fórum.ateus.network: Vegetarianismo - fórum.ateus.network

Ir para

• (12 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último
  • Novo tópico
  • Fechado

Vegetarianismo

#1 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • Grupo: inativo
  • Cadastrado: 28/04/2010

Postou 01/05/2010 - 16:02

Eu sou vegetariano e gostaria de saber se há muitos vegetarianos ateus. Alguém aqui é ou conhece um?
0

#2 Membro offline   Bragdale Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 14/04/2010

Postou 01/05/2010 - 16:49

Pra ser sincero não conheço nenhum.
Mas porque? Acha que existe alguma propensão dos ateus a serem ou não vegetarianos por causa do ateísmo? Ou é pura curiosidade?
"A maioria das pessoas prefere morrer a pensar. E em verdade, é isso que fazem."(Bertrand Russell)
"Aporrinharei o Senhor... perturbarei o Senhor... emputarei o senhor... enquanto o Senhor não me pagar!"(Falcão)
GO, PACK GO!!
0

#3 Membro offline   notivago Ícone

• Grilo
  • PipPipPipPipPipPip
  • Cadastrado: 18/12/2009
  • Interests:Artes Marciais, Ciclismo, Computação, Ciência, Ficção, Seres Humanos, Heavy Metal e outros tantos estilos musicais, neo-ateismo.

Acho que isso resume o que está mais vivo nos meus interesses atualmente.

Postou 01/05/2010 - 17:07

Eu sou vegetariano também.
"There's a moment in life. When all the years will pass by
And the eyes filled with tears. We once shed
We recognize failures. The desperate cries
Of the ones who believed in our lies"
-- The Maiden And the Minstrel Knight, Blind Guardian
0

#4 Membro offline   Monge Ícone

• integrante
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 26/06/2009

Postou 01/05/2010 - 17:14

Eu gostaria, mas preciso consultar um médico para saber se posso.
Jamais me curvarei ante a um deus que tenha matado mais pessoas do que eu!

E como eu não matei ninguém...
0

#5 Membro offline   RavenaRaven Ícone

• Oompa-loompa of science
  • PipPipPipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Grupo: Moderador
  • Cadastrado: 11/04/2010
  • Interests:ciência, computação, inteligência artificial, algoritmos evolutivos, evolução, auto-organização

Postou 01/05/2010 - 17:16

Que motivos levaram vocês a serem vegetarianos?

Tenho amigos vegetarianos. Os motivos deles vão desde: "tenho dó dos animais" (apesar disso não impedir o uso de banco de couro, no carro); religião e saúde (carne causa alguns problemas fisiológicos).

Cheguei a ficar 6 meses sem comer carne, como experiência. Vi que seria possível (se tiver um restaurante vegetariano bom por perto ajuda), mas acabei voltando a comer carne por ser mais prático.
"Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less."
"Da mihi sis crustum Etruscum cum omnibus in eo"
0

#6 Membro offline   Monge Ícone

• integrante
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 26/06/2009

Postou 01/05/2010 - 17:22

Bom aminha motivação parte dos seguintes princcípios:

1 - Ética para com os animais.

2 - Questão de bonsenso afinal soube que são muitos kg de grãos para produzir um kg de carne.

3 - Vegetais são mais baratos!

Flws
Jamais me curvarei ante a um deus que tenha matado mais pessoas do que eu!

E como eu não matei ninguém...
0

#7 Membro offline   Docke Ícone

• CULPADO
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 22/02/2008

Postou 01/05/2010 - 17:25

No fórum há vários usuários que são vegetarianos, no momento lembro da Deia e do Johnny Deiro.
Esse tema já foi exaustivamente debatido por duas vezes neste Fórum, gerando bons debates e também boas brincadeiras nas toscomontagens anteriores.
Dessa forma, pode ser que os usuários que frequentem há mais tempo o Fórum não participem devido ao esgotamento com o assunto, mas é uma excelente oporturnidade para quem ainda não teve contato com o tema conhecerem ou para os adeptos divulgarem informações sobre o vegetarianismo.
(Desvirtuando: como todos os tópicos, esse tem grande chance de gerar toscomontagens hehehehe)
0

#8 Membro offline   RavenaRaven Ícone

• Ver galeria
  • Interests:ciência, computação, inteligência artificial, algoritmos evolutivos, evolução, auto-organização

Postou 01/05/2010 - 17:26

Pois é... esse argumento do uso racional de recursos me pareceu muito bom. Um quilo de carne bovina usa uma quantidade grande (não lembro o valor) de grãos e água, só pra falar de dois recursos. Poderíamos obter quase que a mesma coisa se nos alimentássemos só de vegetais, por um 'custo' de recursos muito menor.
"Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less."
0

#9 Membro offline   vegidio Ícone

• integrante
  • PipPipPipPip
  • Cadastrado: 07/01/2010

Postou 01/05/2010 - 17:31

Ver postRavenaRaven, em 01/05/2010 - 18:16, disse:

Que motivos levaram vocês a serem vegetarianos?

Também estou curioso para saber os motivos que levaram vocês a serem vegetarianos.

Infelizmente eu conheço pouquíssimos ateus pessoalmente, mas entre os ateus que eu conheci através da internet, eu notei que um número consideral é vegetariano. Nunca parei para analisar a proporção (talvez seja apenas uma coincidência), mas eu tenho a impressão que existem mais vegetarianos entre os ateus.

Abraços.
"Enquanto Deus permanecer no céu tudo na Terra estará bem!"
hryun.com
0

#10 Membro offline   Bragdale Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip

Postou 01/05/2010 - 17:34

Eu discordo dessa questão do "uso racional" dos recursos. Por que na verdade, a coisa é irrelevante. Se diminui por um lado, aumenta por outro.

Uma vez que o ser humano realmente precisa de proteínas para viver, e as proteínas vegetais são apenas uns 10% em relação aos animais, precisa-se suprir essa necessidade com leite, queijos, mel ou ovos (e para isso seria necessário uma criação de animais).

Por que para comer exclusivamente vegetais, é necessário comer muito mais vegetais (digamos que em vez de comer umas 300g de carne bovina, você só obtenha a mesma quantidade de proteínas com uns 4 quilos de soja) do que se comeria carne. O que exigiria uma área cultivada muito maior na terra, o que levaria a mais desmatamento, mais aglomerações nas cidades, etc etc...
"A maioria das pessoas prefere morrer a pensar. E em verdade, é isso que fazem."(Bertrand Russell)
"Aporrinharei o Senhor... perturbarei o Senhor... emputarei o senhor... enquanto o Senhor não me pagar!"(Falcão)
GO, PACK GO!!
0

#11 Membro offline   RavenaRaven Ícone

• Ver galeria

Postou 01/05/2010 - 17:41

Não lembro exatamente dos números, mas penso que era preciso mais do que 4kg de cereal pra produzir 1kg de carne. Gado, como é criado aqui no Brasil, também utiliza uma grande área, além de água. Então será que realmente seria desvantajoso ser vegetariano, pensando somente no uso racional de água e grãos?

Sei que proteínas vegetais são metabolizadas de forma diferente das animais. Mas seria realmente 10x menor? E dá para compensar apenas aumentando a quantidade ingerida?
0

#12 Membro offline   Bragdale Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip

Postou 01/05/2010 - 17:53

Uma vez vi uma matéria que dizia que uma vaca come cerca de 3% do seu peso em capim para ter toda a energia que precisa, e com 3% de seu peso em capim o homem não consegue nem 10% da energia que precisa. Claro, ninguém vai viver de comer capim, mas eu lia sobre sobre soja quando meu filho era mais novo, por que ele tinha dificuldade em digerir a lactose (graças a deus :blink: isso passou...). E lembro que a carne de soja precisava realmente ser bem concentrada para ser equivalente. Existem outros grãos semelhantes, como a quinoa, mas o grande problema é mesmo a área cultivada. Como é preciso comer muito mais vegetal do que carne para obter a mesma quantidade de energia, seria preciso plantar muito mais.

Curiosamente, a Superinteressante desse mês traz uma contagem sobre área cultivada na Terra hoje: cerca de 12% da superfície. De acordo com a revista, isso é preocupante, porque se chegar a uns 15% isso se tornará prejudicial. E para o mundo virar vegetariano, isso vai ser bastante superado.

Acho que o equilíbrio é o mais indicado.
GO, PACK GO!!
0

#13 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 01/05/2010 - 18:42

Obrigado pelas respostas gente.

Eu sou vegetariano pelos seguintes motivos:

Ética - Os animais sofrem pra caramba a vida toda, são maltratados, mutilados e castrados sem anestesia.

São seres inteligentes que são subjulgados só por serem menos inteligentes do que nós; embora não sejam tão estúpidos quanto muitos pensam, os porcos são mais espertos do que os cães.

Ambientalismo - Sim, se gasta muito mais água para produzir carne do que para produzir vegetais. Sabia que 1/3 do que cultivamos alimenta animais? Fora as áreas de pasto. Há também o problema dos gases emitidos pelos animais. Ser vegetariano definitivamente é mais ecológico.

Ótimos vídeos sobre o assunto são:

"Terráqueos" e "Meat the Truth" que são encontrados no Youtube.
0

#14 Membro offline   Lepisma Ícone

• Insecta
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 25/10/2009

Postou 01/05/2010 - 19:47

Aos vegetarianos eu digo o seguinte:

Não viagem!!! Enquanto estivermos vivos, estaremos inexoravelmente comendo matéria que já esteve viva ou que foi produzida por outros seres vivos. Não há objetivo ou propósito algum em basear a nossa dieta na classificação taxonômica das espécies. Até esse argumento racional em consumir produtores ao invés de consumidores me parece bobo. Esse tipo de racionamento ainda não é necessário.

Augusto dos Anjos

À mesa

Cedo à sofreguidão do estômago. É a hora
De comer. Coisa hedionda! Corro. E agora,
Antegozando a ensangüentada presa,
Rodeado pelas moscas repugnantes,
Para comer meus próprios semelhantes
Eis-me sentado à mesa!

Como porções de carne morta ... Ai! Como
Os que, como eu, têm carne, com este assomo
Que a espécie humana em comer carne tem! ...
Como! E pois que a Razão me não reprime,
Possa a terra vingar-se do meu crime
Comendo-me também.

Atenciosamente,
Lepisma
0

#15 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 01/05/2010 - 19:57

Ver postLepisma, em 01/05/2010 - 20:47, disse:

Aos vegetarianos eu digo o seguinte:

Não viagem!!! Enquanto estivermos vivos, estaremos inexoravelmente comendo matéria que já esteve viva ou que foi produzida por outros seres vivos. Não há objetivo ou propósito algum em basear a nossa dieta na classificação taxonômica das espécies. Até esse argumento racional em consumir produtores ao invés de consumidores me parece bobo. Esse tipo de racionamento ainda não é necessário.

A questão, pelo menos pra mim não é comer outros seres vivos, eu não choro toda vez que tenho que matar um mosquito.rs

A questão é fazer milhões de animais inteligentes viverem vidas indignas desnecessariamente.
0

#16 Membro offline   RavenaRaven Ícone

• Ver galeria

Postou 01/05/2010 - 19:57

Ué, mas se é uma opção pessoal e, por enquanto, não afeta a mais ninguém a não se o próprio vegetariano, qual o problema?

E o que determinaria o inicio de um 'racionamento' desses, já que ele ainda não é necessário?
0

#17 Membro offline   Bragdale Ícone

• experiente
  • PipPipPipPipPip

Postou 01/05/2010 - 20:08

A questão é fazer milhões de animais inteligentes viverem vidas indignas desnecessariamente.

Hey, Monkey, uma dúvida que eu sempre tenho quando vejo esse argumento dos mal tratos aos animais e tal. Já que você mesmo diz que não chora por um mosquito, qual o seu limite para esse "mal trato"? A partir dos mamíferos, talvez?

Aliás, uma ideia maluca que me veio agora, o que vocês achariam de começarmos a nos alimentar de mosquitos :huh: ? Não to brincando, insetos são extremamente abundantes, o espaço pra se criar é mínimo, reproduzem-se muito velozmente e são proteína pura...
GO, PACK GO!!
0

#18 Membro offline   Lepisma Ícone

• Insecta
  • PipPipPipPipPipPip
  • Ver galeria
  • Cadastrado: 25/10/2009

Postou 01/05/2010 - 20:12

Ver postMonkeyMan, em 01/05/2010 - 21:57, disse:

Animais que provavelmente nem teriam nascido se não fossem as condições artificiais nas quais eles são criados. O fato é que ninguém sabe o quão inteligente um porco é. Mas se me perguntarem, eu digo que não parecem muito inteligentes, não. Eu acho hipocrisia das grossas esses defensores dos direitos dos animais que enchem o saco para não sacrificarem camundongos em laboratório, mas esmagam qualquer barata que entra na casa deles imediatamente.

Quem é que luta pelos direitos dos artrópodes?!
Atenciosamente,
Lepisma
0

#19 Membro offline   RavenaRaven Ícone

• Ver galeria

Postou 01/05/2010 - 20:17

@Lepisma

Cães e golfinhos você não vê problema? Curiosidade mesmo. Qual seria o limite, como o Bragdale perguntou?
0

#20 Membro offline   MonkeyMan Ícone

• Curioso
  • PipPipPipPipPipPipPip

Postou 01/05/2010 - 20:24

Bragdale,

Acho que é uma questão de respeito com outro ser vivo, nenhum animal merece ser enjaulado e viver uma vida de sofrimento sem razão. Se existisse outra raça tão inteligente quanto nós no planeta teríamos eventualmente que aprender a conviver em harmonia, ou seja, só escravizamos os animais pq eles não podem se defender. Não acho que isso seja condizente com nossos valores morais.

Nós demonstramos compaixão por um ser humano intelectualmente deficiente, pq não demonstramos a mesma compaixão para com os seres de outras espécies?

Ver postLepisma, em 01/05/2010 - 21:12, disse:

Animais que provavelmente nem teriam nascido se não fossem as condições artificiais nas quais eles são criados. O fato é que ninguém sabe o quão inteligente um porco é. Mas se me perguntarem, eu digo que não parecem muito inteligentes, não. Eu acho hipocrisia das grossas esses defensores dos direitos dos animais que enchem o saco para não sacrificarem camundongos em laboratório, mas esmagam qualquer barata que entra na casa deles imediatamente.

Quem é que luta pelos direitos dos artrópodes?!

Um animal que não existe prefere existir como escravo ao invés de continuar não existindo?rs

Ele não existe, não estamos fazendo um favor a ninguém.

Sobre matar baratas, usar camundongos, acho que é uma questão de bom senso. O sofrimento gerado é justificado? Mas isso ainda tá muito longe, precisa ser muito bem pensado.
0

Compartilhar este tópico:

• (12 Páginas) +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último
  • Novo tópico
  • Fechado

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)