1 usuário
1
ateus.net

fórum.ateus.network: É Difícil (Quase Impossível) Ser Ateu - fórum.ateus.network

Ir para

• (5 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último
  • Novo tópico
  • Responder

É Difícil (Quase Impossível) Ser Ateu

#1 Membro offline   Saldanha Ícone

• novato
  • PipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 02/07/2009

Postou 25/05/2010 - 22:51

Porque será que é tão difícil ser ateu?

Porque é tão difícil não crer? Porque é tão difícil ir contra os ensinamentos da infância?

Eu tenho certeza que muitos dos que se dizem ateu, lá no fundo não o são realmente. Talvez eles não consigam admitir nem pra si mesmos, mas eles continuam acreditam em alguma forma de agente divino. Isso é uma grande verdade (infelizmente).

Um filósofo uma vez disse que o nosso grande problema é que um dia nós fomos uma criança, e acreditávamos em tudo o que os adultos falavam. Crescemos, deixamos de acreditar em muitas coisas, mas algumas ainda resistiram, e uma delas é a crença em Deus.

Eu mesmo que me considero racionalista e ateu, as vezes sinto que ainda tem resquícios de crença em mim, por mais que eu lute contra esse delírio ele reluta em sair. Eu sei que tem toda uma questão darwinista para justificar este comportamento, mas é muito insano.

Será que existe realmente um ateu verdadeiro no mundo, ou somos todos covardes?

Porque?

#2 Membro online   RavenaRaven Ícone

• Oompa-loompa of science
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 11/04/2010
  • Interests:ciência, computação, inteligência artificial, algoritmos evolutivos, evolução, auto-organização

Postou 25/05/2010 - 23:06

Estuda mais que isso passa. ;)

Rav.
"Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less."
"Da mihi sis crustum Etruscum cum omnibus in eo"

#3 Membro offline   Deia Ícone

• demented
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 20/03/2008
  • Interests:Gatos, Musica , gatos , poesia, gatos , filosofia, gatos...

Postou 25/05/2010 - 23:14

Ah Saldanha, me desculpe, mas acho que voce está se referindo a voce mesmo nesse post...

Penso que não é verdade que ser ateu é dificil, pelo contrario, como já disse em outros topicos, isso me trouxe liberdade, porque a crença em um deus é de certa forma um prisão. As pessoas se prendem a dogmas para poderem viver suas crenças, porque querem e precisam crer para suportar as adversidades da vida.

Talvez o filófo ao qual voce tenha se referido seja Nietzsche, porque em seu livro "O Anticristo" , ele diz exatamente isso " a religião faz parte da infancia da humanidade".

Então, pessoas que superaram essa fase infantil de buscar apoio no amigo imaginario não se enquadram no conceito de "covardes", muito pelo contrario, é preciso ser maduro o suficiente para ser ateu, para caminhar sozinho, e eu sei que como eu varias pessoas escolheram não crer. Não vejo nada de errado nem de impossivel nisso. ;)
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesqueciveis , coisas inexplicaveis e pessoas incomparáveis. Fernando Pessoa

#4 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Scientist wannabe
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 28/04/2010

Postou 26/05/2010 - 06:37

São influências do mundo que nos rodeia, cheio de mensagens religiosas, místicas e sobrenaturais. Você luta contra isso estudando o mundo como realmente é, através da ciência.

Não é necessário cair com tudo nos livros, virar cientista... se quiser, melhor ainda, mas só de você se interessar e ler um pouco de vez em quando sobre o assunto já muda muito as coisas.

#5 Membro offline   Bragdale Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 14/04/2010

Postou 26/05/2010 - 07:19

Não, não é... não é nem um pingo difícil quando se atinge um certo nível de esclarecimento. E não vejo o "pé atrás" como covardia (talvez se você se rende a dogmas mesmo). No meu caso, pois não me declaro ateu, é uma tremenda (mas profundamente consciente e esclarecida) teimosia.
"A maioria das pessoas prefere morrer a pensar. E em verdade, é isso que fazem."
(Bertrand Russell)
"Aporrinharei o Senhor... perturbarei o Senhor... emputarei o senhor... enquanto o Senhor não me pagar!"
(Falcão)
Pra cima deles Cearááá!!

#6 Membro offline   notivago Ícone

• Grilo
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 18/12/2009
  • Interests:Artes Marciais, Ciclismo, Computação, Ciência, Ficção, Seres Humanos, Heavy Metal e outros tantos estilos musicais, neo-ateismo.

Acho que isso resume o que está mais vivo nos meus interesses atualmente.

Postou 26/05/2010 - 12:44

Posso dizer que eu não fui doutrinado na infância pelas pessoas em quem eu confiava à acreditar nesse mito e eu era(ainda sou) do tipo muito chato que questiona e duvida de tudo, então não só eu não acredito em deus, muito menos lá no fundo, como às vezes o conceito de acreditar em deus realmente me deixa estupefacto, eu realmente não consigo entender as pessoas que acreditam em tamanho disparate.
"There's a moment in life
When all the years will pass by
And the eyes filled with tears
We once shed
We recognize failures
The desperate cries
Of the ones who believed in our lies"
-- The Maiden And the Minstrel Knight, Blind Guardian

#7 Membro offline   Beloni Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 19/08/2008

Postou 26/05/2010 - 12:47

A sua questão não está em se é possível ser ateu. Afinal a resposta é óbvia né? E sim o que é ser verdadeiramente ateu, ou ser verdadeiramente qualquer outra coisa.

Você é ateu, e repensar constantemente o ateísmo e a possibilidade da existência de deus, não lhe tira o título de verdadeiramente ateu. rs.

Lembrei de uma frase do Saramago:
“Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro.”

#8 Membro offline   lightman Ícone

• master
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 15/03/2010
  • Interests:fanatico por seriados

Postou 26/05/2010 - 12:48

Não tenho nenhuma dificuldade em ser ateu, a maior dificuldade é entender como pessoas inteligentes e racionais em todas as outras questões ¨¨travam¨¨ quando o assunto é crença em deus.
Bons argumentos não funcionam com religiosos do contrário não existiriam religiosos. Dr.House

#9 Membro online   Sodom Ícone

• Sinner
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 04/01/2010
  • Interests:Auto superação.

Postou 26/05/2010 - 14:06

Não acho que a maioria dos ateus sejam na verdade crentes...

Essa tal de 'sensação lá no fundo' que você diz deve ser algo do tipo que eu sinto as vezes...

Eu queria que tivesse vida após a morte
Mas não tem

Eu também queria ver o coelinho da páscoa.
Mas não vou.

A maioria de nós, ateus, temos vontade de que na verdade, existissem milagres e etc. Temos vontade, mas e daí? Nós temos ciência de que é tudo fantasia, e NÃO nos deixamos nos levar pela emoção.
Deus Rome para faraó!

#10 Membro offline   jnskytah Ícone

• novato
  • PipPip
  • Cadastrado: 05/04/2010

Postou 26/05/2010 - 14:11

Pra mim o difícil é acreditar em deus :lol: como tive uma formação religiosa, foi bastante difícil quando passei a me qustionar sobre tudo, é difícil acreditar piamente no papai noel e um dia descobrir que era seu pai que deixava os presentes, me senti uma completa idiota. A grande dificuldade em ser atéia é ter que respeitar esse ser imaginário, é como se vc fosse a irmã mais velha, descobrisse que papai noel não existe, mas tem que continuar fingindo pra não acabar com as fantasias de seus irmãozinhos caçulas (tudo para um bom convívio familiar).
"A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil". Seneca

#11 Membro offline   Nergal Ícone

• Filho do Mal
  • PipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 01/10/2009
  • Interests:Vender minha alma... preciso de dinheiro!

Postou 26/05/2010 - 14:37

Ver postjnskytah, em 26/05/2010 - 15:11, disse:

é como se vc fosse a irmã mais velha, descobrisse que papai noel não existe, mas tem que continuar fingindo pra não acabar com as fantasias de seus irmãozinhos caçulas (tudo para um bom convívio familiar).

Eu acabei com a alegria de muitos colegas de escola...
"Não alimente os trolls." (Cuteychao - Forista)

"The less you understand the more you're driven" Nevermore - Enemies of Reality

#12 Membro online   TioNoob Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 09/04/2010

Postou 26/05/2010 - 16:54

Tenho que fazer o mesmo.

Sou a dita " ovelha negra da família " ( que recismo :P )
Sim, é difícil sim.
Você acredita por uma coisa 14 anos seguidos, depois você percebe que não é verdade.
Isso leva tempo, no início é meio confuso mesmo, mas essa é a verdade.
Tem pouco tempo que sou Ateu mesmo, no início foi meio pertubador.
Eu era muito ligado a religião ( todo dia que tinha missa eu ia ), porém eu sou curioso, e esses dois entraram em conflito. ( Adivinha quem ganhou ^^ )
Ficar confuso é normal. Depois vai passar.
Como eu disse quando vc fica muito tempo acreditando em uma coisa, e ve que a verdade é outra coisa totalmente diferente, causa um choque muito grande.

O negoço de sermos criaças, é por que, os pais tem mais experiências para passar para gente, e fora o afeto que eles nos dão, então confiamos cegamente neles.
"Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama Religião"
Robert M. Pirsig

__________________________________________________________________________________

Pedro says : Jesus, lembra daqueles agiotas que você pegou uma grana emprestado ?
Jesus says : Sim, sim, mas o que tem eles ?
Pedro says : Eles estão ai fora.
Jesus says : Ai meu deus, e agora. Já sei, diz pra eles que eu morri e daqui a três dias ressuscitarei.
Jesus thought : ( Hehe, otários, até lá eu já terei sumido ).

E assim ficou.

__________________________________________________________________________________
Deus Rome para Faraó !

#13 Membro offline   Mikhail Kropotkin Ícone

• master
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 03/04/2008

Postou 28/05/2010 - 11:58

Ver postSaldanha, em 25/05/2010 - 23:51, disse:

Porque será que é tão difícil ser ateu?

Eu mesmo que me considero racionalista e ateu, as vezes sinto que ainda tem resquícios de crença em mim, por mais que eu lute contra esse delírio ele reluta em sair.

Ainda bem que você disse: as vezes sinto que ainda tem resquícios de crença em mim; você sente!! Não é porque você sente que todo mundo tem que sentir resquícios de crenças. Eu mesmo tenho resquícios de injeções da infância, e com isso sinto medo delas até hoje. Mas não é só porque eu sinto que todo mundo deve sentir tais resquícios.

Repense seu argumento... :rolleyes: E não acho nem um pouco difícil ser ateu. Difícil, como já disseram aqui, é poder acreditar nesse deus-faz-tudo. :P
"Ninguém tem a livre escolha de se fazer cristão; uma pessoa não se converte ao cristianismo, é necessário estar suficientemente enfermo para isso".

#14 Membro offline   eusinho eremildo eumesimo Ícone

• novato
  • PipPip
  • Cadastrado: 24/05/2010

Postou 30/05/2010 - 22:00

Caro Saldanha.
Esta sua "passagem" para o ateísmo, é o despertar da consciência que todo o homem tem que passar para saber que está só no mundo e dele, também irá. Não encare como covardia, nem procure explicações terrenas ou sinônimos qualificativos, nem tampouco desista. Nesta fase é comum sentir a necessidade de consolo que ela produz, (Richard Dawkins, em: Deus Um Delírio. pág. 445). "Mesmo que fizéssemos uma enorme concessão; mesmo que fosse demonstrado de forma conclusiva que a crença na existência de deus é absolutamente essencial para o bem estar psicológico e emocional humano; mesmo que todos os ateus fossem neuróticos desesperados levados ao suicídio por uma angústia cósmica infinita- nada disso contribuiria nem com um pingo de prova de que a crença religiosa é verdadeira". Bebe, bebe o cálice da amargura meu filho, pois quanto mais te esquivares dele, mais amargo será o seu gosto.(Nietsche).

#15 Membro offline   JERUSALEM Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 15/04/2010

Postou 01/06/2010 - 15:12

Tenho a mesma opiniao do Sodom eu queria muito que tudo fosse verdade mas a verdade quase sempre e mais dolorosa e tem que estar preparado pra aceitar ! Sempre questionei desde crianca mas tentei varias vezes encontrar e nada nada nem um pingo de possibilidade veio aos meus olhos fico mais tanquilo de seguir como estou hj ! Mas e realmente mais dificil saber que pode contar com poucas pessoas na vida e essas nao tem nenhum poder especial mas sao o que temos !

#16 Membro offline   Amancio Siqueira Ícone

• membro
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 01/06/2010

Postou 01/06/2010 - 16:50

Passei do extremo fanatismo ao ateísmo, e não foi uma transição rápida. Foram uns quatro anos pensando e repensando, buscando provar para os outros que deus existe. De tanto buscar provas, percebi que não existiam. Não havia qualquer indício, apenas o desejo de que houvesse um ser bom o justo que nos ama. Infelizmente, acreditar em deus não o torna real. Assim fosse, e o papai noel seria mais real que deus.

#17 Membro offline   Leticia Borges Ícone

• integrante
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 31/03/2010

Postou 01/06/2010 - 20:30

aiaiai...Buscar uma resposta para tudo é natural, até para as coisas que não precisam de respostas, e nos vemos sempre pensando. O problema é inventar respostas... Então atolamo-nos no deve ser deus.
Para mim isto é preguiça de pensar mais um pouco.
Desde que virei atéia nunca vi nenhum resquício de religião em mim. Eu sempre estou feliz, triste, com duvidas, só. Alias o que é um resquício de crença?
"Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários." Friedrich Nietzsche
"Estamos mais interessados no lado negro da vida, a coisa maligna, a coisa noturna." Jim Morrison

#18 Membro offline   Wolph Ícone

• Maldito
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 18/03/2009

Postou 01/06/2010 - 21:40

Engraçada esta postura de que nenhum ateu é realmente ateu!

Qunado vemos uma mãe ou pai perguntar "porque deus" quando um filho morre ou pessoas fazendo sinais da cruz quando em situação de medo, estes sim é que são os ateus em conflito. Minha dificuldade é com a ignorancia, covardia, cumplicidade e abuso de poder que a religião impõe (certo que não é só ela), além é obvio da imoralidade dos deuses impostos.
“O invisível e o inexistente se parecem muito.” Delos B. McKown

A verdade não tem que ser aceita com fé. Os cientistas não seguram suas mãos todo domingo, cantando, “Sim a gravidade é real! Eu vou ter fé! Eu vou ser forte! Amém.”" Dan Barker, ex-evangélico e autor

#19 Membro offline   junior Ícone

• novato
  • PipPip
  • Cadastrado: 01/06/2009

Postou 02/06/2010 - 13:25

Eu acho q vc se definiu errado ...

vc nao é ateu.

se tem duvidas ou se lá no fundo a raiz da religiao fala com seu eu, automaticamente vc não é ateu

vc é atoa.

isso irrita né? rs, mas é verdade.
"A áfrica é um pedaço da terra que é ignorada pelo TODO PODEROSO"

#20 Membro offline   Atheist Guy Ícone

• membro
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 01/05/2010
  • Interests:Ciência, Filosofia, Psicologia, Literatura

Postou 03/06/2010 - 15:02

Saldanha, não é difícil ser ateu, aliás, depois que você torna ateu é difícil você acreditar em algum deus novamente. Se você acha tão difícil ser ateu, é porque você não ateu.

Compartilhar este tópico:

• (5 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último
  • Novo tópico
  • Responder

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Autor Estatísticas Último post
Novos posts Ícone Bem-vindos ao Ateus.network Administração Cancian Ícone
  • 0 Respostas
  • 1629 Visualizações
Tópico fechado Ícone Anexos Corpvs Jvris Atheos
Normatização das regras de funcionamento/manutenção do Ateus.Network
Administração t. h. Ícone
  • 0 Respostas
  • 4507 Visualizações
Tópico quente (Com novos posts) Ícone Anexos Ateus.net in concert
discussões relacionadas ao projeto musical proposto pelos usuários
Arquivo Juliano Autieri Ícone
  • 354 Respostas
  • 10105 Visualizações
Tópico quente (Com novos posts) Ícone Anexos 3º Encontro Ateus.net Arquivo t. h. Ícone
  • 314 Respostas
  • 9123 Visualizações
Tópico fechado Ícone Anexos 3º Concurso Ateus.net De Montagens Toscas
tremei, senhores, tremei
Arquivo t. h. Ícone
  • 172 Respostas
  • 6780 Visualizações

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)