É Difícil (Quase Impossível) Ser Ateu
Postou 25/05/2010 - 22:51
Porque é tão difícil não crer? Porque é tão difícil ir contra os ensinamentos da infância?
Eu tenho certeza que muitos dos que se dizem ateu, lá no fundo não o são realmente. Talvez eles não consigam admitir nem pra si mesmos, mas eles continuam acreditam em alguma forma de agente divino. Isso é uma grande verdade (infelizmente).
Um filósofo uma vez disse que o nosso grande problema é que um dia nós fomos uma criança, e acreditávamos em tudo o que os adultos falavam. Crescemos, deixamos de acreditar em muitas coisas, mas algumas ainda resistiram, e uma delas é a crença em Deus.
Eu mesmo que me considero racionalista e ateu, as vezes sinto que ainda tem resquícios de crença em mim, por mais que eu lute contra esse delírio ele reluta em sair. Eu sei que tem toda uma questão darwinista para justificar este comportamento, mas é muito insano.
Será que existe realmente um ateu verdadeiro no mundo, ou somos todos covardes?
Porque?
Postou 25/05/2010 - 23:06
Rav.
"Da mihi sis crustum Etruscum cum omnibus in eo"
Postou 25/05/2010 - 23:14
Penso que não é verdade que ser ateu é dificil, pelo contrario, como já disse em outros topicos, isso me trouxe liberdade, porque a crença em um deus é de certa forma um prisão. As pessoas se prendem a dogmas para poderem viver suas crenças, porque querem e precisam crer para suportar as adversidades da vida.
Talvez o filófo ao qual voce tenha se referido seja Nietzsche, porque em seu livro "O Anticristo" , ele diz exatamente isso " a religião faz parte da infancia da humanidade".
Então, pessoas que superaram essa fase infantil de buscar apoio no amigo imaginario não se enquadram no conceito de "covardes", muito pelo contrario, é preciso ser maduro o suficiente para ser ateu, para caminhar sozinho, e eu sei que como eu varias pessoas escolheram não crer. Não vejo nada de errado nem de impossivel nisso.
Postou 26/05/2010 - 06:37
Não é necessário cair com tudo nos livros, virar cientista... se quiser, melhor ainda, mas só de você se interessar e ler um pouco de vez em quando sobre o assunto já muda muito as coisas.
Postou 26/05/2010 - 07:19
(Bertrand Russell)
"Aporrinharei o Senhor... perturbarei o Senhor... emputarei o senhor... enquanto o Senhor não me pagar!"
(Falcão)
Pra cima deles Cearááá!!
Postou 26/05/2010 - 12:44
When all the years will pass by
And the eyes filled with tears
We once shed
We recognize failures
The desperate cries
Of the ones who believed in our lies"
-- The Maiden And the Minstrel Knight, Blind Guardian
Postou 26/05/2010 - 12:47
Você é ateu, e repensar constantemente o ateísmo e a possibilidade da existência de deus, não lhe tira o título de verdadeiramente ateu. rs.
Lembrei de uma frase do Saramago:
“Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro.”
Postou 26/05/2010 - 12:48
Postou 26/05/2010 - 14:06
Essa tal de 'sensação lá no fundo' que você diz deve ser algo do tipo que eu sinto as vezes...
Eu queria que tivesse vida após a morte
Mas não tem
Eu também queria ver o coelinho da páscoa.
Mas não vou.
A maioria de nós, ateus, temos vontade de que na verdade, existissem milagres e etc. Temos vontade, mas e daí? Nós temos ciência de que é tudo fantasia, e NÃO nos deixamos nos levar pela emoção.
Postou 26/05/2010 - 14:11
Postou 26/05/2010 - 14:37
jnskytah, em 26/05/2010 - 15:11, disse:
Eu acabei com a alegria de muitos colegas de escola...
"The less you understand the more you're driven" Nevermore - Enemies of Reality
Postou 26/05/2010 - 16:54
Sou a dita " ovelha negra da família " ( que recismo
Sim, é difícil sim.
Você acredita por uma coisa 14 anos seguidos, depois você percebe que não é verdade.
Isso leva tempo, no início é meio confuso mesmo, mas essa é a verdade.
Tem pouco tempo que sou Ateu mesmo, no início foi meio pertubador.
Eu era muito ligado a religião ( todo dia que tinha missa eu ia ), porém eu sou curioso, e esses dois entraram em conflito. ( Adivinha quem ganhou ^^ )
Ficar confuso é normal. Depois vai passar.
Como eu disse quando vc fica muito tempo acreditando em uma coisa, e ve que a verdade é outra coisa totalmente diferente, causa um choque muito grande.
O negoço de sermos criaças, é por que, os pais tem mais experiências para passar para gente, e fora o afeto que eles nos dão, então confiamos cegamente neles.
Robert M. Pirsig
__________________________________________________________________________________
Pedro says : Jesus, lembra daqueles agiotas que você pegou uma grana emprestado ?
Jesus says : Sim, sim, mas o que tem eles ?
Pedro says : Eles estão ai fora.
Jesus says : Ai meu deus, e agora. Já sei, diz pra eles que eu morri e daqui a três dias ressuscitarei.
Jesus thought : ( Hehe, otários, até lá eu já terei sumido ).
E assim ficou.
__________________________________________________________________________________
Deus Rome para Faraó !
Postou 28/05/2010 - 11:58
Saldanha, em 25/05/2010 - 23:51, disse:
Eu mesmo que me considero racionalista e ateu, as vezes sinto que ainda tem resquícios de crença em mim, por mais que eu lute contra esse delírio ele reluta em sair.
Ainda bem que você disse: as vezes sinto que ainda tem resquícios de crença em mim; você sente!! Não é porque você sente que todo mundo tem que sentir resquícios de crenças. Eu mesmo tenho resquícios de injeções da infância, e com isso sinto medo delas até hoje. Mas não é só porque eu sinto que todo mundo deve sentir tais resquícios.
Repense seu argumento...
Postou 30/05/2010 - 22:00
Esta sua "passagem" para o ateísmo, é o despertar da consciência que todo o homem tem que passar para saber que está só no mundo e dele, também irá. Não encare como covardia, nem procure explicações terrenas ou sinônimos qualificativos, nem tampouco desista. Nesta fase é comum sentir a necessidade de consolo que ela produz, (Richard Dawkins, em: Deus Um Delírio. pág. 445). "Mesmo que fizéssemos uma enorme concessão; mesmo que fosse demonstrado de forma conclusiva que a crença na existência de deus é absolutamente essencial para o bem estar psicológico e emocional humano; mesmo que todos os ateus fossem neuróticos desesperados levados ao suicídio por uma angústia cósmica infinita- nada disso contribuiria nem com um pingo de prova de que a crença religiosa é verdadeira". Bebe, bebe o cálice da amargura meu filho, pois quanto mais te esquivares dele, mais amargo será o seu gosto.(Nietsche).
Postou 01/06/2010 - 15:12
Postou 01/06/2010 - 16:50
Postou 01/06/2010 - 20:30
Para mim isto é preguiça de pensar mais um pouco.
Desde que virei atéia nunca vi nenhum resquício de religião em mim. Eu sempre estou feliz, triste, com duvidas, só. Alias o que é um resquício de crença?
"Estamos mais interessados no lado negro da vida, a coisa maligna, a coisa noturna." Jim Morrison
Postou 01/06/2010 - 21:40
Qunado vemos uma mãe ou pai perguntar "porque deus" quando um filho morre ou pessoas fazendo sinais da cruz quando em situação de medo, estes sim é que são os ateus em conflito. Minha dificuldade é com a ignorancia, covardia, cumplicidade e abuso de poder que a religião impõe (certo que não é só ela), além é obvio da imoralidade dos deuses impostos.
A verdade não tem que ser aceita com fé. Os cientistas não seguram suas mãos todo domingo, cantando, “Sim a gravidade é real! Eu vou ter fé! Eu vou ser forte! Amém.”" Dan Barker, ex-evangélico e autor
Postou 02/06/2010 - 13:25
vc nao é ateu.
se tem duvidas ou se lá no fundo a raiz da religiao fala com seu eu, automaticamente vc não é ateu
vc é atoa.
isso irrita né? rs, mas é verdade.
Postou 03/06/2010 - 15:02
Compartilhar este tópico:
Similar Topics
| Tópico | Fórum | Autor | Estatísticas | Último post | |
|---|---|---|---|---|---|
|
Bem-vindos ao Ateus.network
|
Administração |
Cancian