0 usuários
ateus.net

fórum.ateus.network: É Difícil (Quase Impossível) Ser Ateu - fórum.ateus.network

Ir para

• (5 Páginas) +
  • Primeiro
  • 3
  • 4
  • 5
  • Novo tópico
  • Responder

É Difícil (Quase Impossível) Ser Ateu

#81 Membro offline   Dan Quintao Ícone

• "Santim"
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 19/10/2009

Postou 12/07/2010 - 19:06

Gharaviss, vou entrando assim de sopetão na conversa e pretendo mudar um pouco o rumo da coisa.
Antes de tudo já vou dizendo que está equivocado em relação ao ateísmo e etc e tal. Fala como se negassemos a existência das "coisas que não se vêem", mas posso dizer que para mim (e não é exclusividade minha) não nego, e ainda busco informações a respeito das coisas que possam provar a existência de um deus, força, energia, ou seja lá o que o "zeitgeinst criacionista" defina.
O problema dos seus pseudo-argumentos está no fato de que compõe-se de muita teoria e pouca prática. Não acho que discutir o início do universo nos leve a algum lugar, nem a sua definição pessoal de "deus"(que é uma palavra utilizada para definir o desconhecido - até que se conheça).
No caso da falta de provas (não me refiro a argumentos filosóficos, mas realmente plausíveis) não há como haver um entendimento que supere o subjetivo.
O problema da SUA forma de pensar é que ela varia de você para qualquer outra pessoa, por mais que você insista nela. Com certeza você já refletiu e reflete seus conceitos a respeito da existência do "divino", por assim dizer. Fora as observações a respeito da complexidade do universo ou a beleza da natureza (coisa que qualquer maconheiro faz), talvez uma reflexão a respeito da sua própria subjetividade leve-o a outras conclusões.
A princípio deveria rever seus conceitos em relação a uma postura filosófica. Ser ateu não é respirar ciência; se assim fosse pessoas de pouca intrução ou até mesmo os demais animais não o seriam. Claro que o entendimento das divergências no meio ateu leva à conclusão de que diferentes ateus podem adotar diferentes teorias a respeito de qualquer coisa, sejam temas políticos, religiosos, científicos ou culturalmente inúteis, como qual é a melhor cerveja.

Revendo tuuuuudo o que é supérfluo, identificando e eliminando ao máximo toda a tralha gerada por nós, que diverge, mas nenhuma parte apresenta nada de plausível, onde nada passa de argumento filosófico; ainda assim poderia definir de forma objetiva qualquer tipo de divindade-força-energia-credo-enfim ou pelo menos ligar um fenômeno (OBJETIVAMENTE) diretamente ao mesmo?

Não se trata de acreditar ou não em um "deus", mas de tornar sólido qualquer argumento a favor ou contra, porque, talvez da mesma forma como você, erroneamente, pensa que os ateus simplemente negam "deus", você está simplesmente afirmando que ele existe. É hipocrisia demais para minha cabeça fraca.
Em caso de contradição, me desculpe. É muita mentira pra pouca memória.

#82 Membro offline   Wolph Ícone

• Maldito
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 18/03/2009

Postou 12/07/2010 - 23:17

Gharaviss,

Não achas que está na altura de deixar o mundo atrasado e assumir uma procura verdadeira (mesmo que vá na direcção do nada)?

(Isto tudo na boa, sem insulto ou prepotência, que eu também me estou a c*gar para deus.)

Eu acho. Ser ateísta porque já se chegou ao patamar de desacreditar fantasias/poesia, que sofreram tremendos condicionalismos históricos e intelectuais, é uma atitude de fraco, sinceramente. O ateísmo é uma fantasia da modernidade.

Procurar o que? O Que está perdido para ser procurado?
A realidade é tão vasta, complexa e intrigante, para que vou perder meu tempo com devaneios, sandices ou esquizofrenias?
O caminho pelo qual meu espírito anda está repleto do mais tenue tecido do cosmos, aonde nem a mente mais lisérgica poderia conceber. Nós somos um dos modos que o universo encontrou de se observar(sic) e ainda estamos na gestação do saber !!

Desacreditar em fadas ou gnomos não me impede em me divertir ou distrair com literatura fantástica ou surreal. Eu confesso que até me divirto assistindo Harry Potter, eventualmente (ler não, pois a autora deixa a desejar para o meu gosto de leitura). Eu vejo poesia em Cervantes, Goethe, Poe, e tantos outros que não caberiam neste site, tamanha é a força da imaginação aliada ao intelecto; vejo poesia em uma nebulosa ou um cometa; no sorriso de minha filha e esposa; um solo de jazz ou rock; no coral da 9a. de Bethoven, etc.

Voce se engana quando separa fantasia, imaginação e poesia de ceticismo, talvez por ainda não saber o que és. A fraqueza é natural pois inespecífica e qualquer um pode ser, difícil é enfrentá-la sem hipocrisia.
Se estás a cagar para deus, estás a comer para quem, tu?
Duvido que sejas poeta, pois licença poética não poupa nenhuma inspiração (cética ou crente), se assim o fizesse, seria rima mal feita, prosa tíbia ou cronica tediosa, como descrever ateísmo uma fantasia.

Percebes que ao definir o ateísmo como fantasia e anteriormente o desprezares por ausencia de poesia, cometeste um paradoxo pior que a de um teísta fanático, pois não?
“O invisível e o inexistente se parecem muito.” Delos B. McKown

A verdade não tem que ser aceita com fé. Os cientistas não seguram suas mãos todo domingo, cantando, “Sim a gravidade é real! Eu vou ter fé! Eu vou ser forte! Amém.”" Dan Barker, ex-evangélico e autor

#83 Membro online   Deus Rome Ícone

• Deus do Deus Rome sendo abraçado por um feioso de amarelo...
  • PipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 20/04/2010
  • Interests:Ganhar na loteria. E tomar HEINEKEN!
    Fundador da Royal Society of Relativity (RSR)
    50% Alerta 50% Não

Postou 13/07/2010 - 10:37

Ver postTeixeira, em 12/07/2010 - 14:04, disse:

Todo ateu, no fundo, é teísta??

Eu penso o contrário: Todo teísta, no fundo, é ateu.

Esse seu post me lembrou a seguinte citação de Stephen F. Roberts:

"Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu."
VIVA LA RELATIVACION !!!
Presidente Rome??? Prefiro ser um Faraó! Aristocracia ao invés de democraia!
Adoro beber HEINEKEN

#84 Membro offline   Gilberto Britto Passos Ícone

• novato
  • PipPip
  • Cadastrado: 17/07/2010
  • Interests:Fazer amigos e aprender.

Postou 27/07/2010 - 00:33

Bom dia para todos.
Tanta discussão, tantos argumentos, tantas opiniões, e no meio de tudo isso, aparece sempre uma palavrinha que chega a irritar: Deus. Eu acho que todos estão esquecendo de dar a essa palavrinha (ou conceito, ou idéia, ou seja lá o quê) o devido valor, ou seja: nenhum valor. Deus nada mais é que a divindade suprema da mitologia católica e de outras religiões que seguem a mesma linha de pensamento. Ele está no mesmo nível que Odin para os antigos vikings, Zeus para os antigos gregos, Júpiter para os antigos romanos, Amon-Rá para os antigos egípcios, e etc., etc. e etc. Vocês já repararam como se fala tanto em Deus, como sempre as discussões, as conversas, os debates giram em torno de Deus, dando a impressão de que só existe ele no mundo, como se não existessem outros deuses? E por que isso? Porque infelizmente a religião católica é a mais difundida no Ocidente, e todos nós, querendo ou não, fomos criados numa sociedade católica. Desde que nascemos, estamos sempre ouvindo falar em Deus, Deus pra cá, Deus pra lá, e no final acabamos sendo contaminados pela idéia que a religião católica tanto difunde: Deus está acima de tudo, acima inclusive dos outros deuses. Se tivéssemos nascido numa sociedade (vou inventar uma religião, certo?) "nortólica", cujo deus supremo fosse North, e NUNCA tivéssemos ouvido a palavra Deus, estaríamos o tempo todo só falando em North é isso, North é aquilo. Para mim, Deus é nada, é droga, é besteira, é lixo, é sujeira, não serve pra porcaria nenhuma, não merece nem um milésimo de segundo do meu tempo, não é digno da minha atenção ou do meu interesse, Por mim, Deus pode muito bem ir pro fundo do inferno, ele e toda a sua maldita corja nojenta e desgraçada. Evito até mesmo mencionar essa palavra pois ela representa tanta coisa que odeio e abomino. Acho que em vez de ficarmos nos restringindo a essa maldita palavrinha, deveríamos continuar discutindo, mas usando outros termos, outros deuses, outras entidades. Por que essa fixação no miserável? Por que essa centralização nesse merda (desculpem o termo)? Por favor, vamos esquecer um pouco esse zero à esquerda e falar de coisas importantes, que valham a pena. Ficar discutindo sobre o amaldiçoado é ficar chovendo no molhado. Vamos ignorar essa coisa repulsiva. Vamos discutir religião e ateísmo, e outros assuntos ligados a esses temas, sem nos prendermos sempre a algo que já deveria ter sido abolido há muito tempo. Falar tanto dele, falar tanto nele, ficar o tempo todo lembrando dessa palavra que de vez em quando se tem a impressão de que o filho da... existe mesmo... Argh! Agora, fiquei com vontade de vomitar.
Abração grande. Eu.
"A Humanidade é tão primitiva que ela ainda acredita em Deus."
"Deus, terrível aberração, filha da ignorância e do medo."
Gilberto Britto Passos

#85 Membro offline   Wolph Ícone

• Maldito

Postou 27/07/2010 - 06:37

Gilberto,

O lugar dele é na mitologia mesmo. Mas aqui é inevitável surgir alguns teístas/deístas a querer mostrar que ele é mais que isso, mesmo sem provas ou definições. "It's inevitable" !!!!

A verdade não tem que ser aceita com fé. Os cientistas não seguram suas mãos todo domingo, cantando, “Sim a gravidade é real! Eu vou ter fé! Eu vou ser forte! Amém.”" Dan Barker, ex-evangélico e autor

#86 Membro offline   kevorkian Ícone

• integrante
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 13/07/2009

Postou 27/07/2010 - 08:16

Gilberto percebes o quanto de valor estás dando a palavra deus? Inclusive de se achar superior. Será que se não existisse a palavrinha motivadora deus você teria a mesma forma de expressão superior?

#87 Membro offline   Teixeira Ícone

• demented
  • Cadastrado: 27/12/2007
  • Interests:Ciência Pura, Aplicada e Filosófica.

Química, farmacologia, biologia e evolução.

Postou 27/07/2010 - 09:25

A diferença entre religião e mitologia resume-se ao número de pessoas que ainda acreditam naquilo.
Bruno Teixeira
"A verdadeira ignorância não reside na falta de conhecimentos, mas na falta de vontade de aceitá-los." (Karl Popper)

#88 Membro offline   Gilberto Britto Passos Ícone

• novato
  • PipPip

Postou 27/07/2010 - 23:25

Caro Revorkian, sinceramente, de todo o coração, não estou sendo irônico, ou sarcástico ou debochado, mas não entendi o que você quis dizer. Talvez o problema não seja bem com a sua mensagem, seja mais comigo e com a minha infinita burrice. Superior, como? Eu estou me considerando superior? Ou estou considerado o (très pontinhos) superior? Não o considero superior coisa alguma, muito pelo contrário, e foi isso o que tentei explicar. Por mim, essa palavrinha de quatro letras já teria sido apagada da memória da humanidade, pois ela não tem, nunca teve e acredito que nunca venha a ter qualquer valor. Se você puder ser mais explícito, lhe agradeceria muito.

Aproveitando, na minha outra fase aqui no Ateus, li uma frase que gostei muito: "Não foi Deus que criou o homem, foi o homem que criou Deus." Se alguém aí do outro lado souber o nome do autor dessa frase, por favor me diga.

Abração grande. Eu.
Gilberto Britto Passos

#89 Membro offline   Wolph Ícone

• Maldito

Postou 28/07/2010 - 06:42

Gilberto,

Eu não considero deuses a não ser como mitologia e ainda levo muita resposta mal-educada quando faço algum comentário ou pergunta "incoveniente" sobre o assunto. Eu acho dificil escutar ou ler tanta merda junta e não fazer algum comentário a respeito, pelo menos esporadicamente. Esta frase eu não sei mas Voltaire falou: "se deus não existisse, seria preciso inventá-lo".

#90 Membro offline   Gilberto Britto Passos Ícone

• novato
  • PipPip

Postou 28/07/2010 - 23:25

Prezado Wolph, grato pela resposta. Certamente com você e com outros ateus, deve ocorrer o mesmo: a reação negativa das pessoas não se dá somente diante de uma pergunta ou comentário "inconvenientes", como você diz. Se dá diante de tudo que se diga e faça. O preconceito, a intolerância, a incompreensão das pessoas é enorme. No meu caso, já aconteceu várias vezes. Modéstia à parte, sou um sujeito muito brincalhão, educado e simpático. Com isso, não tenho muita dificuldade em fazer amizades. O problema é que quando descobrem que o Seu Gilberto aqui não acredita em Deus, que ele não tem religião, não acredita em nada, a coisa muda de figura. Antes, a pessoa me adorava. Depois, quase que passa a me odiar. Já houve um caso, há muito tempo, de uma moça com quem eu tinha uma grande amizade. Tratávamo-nos muito bem, brincávamos um com o outro, ela vivia me elogiando. Um dia, sem querer, acabei falando que não creio em Deus. Meu caríssimo amigo, a menina mudou da água para o vinho, num piscar de olhos, instantaneamente. E chegou ao cúmulo de me dizer: "Não falo mais com você, porque a pessoa que não acredita em Deus, pra mim, é menos que um animal, e você é menos que um animal." E isso é só o começo. Já teve pessoas, como uma senhora que conheci na cidade do Rio de Janeiro, que chegou ao ponto de achar que sou satanista, que rezo missas negras, que faço trabalhos e oferendas para o Diabo. E por que ela pensou assim? Porque, na cabeça limitada das pessoas, a coisa é óbvia: se você acredita em Deus, você é uma pessoa boa, do Bem. Se você não acredita, você é uma pessoa má, do Mal, e quem é do Mal só pode ser seguidor do Diabo. É uma lógica extremamente simples.
Abração grande. Eu.
Gilberto Britto Passos

#91 Membro offline   Lamarck. Ícone

• membro
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 11/05/2010
  • Interests:Aprender.

Postou 29/07/2010 - 02:27

Nossa. Particularmente, nunca sofri tanto com preconceito como você, Gilberto. Sim, é comum às más interpretações, as associações com satanismo em geral, com rebeldia... Mas ninguém que eu conheço passou a me odiar ou simplesmente me repudiar por isso. Não que eu saiba, pelo menos. ESASJIEISJIAH
Acho que é duro ter uma postura firme diante de tanta pedrada. À cada 5.OOO atos de intolerância por parte de religiosos e/ou teístas em geral, o ateu tem "direito" à umazinha, caso contrário, as retaliações são enormes, por parte da sociedade. Vide episódio Datena.

#92 Membro offline   Wolph Ícone

• Maldito

Postou 29/07/2010 - 07:08

Gilberto,

Ninguém chegou a falar diretamente, mas evitar conversar e até cumprimentar depois que souberam, sim. Acho impressionante a falta de lógica no raciocínio destas pessoas!

#93 Membro offline   silvio2009 Ícone

• novato
  • PipPip
  • Cadastrado: 25/11/2009

Postou 30/07/2010 - 18:25

Sinceramente. o que você quer dizer é que é difícil não acreditar em deus! Ou seja, você precisa crer.
Como diria os cassetas: seus probremas acabariam!
O ateu acredita em muitas coisas. Ocupe sua mente com boas leituras. Vislumbre o mundo fantástico ao seu redor. Por exemplo: acredito que possa haver vidas em outros planetas. Baseado na probabilidade de uma partogenese entre milhões - ou bilhões - de planetas existentes no universo, é de se esperar que no futuro possamos nos deparar com algum outro organismo. Daí eu afirmar que será inteligente é ser crente, pois nem aqui a gente consegue encontrar espécime assim.
Tenho uma cadela basset que me consola mais que um deus. Ela se alegra ao me ver, interage comigo, quase fala (o que eu consideraria um defeito nela!). Ela é manifestação da própria vida. Viver por viver.
A mente é apenas um sentido, como o tato, a visão, etc. Não exponha ela a riscos desnecessários, da mesma forma que não colocaria sua mão dentro do fogo.
[]s.

#94 Membro offline   JERUSALEM Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 15/04/2010

Postou 31/07/2010 - 18:31

Ver postWolph, em 29/07/2010 - 06:08, disse:

Gilberto,

Ninguém chegou a falar diretamente, mas evitar conversar e até cumprimentar depois que souberam, sim. Acho impressionante a falta de lógica no raciocínio destas pessoas!

se houvesse logica nao seriam religiosos !!

#95 Membro offline   CIV Ícone

• insane
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 01/11/2007

Postou 27/08/2010 - 11:28

Não li todos os posts, mas, ultimamente para mim, a dificuldade em ser ateu está em "lidar" com algumas pessoas. Imagino que todos aqui convivamos com pessoas religiosas em algum âmbito social ao qual façamos parte, e, o fato de outros saberem (ou "fofocarem") que você é ateu, acaba gerando preconceitos e desagrados desnecessários, e tudo isso meramente por falta de compreenção e uma impraticidade de poder dialogar abertamente com esse tipo de pessoa (coisa que pouquíssimas pessoas estão dispostas a fazer). Claro que alguns maus olhados desarrazoados não servem como intimidação, mas o fato é que o diálogo é 0 e o preconceito é grande. Ao invés de alguns tentarem discutir, apenas fazem ridículas piadas religiosas ou hipócritas referente a boas condutas que "só os religiosos possuem", o que gera um conflito entre a possibilidade de boa convivencia e você poder expressar seu pensamento. Felizmente, esses são apenas alguns casos e, aparentemente, não há o que se fazer.
Niilista

#96 Membro offline   Livre Pesquisador Ícone

• geômetra
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 25/10/2009
  • Interests:Conhecer um pouco mais da psicologia humana

Postou 28/08/2010 - 10:16

Estuda mais que isso passa. [2] :)

Nenhum remédio, nessas situações, é melhor que o conhecimento.
"Pensar é preciso."

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar."

"E se não houvessem tantas igrejas implorando para as pessoas se conformarem com a "vontade de deu(ses)", não haveria tanta passividade frente à esses problemas" Joanna DArc (forista)

Compartilhar este tópico:

• (5 Páginas) +
  • Primeiro
  • 3
  • 4
  • 5
  • Novo tópico
  • Responder

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Autor Estatísticas Último post
Novos posts Ícone Bem-vindos ao Ateus.network Administração Cancian Ícone
  • 0 Respostas
  • 1627 Visualizações
Tópico fechado Ícone Anexos Corpvs Jvris Atheos
Normatização das regras de funcionamento/manutenção do Ateus.Network
Administração t. h. Ícone
  • 0 Respostas
  • 4498 Visualizações
Tópico quente (Com novos posts) Ícone Anexos Ateus.net in concert
discussões relacionadas ao projeto musical proposto pelos usuários
Arquivo Juliano Autieri Ícone
  • 354 Respostas
  • 10077 Visualizações
Tópico quente (Com novos posts) Ícone Anexos 3º Encontro Ateus.net Arquivo t. h. Ícone
  • 314 Respostas
  • 9104 Visualizações
Tópico fechado Ícone Anexos 3º Concurso Ateus.net De Montagens Toscas
tremei, senhores, tremei
Arquivo t. h. Ícone
  • 172 Respostas
  • 6769 Visualizações

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)