010

Postou 08/10/2010 - 15:22

Ver postDocke, em 08/10/2010 - 13:42, disse:

Ana, obrigado pela participação.
Ocorre, Ana, que por motivos óbvios não saõ divulgados os atos da Moderação, mas você pode ter certeza que ninguém é tratado com mais ou com menos deferência.

Docke, discordo em parte. Vocês fazem o que podem para tratar todos iguais, porém sempre haverá alguém que você tenha mais afinidade do que outros, dando uma certa atenção a mais. Talvéz seja esta a reclamação da Ana. Ou talvez eu só esteja falando merd@ mesmo Imagem
"Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama Religião"
Robert M. Pirsig

0

#12 Membro offline   RavenaRaven Ícone

• Oompa-loompa of science
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 11/04/2010
  • Interests:ciência, computação, inteligência artificial, algoritmos evolutivos, evolução, auto-organização

Postou 08/10/2010 - 16:04

Ver postAna Lucia, em 08/10/2010 - 12:58, disse:

Já comigo, com o Wolph, com o Lepisma, com o Deus Rome, e outros os quais não me lembro agora, visivelmente a tolerância é outra.

Já conversaram entre si? Todos compartilham dessa opinião?

Rav.
"Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less."
"Da mihi sis crustum Etruscum cum omnibus in eo"
0

#13 Membro offline   Lepisma Ícone

• Insecta
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 25/10/2009

Postou 08/10/2010 - 18:14

Eu não me sinto particularmente injustiçado, mas me parece evidente que certos usuários são tratados de uma forma diferencial. Eu não tenho do que reclamar, mas devo fazer essa observação. Isso se torna deliciosamente óbvio quando o usuário X reclama publicamente por receber uma advertência devido a "citação desnecessária" ou "proselitismo religioso" e o usuário Y tem 50 mensagens enviadas para a lixeira por semana e nada acontece. Se é para aplicar "paliativos" então para que existem aquelas regras? Para aborrecer e excluir os usuários de quem a moderação não gosta?

Se essas regras...

"Será advertido o usuário que, após ser notificado, reincidir em:

a. prejudicar o andamento dos tópicos com:
I. mensagens inúteis;
II. fuga do tema proposto;
III. argumentos ilógicos, incoerentes, vagos, subjetivos ou congêneres.

e. poluir visualmente o fórum com:
I. abreviações e expressões provindas de bate-papos;
II. linguajar chulo e desnecessário à discussão;
III. o abuso de formatações de destaque, tais como caixa alta, negrito, itálico ou sublinhado, bem como o uso indiscriminado de cores;"

...fossem aplicadas com a mesma frequência que essas regras...

"f. utilizar-se de proselitismo religioso;
g. fazer uso abusivo de citações desnecessárias;"

...muitos do fórum já haveriam sido banidos.

E por um lado isso seria bom. Creio que se elas fossem verdadeiramente aplicadas isso criaria discussões muito mais interessantes. Outra solução seria distribuir pontos moderação para os usuários, para tornar o jogo mais transparente. A cada mês ganha-se 10 pontos moderação. A cada 100 mensagens também. Quem participar dos encontros ou das brincadeiras paralelas ganha 10 pontos por ocasião. Se a sua participação for boa a moderação pode lhe dar pontos. Com 200 pontos moderação pode-se escrever todo tipo de asneira sem ganhar advertência. Com 500 pontos moderação passa-se a poder enviar mensagens inúteis sem ganhar advertência. Com 1000 pontos moderação o usuário está acima das regras. Com 5000 ele tem a opção de mudar as regras e com 10000 ganha uma viagem para o Chile.

O fato é que quando vemos isso acontecer, o valor das regras é erodido e entramos na brincadeira também. Talvez tenha sido possível perceber que algumas das minhas mensagens mais novas fugiram do formato que é estimulado pelo fórum. Isso tudo é muito engraçado. É claro que eu espero que isso aconteça num ambiente de brincadeiras como num fórum da internet, apesar desse fórum sempre ter tentado fingir que é sério. Mas quando isso entra em contraste com o tratamento que é oferecido a outros usuários, há uma falta de isonomia, e por algum motivo isso me incomoda.
Atenciosamente,
Lepisma
0

#14 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria

Postou 08/10/2010 - 18:45

Tionoob, realmente eu, em particular, tenho amigos do peito aqui, sim, e nem por isso eles têm tratamento diferenciado. Talvez até por serem amigos procuram de todas as formas agirem dentro do estabelecido no Fórum.
Como já dito, as atações da Moderação são de caráter privado, portanto, posso garantir que não há diferenciação na aplicação das regras.
Além do que, para os mais novos é rotina a Moderação enviar uma MP alertando para alguma transgreção, antes mesmo da Notificação, que tem um peso menor do que a Advertência. Em em insistindo no erro, obviamente, incorrerá na sanção.

Lepisma, na verdade a palavra "paliativo" não foi corretamente utilizada, "mea culpa". O que eu quis dizer é que também é previsto nas normas do Fórum regras para a exclusão de mensagens, o que seria uma sansão menor em comparação com outras, mas não deixa de ser.
Por exemplo, no caso de um post que incorra no item "g" citado acima, mas cujo conteúdo seja pertinente, esse post não será excluido, mas será Notificado ou Advertido, conforme o caso (reincidência).
Quando uma mensagem incorre nos itens que prejudicam o andamento e a limpeza do tópico, eles são sim deletados, exatamente para não trazerem prejuizo ao desenvolvimento do tema, independentemente da aplicação de Notificação/Advertência, tanto que há vários usuários com o nível de alerta no limite, os quais com mais uma (01) e duas (02) advertências serão definitivamente banidos do Fórum por atingirem o limite de dez pontos.
Você tem toda a razão quando cita que uma vez erodida as regras, todos passam a não mais seguí-las, e temos exemplos recentes no tocante à utilização de chulismo gratuitamente ou de forma indiscriminada. A partir do momento que uma mensagem deixou de ser deletada, várias começaram a ocorrer e com os atos da Moderação para inibir essa conduta, ocorreram várias reclamações, porém acabou-se por estancar esse problema.
Insisto no quesito isonomia, ela existe, sim, entretanto reconheço que possa ocorrer a impressão de que não há, justamente porque temos a politica de privacidade na aplicação das sanções.
Quanto aos posts deletados, ainda devem estar na Lixeira todos aqueles com menos de 30 dias, é possivel verificar, em particular, duas coisas: 1) há post de foristas citados como "protegidos" deletados; 2) Se algum desses posts deletados tinha relevância quanto ao que estava sendo discutido no Tópico. Caso entendam que haja, é só mostrar que ele será imediatamente revertido.
0

#15 Membro offline   Marcia Helena Ícone

• demented
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 26/02/2008
  • Interests:Eu gosto de Física, astronomia e música.

Postou 08/10/2010 - 19:17

O trabalho de moderação é muito difícil, quase de juiz, mas o que eu considero o mais importante na moderação é manter a sua completa imparcialidade e fazer com que os foristas respeitem as regras do fórum.
Essa é uma tarefa muito difícil, porque nem sempre se consegue manter a postura imparcial e não tomar partido de uma determinada idéia, ou arbitrar em favor de uma idéia de um forista.
Pontos de vistas divergentes é natural que ocorram, mas o mais importante da moderação é manter a neutralidade e fazer com que as leis do fórum sejam devidamente cumpridas de modo educativo, não como censor, corrigindo os desvios e as não-conformidades. Acredito que a moderação tem conseguido atender satisfatoriamente, embora eu gostaria, se possível, que os threads que serão deletados, passassem por um tempo pela lixeira e esclarecendo os motivos da sua saída de "cartaz".
Este foi oi caso do tópico sobre Cuba, um thread que permaneceu aberto tanto tempo e que gastou análise de muitos foristas, Isso pode desestimular as pessoas postar ou abrir tópicos por acharem que seus comentários ou seus threads não são importantes. Eu não estou defendendo as pessoas que comentaram pró-cuba, pois quase todos já conhecem meus pontos de vistas, mesmo também dos usuários que discordam do sistema político de Cuba.

Um abraço para todos
"Sobrenatural é a "explicação" de preguiçosos"
0

#16 Membro offline   Fascin Ícone

• BANIDO
  • PipPip
  • Cadastrado: 19/07/2010

Postou 08/10/2010 - 19:20

Pelo bom andamento do fórum, sou a favor da aplicação das regras. A imparcialidade, por definição, deve ser invariável e exemplar, caso contrário, perde a razão de ser.

Já vi novos usuários sendo classificados como "metidos a besta" por questionarem o andamento do fórum. Talvez seja justamente por serem novos que ainda acreditam que este seja um fórum sério...
0

#17 Membro offline   Lepisma Ícone

• Insecta
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 25/10/2009

Postou 08/10/2010 - 19:37

Observe que eu não fiz acusações diretas, e a lista da Ana representa a opinião dela. Eu apenas concordo com a sua percepção geral de que há uma certa falta de isonomia. Talvez a minha compreensão esteja limitada pelo o que está disponível no tópico CORPVS JVRIS ATHEOS, e haja algo que só é de ciência da moderação, mas eu acredito que quando uma mensagem causa infração prevista em um dos itens da seção "Da exclusão de mensagens", a mensagem é excluida, e quando a mensagem causa infração prevista em um dos itens na seção "Das transgressões", o usuário é advertido. Caso a infração esteja prevista em ambas as seções, a única opção coerente com as regras seria excluir a mensagem e advertir o usuário. Portanto, por exemplo, se a mensagem não apresentar nenhuma finalidade clara acerca do tema proposto, não apenas ela é excluida pois essa infração esta prevista na regra "c. não possuir nenhuma finalidade clara de opinião acerca do tema proposto;" da seção "Da exclusão de mensagens" mas o usuário é também advertido, pois esta infração também é prevista pela regra "a. prejudicar o andamento dos tópicos com: I. mensagens inúteis; II. fuga do tema proposto;" da seção "Das trangressões".

Da maneira como você está colocando, Docke, parece que a moderação escolhe qual a seção que deve ser aplicada, e ou exclui a mensagem ou adverte o usuário, mas de acordo com a redação das regras, todas as seções são válidas em concomitância e a aplicação de uma não exclui a aplicação da outra. Como, então, é feita essa escolha a respeito de que seção deve ser aplicada e que seção deve ser ignorada? Pois qualquer critério que eu consigo imaginar me parece fugir ao que está previsto, tornar a aplicação das regras arbitrária e quebrar a isonomia.
Atenciosamente,
Lepisma
0

#18 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria

Postou 08/10/2010 - 19:45

Fascin, a Equipe de Moderação procura ser a mais imparcial possível, sendo que esse tema constantemente discutido nesta no Equipe. É sempre realçado que não se use em hipótese alguma o "fator pessoal" no desempenho das funções.
Quanto à classificação acima citada "metido à besta", não me lembro de qualquer integrante da Equipe de Moderação te-la proferido diretamente a quem quer que seja. Quando muito pode ter havido algum comentário do tipo: "às vezes aparece usuário novo, metido à besta, achando que ele é o supra sumo do conhecimento e vem cantado de galo,etc etc" Mas, com certeza, comentário de forma genérica e não direta ou individualizada, ou na função de Moderador.
Quanto aos que acham que o Fóum não é sério é só pedir o desligamento que será prontamente atendido, ou ainda, tem a total liberdade de não mais acessar o Fórum, o que seria altamente satisfatório.
0

#19 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria

Postou 08/10/2010 - 19:54

Ver postLepisma, em 08/10/2010 - 20:37, disse:

Da maneira como você está colocando, Docke, parece que a moderação escolhe qual a seção que deve ser aplicada, e ou exclui a mensagem ou adverte o usuário, mas de acordo com a redação das regras, todas as seções são válidas em concomitância e a aplicação de uma não exclui a aplicação da outra. Como, então, é feita essa escolha a respeito de que seção deve ser aplicada e que seção deve ser ignorada? Pois qualquer critério que eu consigo imaginar me parece fugir ao que está previsto, tornar a aplicação das regras arbitrária e quebrar a isonomia.

Lepisma, acho que não me fiz entender, quando eu disse: "Quando uma mensagem incorre nos itens que prejudicam o andamento e a limpeza do tópico, eles são sim deletados (sic), exatamente para não trazerem prejuizo ao desenvolvimento do tema, independentemente da aplicação de Notificação/Advertência", ou seja, não é pelo fato de uma mensagem ser excluida que o autor não receberá advertência, recebe sim.

Obs: (sic) fiz um grave erro de concordância na mensagem.
0

#20 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria

Postou 08/10/2010 - 20:24

Ver postMarcia Helena, em 08/10/2010 - 20:17, disse:

...
Este foi oi caso do tópico sobre Cuba, um thread que permaneceu aberto tanto tempo e que gastou análise de muitos foristas, Isso pode desestimular as pessoas postar ou abrir tópicos por acharem que seus comentários ou seus threads não são importantes. Eu não estou defendendo as pessoas que comentaram pró-cuba, pois quase todos já conhecem meus pontos de vistas, mesmo também dos usuários que discordam do sistema político de Cuba.

Um abraço para todos

Marcia, estava quase no fim da resposta e ... ocorreu uma breve interrupção de energia elétrica ... dá para imaginar o quanto estou feliz, né? Tentarei reproduzir que eu havia escrito

A primeira parte de sua crítica já tem algumas considerações em alguns posts, e logicamente ocorrerão outras, mas vou me deter mais na segunda parte, ok?
Conforme as regras é feita uma "limpeza" mensal no fórum, e por rotina são excluidos os tópicos que não apresentarem atualização no prazo de 30 dias ou que não obtiveram nenhuma resposta em 15 dias. Para esses casos, não é feita nenhuma justificativa, por ser de ofício.
Porém, há outros casos de exclusão/fechamento e esses sim tem no post final a consignação do(s) motivo(s), como é o caso do tópico sobre Cuba.
Em relação a esse tópico sobre Cuba, convém uma observação: ele foi movido para a Lixeira inadvertidamente, pois o local dele é no subfórum "Arquivo", devido quantidade de respostas e aos dados e pesquisas que ele contém. Isso não é uma decisão tomada agora, pois já havia comunicado isso, via MP para uma forista, dias atrás e só não fiz a transferência ainda por esquecimento, confesso, mas ele não seria, nem será excluido do sistema.
0

Compartilhar este tópico:

• (21 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)