Um pensador

Materialismo histórico-dialético e Praxeologia

25 posts neste tópico

Um é ciência e o outro não é? Ambos são pseudociências? Ambos são ciência? O que dizer?

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é a matéria ? :o

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Ricardo Sandre disse:

O que é a matéria ? :o

Verdade, que é matéria? Creio que, o que dá massa à matéria é a ação do Bóson de Higgs no campo de Higgs. Entretanto, o Bóson de Higgs já não é uma partícula que possui massa? Logo, francamente não sei o que é "matéria" e pelo que li no wikipédia: "Não há um único significado científico que seja consenso para a palavra "matéria", apesar do termo "massa" ser bem definido." :wacko:

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, dizem q matéria é tudo aquilo q tem massa e ocupa algum lugar no espaço. 

Fótons são partículas mas não tem massa.

Buraco negro não ocupa lugar no espaço, toda matéria está concentrada num ponto. Alguns tem massa de um milhão de sóis.:o

A matéria sólida é muito mais espaço vazio

Não sabemos o q é matéria, só conhecemos o comportamento dela. Mas sinto q ela existe, meus instintos não mentem, hehe.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade a matéria não é um conceito fundamental, por isso toda descrição é incompleta. O que não tem nada a ver com o materialismo histórico, que por ser uma teoria da história e se você entender que ela (a história) é uma ciência, então é. Agora, definitivamente, até o acadêmico mais conservador dos EUA vai lhe assegurar que trata-se de uma contribuição inestimável para o conhecimento das relações sociais e econômicas no capitalismo. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
51 minutos atrás, Dimas B L disse:

O que não tem nada a ver com o materialismo histórico, que por ser uma teoria da história e se você entender que ela (a história) é uma ciência, então é. Agora, definitivamente, até o acadêmico mais conservador dos EUA vai lhe assegurar que trata-se de uma contribuição inestimável para o conhecimento das relações sociais e econômicas no capitalismo. 

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A essência do marxismo está no conceito de  Mais Valia, que é um valor acrescido ao valor do trabalho, isto é, o lucro, e o lucro é a essência do capitalismo. O pessoal da esquerda, ao menos aqueles que adota Marx como uma espécie de verdade revelada, ou verdade científica, tem também a mania da distorção por dever ou vocação ou ignorância e  pensam, ou costumam dizer, que o capitalista coloca o lucro com a margem que  quiser. Que o capitalista seria, nesse caso, um  predador descontrolado.  Mas é a própria natureza do capitalismo que determina e controla preços (pela oferta e demanda) 

Mas enfim, Mises desmonta de forma simples a ideia de mais valia ao mostrar que os preços não tem valor objetivo como pensava Marx. Os preços tem valor subjetivo.  Para mim tem um valor porque preciso do objeto, mas quando eu tiver adquirido este objeto ele perde o valor para mim na aquisição de outro igual, ou pode acontecer que um objeto é valioso e necessário para um e para outro não.  Então o valor, na maioria dos casos é subjetivo, e nos casos em que não seja,como alimentos, por exemplo,  ainda se pode contar com a lei de oferta e demanda, não cabendo ao capitalismo a determinação de preços quando a economia funciona livremente.

É aqui que entra a praxeologia, que é a ideia que aquilo que leva os indivíduos  à ação é subjetivo. Para uns basta pouca coisa para se viver, para outros o enriquecimento e acumulação é uma dedicação em tempo integral, conjugando todas as  suas forças mentais e físicas.  É claro que vemos isso sempre, como o caso uma mesma família alguns irmãos são pobres em outros enriquecem, mesmo vivendo nas mesmas condições  e criados e educados nas mesmas condições. 

Quanto ao materialismo da história, que a história é a história das lutas de classe, que é uma dialética, também é mentira, porque se fosse verdade acontecia assim, não precisava de revoluções como as propostas pelo marxismo.  Onde foi que isso, a luta de classes, deixou de funcionar e foi dominada por um dos lados, o lado dos capitalistas (os donos dos meios de produção) ?

Embora Marx tenha destruído o idealismo na filosofia, e essa é sua grande contribuição, e até que as relações sociais são forjadas pela produção, que a produção cria essas relações, que por sua vez são determinadas por ela, desde os campos jurídicos até a religião, a cultura e arte, também é indiscutível.  Mas pára por aqui. A história é  a  história das ideias em  sentido de ideias práticas.  Ninguém  tomou de ninguém os meios de produção, como se fossem coisas naturais. Máquinas, ferramentas e processos foram criados por indivíduos extraordinários com o  objetivo de se fortalecer na luta pela excelência em qualidade, produção e comércio. Os outros, os trabalhadores, apenas se beneficiaram disso, porque sem isso não haveria demanda por trabalhadores que teriam continuado na idade da pedra,

Aristóteles definiu o o ser humano como um animal político.  De fato, todas as relações são políticas, mesmo entre duas pessoas, mesmo entre duas pessoas que se amam. Mas também podemos definir o ser humano como  um animal comercial. Há comércio  mesmo entre duas pessoas que se amam.  No mundo  de Marx ele chama o  comércio de distribuição. Esse é  mais um de seus grandes enganos. Mas inteligente e perspicaz como era, certamente sabia que isso não poderia ser ignorado, que não seria possível,  a menos que fôssemos todos como Jesus Cristo ou Francisco de Assis,  a distribuição sem comércio, sem  lucro, é impraticável  pela natureza humana ou pela natureza em geral.

2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, Helmer disse:

1)A essência do marxismo está no conceito de  Mais Valia, que é um valor acrescido ao valor do trabalho, isto é, o lucro, e o lucro é a essência do capitalismo. O pessoal da esquerda, ao menos aqueles que adota Marx como uma espécie de verdade revelada, ou verdade científica, tem também a mania da distorção por dever ou vocação ou ignorância e  pensam, ou costumam dizer, que o capitalista coloca o lucro com a margem que  quiser. Que o capitalista seria, nesse caso, um  predador descontrolado.  Mas é a própria natureza do capitalismo que determina e controla preços (pela oferta e demanda) ....

Sem contar sobre os livros "A Ideologia alemã", "Teses sobre Feuerbach", "Crítica da Filosofia do Direito de Hegel", etc. que vão ao infinto e além da mais valia, ainda temos "O Capital", com 2500 páginas, que fala da mais valia em um dos 4 capítulos desse livro, e  alegar que a essência do marxismo se resume a ela, só não é pior e mais raso  do que achar (assim como os crentes acham que nós ateus não entendemos o real significado da bíblia ), que o pessoal de esquerda adota como uma "espécie de verdade revelada", pois basta ler suas conclusões de que entende quase nada do assunto. Você acha que sabe, sugiro tentar substituir o Mainardi, pode ser que pelas besteiras descritas, eles o aceitem quando ele estiver de férias.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí está o sintoma dos adeptos das verdades reveladas, a paixão cega e a passionalidade.  Que adianta citar títulos de livros?  Livros repletos de babosa e maionese? 

Marx foi um hegeliano (Hegel é um teólogo) até ler Feuerbach,  aí teve a inspiração, o insight, bastava inverter o  pensamento  de Hegel, colocando a matéria no lugar de Espírito.  E depois disso  passou a vida escrevendo 600 volumes tentando explicar  o que nunca conseguiu. Coisa que poderia ter feito num único volume. Mas não, passou a vida à custas de Engels escrevendo digressões sobre o capitalismo.  Sugiro a você ler Mises, Hayek e Menger para entender Marx. 

Mas lembre-se que citei a verdadeira contribuição de Marx,  para a filosofia. O resto é crítica ao capitalismo ou maioneses sem sentido. 

Sem a Mais Valia não existe marxismo. Como? sem a mais valia ele nada mais tinha a dizer. A mais valia é a  mola mestra de Marx.  De resto  Marx é um Hegel piorado, se é que isso é possível. 

 

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Helmer disse:

1)Aí está o sintoma dos adeptos das verdades reveladas, a paixão cega e a passionalidade.  Que adianta citar títulos de livros?  Livros repletos de babosa e maionese? 

2)Marx foi um hegeliano (Hegel é um teólogo) até ler Feuerbach,  aí teve a inspiração, o insight, bastava inverter o  pensamento  de Hegel, colocando a matéria no lugar de Espírito.  E depois disso  passou a vida escrevendo 600 volumes tentando explicar  o que nunca conseguiu. Coisa que poderia ter feito num único volume. Mas não, passou a vida à custas de Engels escrevendo digressões sobre o capitalismo.  Sugiro a você ler Mises, Hayek e Menger para entender Marx. 

3)Mas lembre-se que citei a verdadeira contribuição de Marx,  para a filosofia. O resto é crítica ao capitalismo ou maioneses sem sentido. 

4)Sem a Mais Valia não existe marxismo. Como? sem a mais valia ele nada mais tinha a dizer. A mais valia é a  mola mestra de Marx.  De resto  Marx é um Hegel piorado, se é que isso é possível. 

 

1) Sim, os livros de Marx são repletos de babosa e maionese, mas os seus escritos merecem um Nobel em filosofia. Desculpe não reconhecer o primeiro brasileiro a ganhar um, he he. 
2) Outro reducionismo tosco, limitar o conhecimento de Hegel, chamando-o  de teólogo  quando a maior parte da sua obra nem arranha o assunto. E Marx não foi somente um hegeliano, outro reducionismo raso, não é por menos que chama os livros de Marx de babosa e maionese. 
3) Fico impressionado com seu profundo conhecimento sobre Marx,  talvez possa fazer uma palestra, uma dica: http://www.marketwatch.com/story/communist-manifesto-among-top-three-books-assigned-in-college-2016-01-27 
4) Depois os "de esquerda" que reverenciam Marx como deus, mas o sr. não usa de argumentos e sim despeja ódio, e de uma maneira bem senso comum, aliás da mesma maneira que fala sobre outros assuntos, com uma empáfia digna de um fundamentalista religioso exorcizando Satã de uma pobre alma. Não reconhece a importância de vários trabalhos de uma pessoa que é reconhecida na academia do Ocidente inteiro como um grande pensador.
Já é segundo assunto com 2 bolas fora da órbita, esse e o budismo, he he. 
 

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esquece minha pessoa, concentre-se no assunto. É assim que funciona. E como já fiz uns 500 posts sobre as misérias do marxismo, estou calejado disso há anos aqui. Já vi coisa  pior e melhor.  

Todo meu texto foi feito com argumentos. leia novamente. 

Marx, fora dos círculos de intelectuais de esquerda, seus adeptos,  não existe mais.  Ninguém perde mais tempo com isso.  Vejo debates  entre pensadores, economistas, escritores, historiadores,  quase  todo dia e ninguém cita Marx. 

Mas quando dizemos isso a um adepto,  ele  mete os pés pelas mãos e ataca, como  se estivéssemos falando mal da mãe dele. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Helmer

Quando o assunto é marx ou qualquer outra esquerdice o @Dimas B L fica emocionalmente instável e começa a anotar no caderninho de quem ele vai botar no paredon quando la revolucion chegar . Já adianto que é caso perdido, o sonho dele é tornar o mundo uma coreia do norte com o lula encox... comandando tudo.

Estou tentando arranjar ajuda profissional para ele, mas ele só aceita se for no SUS porque ele não vai para instituição opressora de coxinha.

 

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, Helmer disse:

Esquece minha pessoa, concentre-se no assunto. É assim que funciona. E como já fiz uns 500 posts sobre as misérias do marxismo, estou calejado disso há anos aqui. Já vi coisa  pior e melhor.  

Todo meu texto foi feito com argumentos. leia novamente. 

Marx, fora dos círculos de intelectuais de esquerda, seus adeptos,  não existe mais.  Ninguém perde mais tempo com isso.  Vejo debates  entre pensadores, economistas, escritores, historiadores,  quase  todo dia e ninguém cita Marx. 

Mas quando dizemos isso a um adepto,  ele  mete os pés pelas mãos e ataca, como  se estivéssemos falando mal da mãe dele. 

Tem razão, o site que eu coloquei no post anterior é fake e sua sumidade sobre Marx é impressionante. Não preciso ler novamente, pois ao contrário de você, tive debates muito mais respeitosos com meu professor de política, que é pós graduado nos EUA e mesmo discordando da teoria marxista, não a tratava de uma maneira tão infantil  como você. Isso só para atentá-lo que esse preconceito dicotômico ridículo não é produtivo em nenhum lugar. 
Não sou eu que estou atacando Adam Smith ou Fukuyama, em termos de "babosa" e "maionese".
Você deve assistir palestras muito interessantes, na Makenzie, he he. E, com toda sua humildade, lhe apresento um zé ninguém que faz muito mais que citar Marx: http://davidharvey.org/2016/12/video-anti-value-marx-professor-david-harvey-soas-university-london/
Quer mais?

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, lonewolf disse:

@Helmer

Quando o assunto é marx ou qualquer outra esquerdice o @Dimas B L fica emocionalmente instável e começa a anotar no caderninho de quem ele vai botar no paredon quando la revolucion chegar . Já adianto que é caso perdido, o sonho dele é tornar o mundo uma coreia do norte com o lula encox... comandando tudo.

Estou tentando arranjar ajuda profissional para ele, mas ele só aceita se for no SUS porque ele não vai para instituição opressora de coxinha.

 

 

Seu analfabetismo funcional sobre o assunto me deixa embasbacado. 

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Dimas B L disse:

Seu analfabetismo funcional sobre o assunto me deixa embasbacado. 

:D:D Não fale!!, Já parte para ignorância sem nenhuma provocação. trágico. :P

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, lonewolf disse:

:D:D Não fale!!, Já parte para ignorância sem nenhuma provocação. trágico. :P

 

Tem razão, você foi de extrema importância para falar sobre o tema sugerido. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, lonewolf disse:

@Helmer

Quando o assunto é marx ou qualquer outra esquerdice o @Dimas B L fica emocionalmente instável e começa a anotar no caderninho de quem ele vai botar no paredon quando la revolucion chegar .

 

mas eu pensava que esse pessoal tinha sumido daqui por simples questão de falta de argumento ante a desastrosa experiência brasileira de quadrilhas e prisões.   Quem você acha que é o @Dimas BL? alguém que eu deveria conhecer, né? parece que conheço o estilo.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Helmer disse:

mas eu pensava que esse pessoal tinha sumido daqui por simples questão de falta de argumento ante a desastrosa experiência brasileira de quadrilhas e prisões.   Quem você acha que é o @Dimas BL? alguém que eu deveria conhecer, né? parece que conheço o estilo.

Sumir, não sumiram totalmente, vira e mexe fazem um protesto, dizem que foi gopi e chamam todo mundo de fascista.

Até suspeitei que era o caso de ser um pessoal desses, mas aparentemente não, é só esquerdozofrenia mesmo. O dimas é tranquilo, só não mexe no socialismo dele, que sobe nas tamancas e coloca uma boina do chê. Nos outros assuntos ele costuma controlar um pouco os ataques pessoais. Acho que ainda não conheceu a outra figura mas é como o outro usuário, o heidegger, só que um pouco menos chato e comunista, o que é meio estranho ser comunista e ser menos chato que alguém. :lol:

Nada pessoal @Dimas B L, sabe que é nois camarada, há que endurecer mas perder a ternura jamais.

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma assombrosa profecia do profeta Groucho Marx q acabou se confirmando pela ciência: :o

A religião é o ópio do povo. 

O cérebro produz endorfinas, um opiáceo, nos crentes quando rezam. :P

http://super.abril.com.br/ciencia/cerebro-faca-sua-cabeca/
 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, lonewolf disse:

Sumir, não sumiram totalmente, vira e mexe fazem um protesto, dizem que foi gopi e chamam todo mundo de fascista.

Até suspeitei que era o caso de ser um pessoal desses, mas aparentemente não, é só esquerdozofrenia mesmo. O dimas é tranquilo, só não mexe no socialismo dele, que sobe nas tamancas e coloca uma boina do chê. Nos outros assuntos ele costuma controlar um pouco os ataques pessoais. Acho que ainda não conheceu a outra figura mas é como o outro usuário, o heidegger, só que um pouco menos chato e comunista, o que é meio estranho ser comunista e ser menos chato que alguém. :lol:

Nada pessoal @Dimas B L, sabe que é nois camarada, há que endurecer mas perder a ternura jamais.

Seu "nada pessoal" diz tudo. Então deixe-me ser claro, você não fez, não faz e nunca fará meu tipo. Pode esquecer. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Dimas B L disse:

Seu "nada pessoal" diz tudo. Então deixe-me ser claro, você não fez, não faz e nunca fará meu tipo. Pode esquecer. 

Very-Badly-Sad-Meme.jpeg?resize=225,224

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Dimas B L disse:

Seu "nada pessoal" diz tudo. Então deixe-me ser claro, você não fez, não faz e nunca fará meu tipo. Pode esquecer. 

Pô, cara, então quer dizer q o lobo mau não faz seu tipo. Pra fazer seu tipo como é q ele tem q ser? Tem q ser tipo Jean Willys? hehe.

 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Ricardo Sandre disse:

Pô, cara, então quer dizer q o lobo mau não faz seu tipo. Pra fazer seu tipo como é q ele tem q ser? Tem q ser tipo Jean Willys? hehe.

 

Porque, você é parecido com o Jean??? he he. 

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual Jean? Jean Paul $artre? :P

Não sou existencialista, hehe.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora