0 usuários
ateus.net

fórum.ateus.network: Seria Um Ataque Aos Ateus? Resposta ao Datena - fórum.ateus.network

Ir para

• (3 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Responder

Seria Um Ataque Aos Ateus? Resposta ao Datena Ou ele nem sabe do que está falando (tópicos unidos)

#41 Membro offline   Russell Ícone

• Comandante
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 21/11/2007
  • Interests:A prioridade é a música, o resto vem depois...

Postou 05/08/2010 - 07:56

Ver postDocke, em 05/08/2010 - 07:54, disse:

Hélio Schwartsman escreveu:

A blogsfera dos ateus está em polvorosa. Meu amigo Daniel Sottomaior, da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), já quer processar o apresentador.
Pessoalmente, não acho que seja o caso. Acredito em liberdade de expressão em sua forma forte. O Datena é livre para dizer o que pensa de ateus, e, nós para afirmar o que quisermos de suas declarações, da religião e da própria ideia de Deus. O debate tende a ficar veemente, mas, enquanto ninguém substituir palavras por fogueiras, estamos num jogo razoavelmente civilizado. Se só pudermos dizer o que as pessoas estão dispostas a ouvir sem ofender-se, a liberdade de expressão nem precisaria estar inscrita na Constituição.

Isso é bastante discutível. Não discordo integralmente da opinião do Hélio, mas carece de uma análise um pouco mais profunda.

No vídeo acima, postado pelo Vouks, quando o rapaz troca a palavra "ateu" por "negros", para demonstrar o quanto o imbecil do Datena foi um mentecapto incitatador do preconceito, fica claro que mesmo ninguém "substituindo palavras por fogueiras", existe um limite para um apesentador que atinge milhões de aparelhos de TV no Brasil expressar sua "opinião pessoal" e fazer enquetes com seu público.

Eu até perguntaria ao Hélio o seguinte: uma vez que está "na moda" condenar introspectivamente todos os muçulmanos do mundo como sendo violentos e terroristas, será que se o Datena tivesse feito aquele teatro esdrúxulo usando o termo islãmico ao invés de ateu, suas "palavras" iriam soar tão despercebidas pela sociedade como foram? A comunidade islãmica brasileira (e talvez internacional) não estaria a essa altura com "zilhões" de processos contra ele? E a própria rede Bandeirantes não estaria com um "abacaxi" de explicações para dar ou até mesmo se ver forçada a demitir o imbecil apresentador sensacionalista??

Vou além. Acho que se as palavras trocadas fossem como o rapaz do vídeo exemplificou (ateu por negro e brancos), provavelmente a direção do programa cortaria a exibição instantaneamente e o Datena correria o risco de sair algemado dos estúdios da Band.

O Hélio Schwartsman está correto ao defender a liberdade de expreessão, está corretíssimo (eu mesmo sou um ferrenho defensor). Só não acho que se deva menospresar o poder das palavras e da incitação verbal, porque elas podem ser armas mais letais do que uma fogueira.

A lavagem cerebral, que por consequência óbvia estirpa o livre pensamento das pessoas e pode formar exércitos de homens bombas ou agentes de uma KKK (entre tantas outras loucuras), é uma "arma" poderosíssima que se esconde por detrás da liberdade de expressão. Sei que é um assunto delicadíssimo e compreendi a colocação do Hélio (como sempre ele foi muito lúcido em seu artigo), mas a linha é bastante tênue.

edit: Rubens, só depois que postei é que lí sua mensagem. Concordo plenamente contigo.
"Toda cultura nasce da mistura, do encontro, dos choques. De outro lado, é do isolamento que morrem as civilizações"

#42 Membro online   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria
  • Grupo: Moderador
  • Cadastrado: 22/02/2008

Postou 05/08/2010 - 10:49

Em vsita deste tópico ser similar ao Tópico "Ataques aos ateus" e o assunto debatido também possuir os mesmo teor providenciamos a união deles.
Dessa forma os comentários e postagens não ficam dispersos.
Agradecemos ao Ligthman pelo alerta

A Moderação

#43 Membro offline   Ana Lucia Ícone

• novato
  • PipPip
  • Cadastrado: 07/08/2010

Postou 07/08/2010 - 06:43

O apresentador Datena é um falso crente, mas ainda assim está com a razão ao ligar a violência com a falta de Fé. Quem não acredita em nada, nada tem a perder. É quase uma questão matemática. Se ele foi errado ao expor isso publicamente é até discutível, mas ele está coberto de razão, mesmo sendo um porco sensacionalista que aproveita as desgraças alheias para ganhar dinheiro.

#44 Membro online   Hepacia Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 30/06/2010
  • Interests:Realismo/Ciência

Postou 07/08/2010 - 09:31

Ver postAna Lucia, em 07/08/2010 - 10:43, disse:

O apresentador Datena é um falso crente, mas ainda assim está com a razão ao ligar a violência com a falta de Fé. Quem não acredita em nada, nada tem a perder. É quase uma questão matemática. Se ele foi errado ao expor isso publicamente é até discutível, mas ele está coberto de razão, mesmo sendo um porco sensacionalista que aproveita as desgraças alheias para ganhar dinheiro.

Mas quem lhe disse que eu não acredito em nada?????
Que provas vc tem para ligar crime a ateus????Matou a Joaninha e foi a pé para Fátima a seguir

"Só posso dizer que ele foi uma excelente companhia na nossa caminhada para Fátima. Agora penso: ai meu Deus, ao que a gente estávamos sujeitas, ali sozinhas naquelas estradas com ele." Maria Casimira Alves abana a cabeça, incrédula, apoiada na mesa da cozinha. "E pensar que partimos com ele a 12 de Maio, quatro dias depois do desaparecimento da Joana.Matou a Joaninha e foi para Fátima a seguir, já viu? Dizia que tinha resolvido de um momento para o outro."

Ele está certo com base em quê??
Me parece que vc se julga seu próprio deus. :angry:

A condição dos homens seria lastimável se tivessem de ser domados pelo medo do castigo ou pela esperança de uma recompensa depois da morte.
Albert Einstein

#45 Membro offline   matos Ícone

• Mais cedo ou mais tarde,todos seremos húmus.
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 17/10/2009
  • Interests:viver uma realidade,sem o medo da morte.

Postou 07/08/2010 - 09:49

A falta de deus no coração,faz o homem ser mal?
Isso é hipocresia religiosa.Já foi dito aqui "N" vezes,que as maiores barbaridades da história hamana esta atrelada a crença em deuses,desde sacrificios humanos,há rituas de auto flagelo é mortes em grande escala.Então como atribuir os males socias aos ateus,sendo que nunca tiveram poderes governamentais.
A maioria ataca a minoria,é tipico de religiosos mesmo.
EU TENHO MEDO!MAS NÃO SOU COVARDE!........matos

#46 Membro online   RavenaRaven Ícone

• Oompa-loompa of science
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 11/04/2010
  • Interests:ciência, computação, inteligência artificial, algoritmos evolutivos, evolução, auto-organização

Postou 07/08/2010 - 09:55

Ver postAna Lucia, em 07/08/2010 - 06:43, disse:

É quase uma questão matemática.

E um tipo de matemática bem ruim já que não seria uma estratégia boa para convívio em sociedade. Se fizer as contas corretamente vai ver que não é preciso um deus para revelar valores morais para se viver harmoniosamente.

Rav.
"Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less."
"Da mihi sis crustum Etruscum cum omnibus in eo"

#47 Membro offline   Sodom Ícone

• Sinner
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 04/01/2010
  • Interests:Auto superação.

Postou 07/08/2010 - 19:28

Verdade, não tenho nada a perder. Acho que vou matar um deputado, não gosto de deputados. O que tenho a perder além de apodrecer na cadeia?

Cara Ana Lucia, um crente que comete um assassinato acha que vai pro inferno.

Um ateu que comete um assassinato acha que essa é a única vida que vai ter, e gastar uma grande parte dela em uma prisão sob condições sub humanas é algo bem ruim em nossa visão.
Deus Rome para faraó!

#48 Membro offline   rafaelbittencourt Ícone

• novato
  • PipPip
  • Cadastrado: 18/06/2010

Postou 07/08/2010 - 20:59

Quem não acredita em nada, nada tem a perder.

E as pessoas sempre esquecem que existe algo além da religião...
Como será que se lacra tão bem uma mente a ponto dela não ver o que há fora do seu mundito? E como mostrar que há vida após a descrença?

Como se ateus não tivessem família, amigos, felicidade, trabalho, desejos, sonhos, frustrações, gostos, [...], enfim, como se ateus não tivessem vida. Essa ignorância dos crentes me deixa frustrado e desiludido. Bem, vou resolver isso com um sanduíche bem preparado...

#49 Membro offline   Sidul Ícone

• novato
  • PipPip
  • Cadastrado: 03/07/2010

Postou 07/08/2010 - 21:16

O apresentador Datena, em minha opinião não é nada....nem bom apresentador nem mau, é em minha opinião apenas lixo, e a unica coisa que ele pretende, é o que estamos a fazer, que todos falem dele, criem uma discussão a nível nacional, e que tema melhor do que este???

só se fosse futebol, ou politica.

e assim ele continua, criando discussão e claro, ganhando audiências!!!
para mim o desprezo pelos crentes é o melhor remédio.

falar com crentes é a mesma coisa que falar com paredes!!!
eu recuso-me a falar com essa gente, como posso ter uma discussão aceitável com alguém que acredita que deus ou jesus, nem sei bem soprou numa costela dum homezinho e puff..... fez a eva????

é impossível, desculpem-me os crentes aqui presentes, mas não há condições!

ignorem os crentes, é a única saída!
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."
( Albert Einstein )

#50 Membro offline   AlexTocha Ícone

• membro
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 16/04/2010
  • Interests:Filosofia e ciências naturais.

Postou 07/08/2010 - 21:57

Olá pessoal.

Às vezes vejo o programa Cidade Alerta do Datena, e gostem ou não ele vem mostrando a realidade do comportamento do nosso povo frente a miséria e, aos costumes patriarcais em que vivemos ainda nos dias de hoje. Não fosse o programa, e muitos dos crimes cruéis por ele acompanhado, estariam certamente impunes.
Mesmo sem pararmos para analisar, e por puro preconceito, temos aversão ao trabalho da polícia. Mas, lembramos de imediato de seus serviços quando queremos justiça.
Concordo que é muito, como ateu, ter que ouvir o Datena dizer, preconceituosamente, que assassinos cruéis(cada vez mais numerosos) não tem deus no caração. Mas, o que se poderia esperar de um crente ? - Que um assassino tem o capeta no coração !
No meu entender, cabe aos ateus, sempre que tiverem oportunidade, explicarem para os teístas que a inexistência de deus implica na inexistência do diabo, e que tanto o mal como o bem são inerentes a espécie animal; e pelo animal-homem é mais grave por ser ardilosamente premeditada.
Concordo que deveríamos, através das melhores cabeças-pensantes deste site, exigir do Datena uma retratação ou explicação da não intenção de ofender os ateus, mas que os assassinos cruéis tem o diabo no corpo por serem crentes e teístas como ele é.

Bom, pelo fato do André Dispere Cancian, que ainda não conheço, e ainda não adquiri seus livros :P ser uma das cabeças-pensantes do ateísmo, e aquí do site, fui até o site do programa do Jô e sugeri que ele fosse convidado para ser entrevistado no programa. Se a entrevista acontecer, seria uma excelente oportunidade para mostrar o que são os ateus, o que pensam, o papel da ciência, o que é a vida, o que é o Universo, a criatividade invencionista dos religiosos, etc.
Tanta gente, já descrente, comenta e sabe da farsa que são muitas dessas religiões espalhadas pelo país, porém não se sentem a vontade, por preconceito, se tiverem que dizer que são ateus.

Abração para todos.
AlexTocha

#51 Membro offline   BossGrave Ícone

• V8 FLEX
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 04/02/2008
  • Interests:Cerveja, ciência, mulheres, filosofia, cerveja, tecnologia, mulheres, games, cerveja, dinheiro (senão não tem mulheres nem cerveja), mulheres e cerveja denovo.

Postou 12/08/2010 - 21:39

Ver postAlexTocha, em 07/08/2010 - 22:57, disse:

Às vezes vejo o programa Cidade Alerta do Datena, e gostem ou não ele vem mostrando a realidade do comportamento do nosso povo frente a miséria e, aos costumes patriarcais em que vivemos ainda nos dias de hoje. Não fosse o programa, e muitos dos crimes cruéis por ele acompanhado, estariam certamente impunes.

Concordo em partes, ele é sensacionalista ao extremo como era de esperar de um programa do tipo, mas ele mostrou um pouco mais da verdade, o preconceito contra ateus.
"Pois Deus mata tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a Razão, a Inteligência, o Espírito Crítico.” (Michel Onfray)

#52 Membro offline   Wolph Ícone

• Maldito
  • Cadastrado: 18/03/2009

Postou 13/08/2010 - 08:51

Ana Lucia,

É patético pensar que só porque não tememos um jostinha como deus, iríamos prejudicar alguém por falta de apoio moral.

Assita o "atheist experience" no you tube e veja quantas ameaças os ateus de lá recebem dos "bonzinhos" cristãos. Dawkins tem que sair com seguranças para caminhar nos EUA e a incidencia de crentes nos presídios é muito maior que de ateus.

Convenhamos, se voce faz o bem só para agradar a deus, e ele manda par o inferno quem não o faz, eu prefiro mesmo ir para lá a ser obrigado a cultuar um deus imoral e cruel. Pergunta é porque ele não se defende e cala nossa boca?
Eu acho que se ele existisse não seria tão covarde...
“O invisível e o inexistente se parecem muito.” Delos B. McKown

A verdade não tem que ser aceita com fé. Os cientistas não seguram suas mãos todo domingo, cantando, “Sim a gravidade é real! Eu vou ter fé! Eu vou ser forte! Amém.”" Dan Barker, ex-evangélico e autor

#53 Membro offline   heavy metal Ícone

• Headbanger
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 08/01/2010
  • Interests:BORN TO ROCK DRINK & FUCK!!!!

Postou 13/08/2010 - 11:07

Gostei dessa idéia do Tocha, mas será que a Globo abria espaço para se falar sobre o ateísmo? Acho que não....
Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida. Isaac Asimov

Me desculpem se exagero, mas o círculo de confraternização humana que sou obrigado a conviver diariamente na rotina de trabalho, familiar e social, me deixam demasiadamente me sentindo o “patinho feio” da lagoa. A “ovelha negra”. Descobrir espaços como este(UDMG) e como o Ateus.net foi uma ótima coisa que me aconteceu nos últimos anos. Bom saber que tem MUITA gente não infectada por lavagens cerebrais e ainda poder interagir com elas. Russell (Forista). Quem aqui não se deparada com essa situação?

Compartilhar este tópico:

• (3 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Responder

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Autor Estatísticas Último post
Tópico fechado Ícone pequeno organograma do usuário racional Administração t. h. Ícone
  • 0 Respostas
  • 2081 Visualizações
Tópico quente (Com novos posts) Ícone Questionário Para Ateus Humor galatas Ícone
  • 54 Respostas
  • 3751 Visualizações
Novos posts Ícone Anexos A Prova De Que O Ateísmo Existe Humor Lewis Ícone
  • 26 Respostas
  • 1934 Visualizações
Tópico quente (Com novos posts) Ícone Anexos Músicas Interessantes
Sinta-se avontade para postar músicas que julgar interessante
off-topic Homem Ícone
  • 269 Respostas
  • 9327 Visualizações
Novos posts Ícone Isso Que é Gemer! Humor Docke Ícone
  • 15 Respostas
  • 707 Visualizações

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)