fórum.ateus.network: Vegetarianismo - fórum.ateus.network

Ir para

• (12 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Último
  • Novo tópico
  • Fechado

Vegetarianismo

#41 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: inativo
  • Cadastrado: 28/04/2010

Postou 03/05/2010 - 11:24

Se as vacas tivessem os meios para sobreviver sem esse consumo, como nós, estariam sendo imorais.

Sobre criar em casa e tratar bem eu vejo como um mal menor, mas ainda assim um mal. Você está subjulgando um animal à sua vontade pela força. Eu acho que os animais devem ter direitos assim como nós. Entre nós não consideramos oprimir o mais fraco moralmente aceitável, pq seria diferente com as outras espécies?

O problema é que estamos acostumados a ver esses animais como objetos, essa é a verdade.
-1

#42 Membro offline   lightman Ícone

• demented
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: Moderador
  • Cadastrado: 15/03/2010

Postou 03/05/2010 - 12:08

Concordo em boa parte do seu pensamento e defendo minimizar o sofrimento animal sempre que possível, quanto a moralidade eu uso exatamente esse exemplo ao seus defensores dizendo a eles: você acha que se bois e vacas tivessem condições de opinar sobre a moral concordariam com as condições que impomos a sua espécie? no entanto você que defende a moral com unhas e dentes come carne sem que isso sequer tenha passado pela sua mente.

Gostaria se possivel que você defendesse seu ponto de vista fora do escopo da moralidade por considerá-la ineficiente.
Bons argumentos não funcionam com religiosos do contrário não existiriam religiosos. Dr.House
0

#43 Membro offline   Lepisma Ícone

• Insecta
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 25/10/2009

Postou 03/05/2010 - 12:37

Ver postMonkeyMan, em 03/05/2010 - 13:19, disse:

Para saber o quanto esses animais sofrem assistam ao vídeo "Terráqueos" ou visitem fazendas e vejam como são tratados.

Quando tudo falha, faça um apelo emocional. O jeito mais fácil e eficaz de convencer as pessoas - garantia cristã de 2000 anos!

Eu não consigo compreender como o fato de alguns indivíduos e empresas tratarem seus animais com crueldade constitui um bom motivo para não comer carne. No máximo, isso é um bom motivo para boicotar essas empresas. Não para ser vegetariano. Seguindo essa lógica, nós poderíamos fazer um vídeo mostrando abuso de poder dentro de penitenciárias de um país estrangeiro e afirmar que as pessoas não devem continuar sendo presas.

O fato é que um vegetariano é um onívoro fingindo ser herbívoro. Nós não evoluímos ao longo de centenas de milhares de anos para possuir esse papel dentro da cadeia alimentar. Algumas pessoas podem até tentar, mas isso também traz consequências nutricionais, como a falta de vitamina B12, que não é encontrada em muitos vegetais e está associada a doenças neurodegenerativas. Resultado: enquanto você se impressiona com a guerra da natureza e finge ser capaz de fugir dela, o senhor Alzheimer abre um largo sorriso.

:)

Espero que você esteja tomando os seus suplementos e alertando as pessoas sobre a importância deles. Caso contrário, você está apenas gerando mais sofrimento com idéias irresponsáveis.
Atenciosamente,
Lepisma
0

#44 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 03/05/2010 - 13:01

O vídeo instrui sobre o que realmente acontece com os animais, as pessoas precisam saber disso para tomar uma posição responsável. É um apelo emocional? Estamos falando de compaixão por outros seres vivos portanto estamos falando de emoções, não? Se vc não gosta de ver animais sendo torturados deve achar que aquilo não está certo. Se vc acha que a sua gula é uma boa justificativa, tudo bem, se não, você pode fazer algo a respeito.

Ser contra a tortura, seja de vacas, seja de prisioneiros nas prisões não quer dizer que você vai ser contra comer carne e prender bandidos. Você pode caçar um animal livre e matá-lo de forma rápida para comê-lo e pode lutar para que as cadeias deem condições decentes para os presos.

Já eu sou contra mesmo matar um animal dessa forma menos dolorosa pois sei que há outras formas de sobreviver então estaria causando mal a outro ser só para satisfazer meu paladar e não pra garantir minha sobreviência.

O dia que eu não tiver alternativa eu matarei para comer; como agora não é o caso, não o faço nem pago para os outros fazerem por mim.
0

#45 Membro offline   Adriano Monteiro Ícone

• membro
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 18/04/2010
  • Interests:Militância ateísta.

Postou 03/05/2010 - 13:02

Os animais que nós, brasileiros, consumimos, são na maioria bem tratados, recebem visita veterinário ao menos 1 vez por semana, além de pastagem, recebem ração de boa qualidade etc. O que diverge e muito no tratamento dos humanos.

Do ponto de vista filosófico, todos são abatidos: por acidentes, pelo cancer, pelo assassinato, pela morte. Este é um modelo universal, praticado em todo universo (buracos negros, estrelas que engolem outras etc.) Seria inviável mudar todo esse sistema.
A vida é o que acontece enquanto estamos fazendo outra coisa.
0

#46 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 03/05/2010 - 13:09

Ver postLepisma, em 03/05/2010 - 13:37, disse:

O fato é que um vegetariano é um onívoro fingindo ser herbívoro.

Nós não somos animais que não podem decidir o que vão comer, podemos ser o que quisermos. A grande maioria de nós se alimenta de uma porção de coisas que não faziam parte da dieta de nossos ancestrais, nós somos uma categoria totalmente nova de animais. Nos limitarmos a esses rótulos seria negar o nosso maior dom natural que é a razão.

Ver postAdriano Monteiro, em 03/05/2010 - 14:02, disse:

Os animais que nós, brasileiros, consumimos, são na maioria bem tratados

Bem tratados relativamente. Da mesma forma são mutilados sem anestesia, tratados como objeto, confinados e obrigados a viver como escravos do ser humano.

Ver postAdriano Monteiro, em 03/05/2010 - 14:02, disse:

Do ponto de vista filosófico, todos são abatidos

"Todos são abatidos"? Essa poderia então ser uma justificativa para o assassinato de outro ser humano.
0

#47 Membro offline   lightman Ícone

• demented

Postou 03/05/2010 - 13:38

Entendeu agora Monkey o motivo pelo qual pedi que defendesse sua posição fora do escopo da moralidade? as respostas dos outros foristas deixam isso bem claro.

Um motivo bem melhor para dizer as pessoas reduzirem o consumo de carne é que a pecuária de larga escala é um desastre em termos ambientais.
Bons argumentos não funcionam com religiosos do contrário não existiriam religiosos. Dr.House
0

#48 Membro offline   Cuteychao Ícone

• cuti-cuti
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 04/01/2010
  • Interests:Fuçar o mundo.

Postou 03/05/2010 - 14:00

Ver postLepisma, em 03/05/2010 - 13:37, disse:

Eu não consigo compreender como o fato de alguns indivíduos e empresas tratarem seus animais com crueldade constitui um bom motivo pOra não comer carne. No máximo, isso é um bom motivo para boicotar essas empresas. Não para ser vegetariano.

Meu pensamento exato. Não como carne bovina, mas porque não gosto do sabor, e penso ser essa uma justificativa mais razoável do que as que foram expostas aqui. De qualquer forma, o tratamento dedicado ao gado aqui no Brasil é bem mais decente do que o dos EUA, por exemplo. Você realmente defende a libertação de todos os animais? Eles são chamados domésticos por uma razão: porque evoluiram para se adaptar e depender de nós. Agora, se mesmo assim quiser libertá-los (eu pediria a opinião deles antes, ao invés de assumir que eles pensam e sentem como um ser humano), saiba que o destino de muitos deles será a morte, por falta de capacidade deles, por inadequação do ambiente e por crueldade humana.
Minha vida se divide em três fases. Na primeira, meu mundo era do tamanho do universo e era habitado por deuses, verdades e absolutos. Na segunda, meu mundo ficou mais modesto e passou a ser habitado por heróis revolucionários que portavam armas e cantavam canções de transformar o mundo. Na terceira, mortos os deuses, os heróis, as verdades e os absolutos, meu mundo encolheu ainda mais e chegou, não à sua verdade final, mas à sua beleza final: ficou belo e efêmero como uma jabuticabeira florida. ~ Rubem Alves
0

#49 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 03/05/2010 - 14:09

Lightman,

Acho importante salientar todos os lados dessa questão, principalmente o moral. Acho que as questões ambientais são também muito controversas, pelo que eu sei inclusive no meio científico, então não possuindo um conhecimento profundo a respeito do assunto não tenho muito o que falar.

O documentário "Meat the truth" é uma ótima pedida pra quem estiver interessado no assunto.

De acordo com essa matéria a pecuária é responsável por metade do gases de efeito estufa produzidos no Brasil:

[link]http://g1.globo.com/...DIZ+ESTUDO.html[/link]

Se informem a respeito gente, a coisa é bem real.
0

#50 Membro offline   lightman Ícone

• demented

Postou 03/05/2010 - 14:11

Esse é um dos impactos da pecuária em grande escala além do desmatamento.
0

#51 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 03/05/2010 - 14:15

Qualquer empresa maltrata os animais, nenhum gosta de viver confinado do jeito que vivem.

Vocês os veem como mercadoria, eu os vejo como indivíduos, assim como nós. O que faz com que eles não mereçam o direito de ir e vir? Nós os impedimos a força por serem mais fracos, só isso. Ou talvez por serem de outra espécie, o que seria um preconceito. E se houvesse outra espécie inteligente no planeta? Um deveria tentar escravizar o outro por serem diferentes?
-1

#52 Membro offline   Adriano Monteiro Ícone

• membro
  • PipPipPip

Postou 03/05/2010 - 14:40

Ver postMonkeyMan, em 03/05/2010 - 14:15, disse:

E se houvesse outra espécie inteligente no planeta? Um deveria tentar escravizar o outro por serem diferentes?

O natural seria eles se aniquilarem, este é um posicionamento que a sobrevivência impões aos seres vivos.

Ademais, é uma utópia absurda ser um vegetariano não hipócrita.

Dúvido que não utilize tênis de couro, alguma coisa derivada de algum animal no geral.

É insustentável essa posição, como a maioria das ideologias o são.
0

#53 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 03/05/2010 - 14:47

Não é impossível viver sem se utilizar de produtos animais, muitos o fazem. Eu não tenho essa força, mas apoio e tento fazer pelo menos alguma coisa a respeito não comendo carne de nenhum animal e instruindo as pessoas sobre o vegetarianismo.

Não é uma utopia um mundo onde não nos utilizamos de nenhum produto animal. É como dizer que viver sem petróleo é uma utopia só pq hoje em dia somos muito dependentes dele. Será que nossa sociedade irá ruir quando o petróleo acabar? Duvido muito.
0

#54 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 03/05/2010 - 14:53

"O natural seria eles se aniquilarem, este é um posicionamento que a sobrevivência impões aos seres vivos."

Estamos além disso, podemos escolher viver em harmonia com seres diferentes. Antigamente povos diferentes aniquilavam uns aos outros, hoje em dia vivem em relativa harmonia. Isso aconteceu com índios , com os negros, com os judeus...

Os índios falam outra língua, têm uma aparência diferente da nossa, costumes, são tecnologicamente menos avançados... Pq não os subjulgamos também?
0

#55 Membro offline   Deia Ícone

• demented
  • Ver galeria
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 20/03/2008

Postou 03/05/2010 - 14:54

olá Monkeyman !! Td bem?

Docke, obrigada por vc ter se lembrado de mim, estive numa correria danada esses dias...

Bom, já participei de se não me engano tres topicos sobre vegetarianismo aqui no forum, hehehe

Essa minha experiencia anterior me faz dizer aqui para os que creem que a carne seja indispensavel ao cardapio humano, que sou vegetariana PORQUE SIM, rss Pois não adianta discutir, vemos as coisas de formas muito diferentes e não existe um certo e um errado.

Para aqueles que respeitarem minha opção, digo que inumeros fatores contribuiram para isso:

- empatia ao sofrimento desnecessario de outras especies animais, não me preocupo em ser politicamente correta ou nada similar, embora ache muito correto o post do Lightman, sobre a preocupação com o ambiente.
- preocupação com minha saude, levando em conta antecedentes geneticos de problemas cardiovasculares, acho bom não incluir em minha dieta gorduras saturadas, homonios, etc. e não aumentar o nivel de toxinas resultantes do metabolismo dessa proteina.

alguem vai dizer: ah, mas as verduras e legumes tem agrotoxicos...rss
Mas tenho uma pequena horta, onde as verduras não são tão bonitas, e tem muitos insetos, mas não uso agrotoxicos diretamente, apenas coisas naturais como oleo de neem, ou nada mesmo... um pequeno pomar onde tenho mixiricas,laranjas e bananas, pouca coisa...

- E aqui uma preocupação inquestionavel : Depois de assistir uma palestra , num lançamento de um manual de controle de infecção hospitalar, da APECIH ( não sei se tem esse manual em bibliotecas virtuais, mas deve ter, com atualização anual).
APECIH, significa: Associação Paulista De Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar, como eu fazia parte da comissão de infecção hospitalar de onde eu trabalhava, tive que estudar mais a fundo.
Pois bem, nessa palestra foi discutido o quanto desconhecemos sobre o uso indiscriminado de antibioticos na agropecuaria. Isso faz com que cepas cada vez mais resistentes sejam criadas, chegando a nós pela alimentação, e fazendo com que usemos antibioticos cada vez mais fortes (ou de largo espectro), para coisas simples. Isso aumenta muito o custo hospitalar e nossa saude está ameaçada.

Para os que não conseguem viver sem a carne em suas refeições, eu aconselharia buscar seguir uma dieta equilibrada, de preferencia feita por um nutricionista, e com um consumo dentro do minimo possivel.

Tambem existe a otima noticia que recebemos há pouco tempo da carne produzida em laboratorio, não sei quando vai ser utilizada em larga escala, mas já é um avanço...

Felicidades , Monkeyman, admiro voce por sua postura, sei o quanto é dificil sermos vistos como pessoas normais, hehe :D
Mas não desista, participe tambem de foruns naturebas, lá voce encontra um monte de gente que pensa como a gente e isso é muito legal !!!
I don't listen to those who yell.
I listen to those who whisper.
0

#56 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 03/05/2010 - 15:01

Valeu Deia! Parabéns pelas atitudes, fico feliz em encontrar mais um defensor dos direitos dos animais. Um grande abraço! :)
0

#57 Membro offline   Cuteychao Ícone

• cuti-cuti
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 04/01/2010
  • Interests:Fuçar o mundo.

Postou 03/05/2010 - 15:05

Deia, creio que suas razões para assumir o vegetarianismo devem ser boas, como por exemplo, preocupação com a ingestão de gorduras etc. Eu também tenho essa preocupação, e além disso, não costumo digerir muito bem carne vermelha (talvez seja a falta de costume de consumi-la, visto que eu não gosto mesmo de carne vermelha e só como frango e peixe). Preocupação com o impacto ambiental da criação de gado para consumo também é um motivo razoável, partindo da lógica: quanto menos pessoas consumirem, menos gado será criado. Mas também poderia haver maior mobilização para melhorar o tratamento dado ao gado em certos criadouros, e não apenas a militância para difundir o vegetarianismo.
Eu não vejo nada de errado em comer animais ou plantas: sou de uma espécie onívora. Da mesma forma, se eu fosse um vampiro, não veria nada de errado em me alimentar de sangue humano. :P Em ambos os casos, gostaria apenas que os seres que me servem de alimento não passem por sofrimento desnecessário.
Minha vida se divide em três fases. Na primeira, meu mundo era do tamanho do universo e era habitado por deuses, verdades e absolutos. Na segunda, meu mundo ficou mais modesto e passou a ser habitado por heróis revolucionários que portavam armas e cantavam canções de transformar o mundo. Na terceira, mortos os deuses, os heróis, as verdades e os absolutos, meu mundo encolheu ainda mais e chegou, não à sua verdade final, mas à sua beleza final: ficou belo e efêmero como uma jabuticabeira florida. ~ Rubem Alves
0

#58 Membro offline   Adriano Monteiro Ícone

• membro
  • PipPipPip

Postou 03/05/2010 - 15:24

Ver postMonkeyMan, em 03/05/2010 - 14:53, disse:

"O natural seria eles se aniquilarem, este é um posicionamento que a sobrevivência impões aos seres vivos."

Estamos além disso, podemos escolher viver em harmonia com seres diferentes. Antigamente povos diferentes aniquilavam uns aos outros, hoje em dia vivem em relativa harmonia. Isso aconteceu com índios , com os negros, com os judeus...

Os índios falam outra língua, têm uma aparência diferente da nossa, costumes, são tecnologicamente menos avançados... Pq não os subjulgamos também?

é porque eles (os índios) já foram subjulgados no período colonial, o mesmo aconteceu na maioria dos continentes, quando o homem "tecnologicamente superior" desembarcou em terras desconhecidas... Portanto eles não representam mais uma ameaça.

o ser humano é um selvagem, esses ideais nobres que tu carrega, só se sustentam no período de "vacas gordas".

Como diria Shopenhauer:

"Se mostrássemos aos homens as horríveis dores e os atrozes tormentos a que está constantemente exposta sua existência, tremeriam de espanto; e se ao mais convencido otimista fizéssemos visitar os hospitais, os lazarentos, as salas de tortura dos cirurgiões, as prisões, os campos de batalha, os tribunais de justiça, os sombrios refúgios da miséria, acabaria por reconhecer de que modo é este 'o melhor dos mundos possíveis'"

Numa crise mundial que gerasse uma escassez de alimentos, queria ver a existência de uma ideologia tão frágil.

Vc só se comove com aqueles animais que possuem uma aparência de ursinho de pelucia. E as baratas, os ratos, tu se compadece?
0

#59 Membro offline   Deia Ícone

• demented
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 20/03/2008

Postou 03/05/2010 - 16:06

Numa crise mundial que gerasse uma escassez de alimentos, queria ver a existência de uma ideologia tão frágil.

Vc só se comove com aqueles animais que possuem uma aparência de ursinho de pelucia. E as baratas, os ratos, tu se compadece?

Adriano, é óbvio que animais que possuam um sistema nervoso semelhante ao nosso possam despertar mais "empatia" nas pessoas.
Alimentçaõ á base de insetos, como baratas, formigas,moscas,gafanhotos, etc...tambem já entrou em pauta para fins de experimentos em laboratorio, tambem podem ser uma saida a longo prazo, quem sabe...

Mas em caso de crise mundial, até mesmo o canibalismo seria possivel, por que não? O que diferencia um boi de um ser humano?

Voce vai dizer "Leis" ou "Etica"...mais alguma coisa? Isso justifica uma alimentação em termos de crise? :blink:
I don't listen to those who yell.
I listen to those who whisper.
0

#60 Membro offline   Deus Rome Ícone

• Niilista
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 20/04/2010
  • Interests:Fumar, beber, destruir crenças com o niilismo.

Postou 03/05/2010 - 16:33

Eu sou anti-vegetariano pois tenho dó das plantas...
COITADAS!
Ninguem pensa nelas :(

Imagem

Olha lá coitados...

Nascem para morrer!

Apenas esperando o sol se por para serem devoradas em pratos esquisito cheios de companheiras!

Imagem

:(

Seus monstros!!!!
Não gostou do meu post? [...] < Clique
Pensando em clicar "Responder"? veja como as pessoas costumam argumentar. :)~
0

Compartilhar este tópico:

• (12 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Último
  • Novo tópico
  • Fechado

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)