Gilberlon Barreto

Em que âmbito encontra-se a moralidade, na subjetividade, ou na objetividade?

249 posts neste tópico

A moralidade é Subjetiva, ou Objetiva? justifique sua resposta.

0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma sociedade funciona sem leis? NÃO ...

Então vc já sabe a resposta. :P

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Gilberlon Barreto disse:

A moralidade é Subjetiva, ou Objetiva? justifique sua resposta.

Em ambos, como quase tudo em termos de comportamento. 

Objetivo: genética/inato. Subjetivo: cultura/aprendido; um influenciando o outro.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Moral? nem subjetiva nem objetiva...

Mora é relativíssissimaça.

Como diria o Didi: Ai varêia...

De qual moramos falamos? Cristã? Muçulmana? de Esquerda (tá, tô zoando, esquerda não tem moral...)

0

Compartilhar este post

Link para o post
21 horas atrás, Stan disse:

Em ambos, como quase tudo em termos de comportamento. 

Objetivo: genética/inato. Subjetivo: cultura/aprendido; um influenciando o outro.

Eu tbm acho q pode ser genÉtico. :P

0

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkk, boa. Um bom argumento pra se usar com crentes; já que eles entendem tudo de maneira lietral, se em genética tem ética, logo a moral é genética. :lol:

Só lembrando como funciona a mente de um crente:

Crentelhos Debiloides.jpg

0

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que como tudo que é comportamental o processo é por ultimo subjetivo, já que passa por uma avaliação consciente e acredito também inconsciente de fatores externos e internos. Acredito nisso pelo simples fato de que pessoas diferentes tem definições de moralidade diferentes.

Tendo isso em vista também acredito que podemos avaliar a moralidade de forma objetiva, sendo a moralidade em sua maioria formada por construtos sociais ou por genética, não sei, mas no fim acho que podemos nos direcionar para uma moralidade objetiva assim como fazemos com outras questões sociais e instintivas. Até porque essa visão de relativismo moral me parece demasiadamente perigosa e contraprodutiva para melhorar a qualidade de vida humana.

0

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que é subjetiva, mas quando todos concordam com algo específico, ela se torna objetiva enquanto houver concordância. 

0

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe de alguma sociedade onde o incesto* e o assassinato de grávidas são moralmente aceitáveis?

*A explicação seria a de que, sendo nós "escravos" dos genes (segundo a interpretação evolutiva popularizada por Dawkins), o incesto traz um grande risco de nascer filhos com problemas de saúde (i.e. genéticos), e isso deve ter sido visto por todas as tribos humanas, ou mais especificamente pelos machos alfa das tribos, como uma desvantagem para a perpetuação genética.

0

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Atik Yomin disse:

Alguém sabe de alguma sociedade onde o incesto* e o assassinato de grávidas são moralmente aceitáveis?

Ainda não, mas estão trabalhando nisso:

http://www.independent.co.uk/news/world/europe/incest-and-necrophilia-should-be-legal-youth-swedish-liberal-peoples-party-a6891476.html

0

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, lonewolf disse:

Ainda não, mas estão trabalhando nisso (...)

Enfim, estamos nos libertando da ditadura genética! [emoticon de ironia]

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Atik Yomin disse:

*A explicação seria a de que, sendo nós "escravos" dos genes (segundo a interpretação evolutiva popularizada por Dawkins), o incesto traz um grande risco de nascer filhos com problemas de saúde (i.e. genéticos), e isso deve ter sido visto por todas as tribos humanas, ou mais especificamente pelos machos alfa das tribos, como uma desvantagem para a perpetuação genética.

Há várias espécies de primatas em que incesto não é praticado. Isso é um argumento fortíssimo para o lado objetivo da moral. Quanto ao subjetivo, ora, não perdemos tempo discutindo o óbvio.

No mais:

Universais humanos

Steven Pinker apresenta, em The Blank Slate, uma lista de características humanas que seriam universais. Compilada pelo antropólogo Donald E. Brown, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, ela foi publicada pela primeira vez no livro Human Universals (“Universais humanos”, sem tradução no Brasil), de 1991. Abaixo, adaptamos as mais importantes – e curiosas – das características que seriam comuns a todas as culturas do planeta.

ABSTRAÇÃO na fala e no pensamento

ARMAS – criação e utilização

CIÚME – e o sentimento de posse

CRENÇA no sobrenatural ou em religião

CRENÇAS relacionadas à morte

CLASSIFICAÇÃO das pessoas por idade

CLASSIFICAÇÃO das cores

CLASSIFICAÇÃO das pessoas por grau de parentesco

COMPLEXO de Édipo

DIVISÃO do trabalho entre os membros do grupo

ESTUPRO (e também sua proibição)

GOSTO por doces

INCESTO entre filho e mãe considerado tabu

LÍDERES – e a disputa pelo poder

LINGUAGEM – a boa utilização é forma de prestígio

LUTO – formas de externar a dor pela perda

MACHOS mais agressivos e com maior tendência a praticar formas letais de violência (em comparação às fêmeas)

MEDO de cobras

MEDO infantil de ruídos altos

MÚSICA e dança

NOÇÃO do passado, presente e futuro

NEPOTISMO (predileção por filhos ou parentes)

PIADAS – narrativas humorísticas

PROIBIÇÃO do assassinato

SENTIMENTOS morais

VIOLÊNCIA – e a proibição de algumas formas

0

Compartilhar este post

Link para o post

Se o ser para o humano vivesse de forma isolada e fosse hermafrodita, hehe, não haveria moral. 

Desde o momento q ele vive em relação com outros mesma espécie, as regras de ouro passam a ser objetivas e necessárias pq se não a vaca vai pro brejo. :P

O amoral são os outros, hehe.

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Ricardo Sandre disse:

Desde o momento q ele vive em relação com outros mesma espécie, as regras de ouro passam a ser objetivas e necessárias pq se não a vaca vai pro brejo. :P

Mas não é esse objetivismo que estamos discutindo, mas sim o fato da diferença destas regras em várias culturas. No mais, as regras de moral e própria lei (quando não universais) são tão transitórias e discordantes que acredito não podermos dizer que são assim tão objetivas.

0

Compartilhar este post

Link para o post

O cuidar é universal em todas as culturas. Nós somos animais gregários, assim como os demais primatas. 

A etologia demonstra q existe uma bioÉtica no macaco metafísico. :P

Já viu alguma cultura abandonar as crianças? 

0

Compartilhar este post

Link para o post

O cuidar é universal em todas as culturas. Nós somos animais gregários, assim como os demais primatas. 

A etologia demonstra q existe uma bioÉtica no macaco metafísico. :P

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Ricardo Sandre disse:

De forma geral não é muito comum, mas há muita a prática disso sim. Mães e pais (humanos) que abandonam e/ou matam os filhos, cadelas que comem o filhote recém-nascido (relativamente comum na raça do "cofap"), gorilas que abandonam o filhote sem motivo aparente e os deixam morrer a própria sorte, tubarões comerem seus irmãos ainda dentro da barriga da mãe...tem muita coisa por aí nesse mundão.

Já contei isso uma vez mas repito. Uma vez na Suécia (numa pequena cidade próximo a Estocolmo) na casa de uma família comum (onde me hospedei), a filha do casal me perguntou na frente de todos na sala de estar se eu não queria fazer sexo mais tarde, algo que me deixou bastante deslocado, mas não mais deslocado quando a mãe (a "corôa") também manifestou interesse em transar sem a menor cerimônia em esconder do seu companheiro. Depois de algum tempo lá e com mais intimidade, fiquei sabendo que a moça e o irmão praticavam sexo sempre que ficavam excitados, com a ciência dos pais (algo muiiiiito estranho pra mim).

Bem, eu comi todo mundo lá, com exceção do irmão e do pai (rsrsrs), e foi onde tive a minha primeira experiência sexual com três mulheres ao mesmo tempo (a moça da casa, a irmã dela e uma amiga da faculdade delas). Mas eu era jovem e aguentava o desafio :lol:

0

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Russell disse:

Bem, eu comi todo mundo lá, com exceção do irmão e do pai (rsrsrs), e foi onde tive a minha primeira experiência sexual com três mulheres ao mesmo tempo (a moça da casa, a irmã dela e uma amiga da faculdade delas). Mas eu era jovem e aguentava o desafio :lol:

Não sou mais ateu! Agora venero o deus Russell, meu ídolo! ashasuhasuahasuashau 

0

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... cara, se tem uma coisa que eu acumulei nos meus 30 anos de aviação são histórias incríveis, tanto boas como ruins, e algumas bem bizarras, é verdade :D

Se eu tivesse o dom de escrever até arriscaria por tudo num livro rsrsrs

0

Compartilhar este post

Link para o post
59 minutos atrás, Russell disse:

Eu vou morar na $uecia. É pra lá q eu vou. :P

Se eu tivesse o dom de escrever até arriscaria por tudo num livro rsrsrs

Seria um livro de contos erótico de envergonhar Nelson Rodrigues. KKkkk

0

Compartilhar este post

Link para o post

Eita prelga, como tem homem papudo aqui nesse site !!! Para ver como a moral ainda não evoluiu mesmo, he he :P

0

Compartilhar este post

Link para o post

:D :lol: :D

1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Russell disse:

Já contei isso uma vez mas repito. Uma vez na Suécia (numa pequena cidade próximo a Estocolmo) na casa de uma família comum (onde me hospedei), a filha do casal me perguntou na frente de todos na sala de estar se eu não queria fazer sexo mais tarde, algo que me deixou bastante deslocado, mas não mais deslocado quando a mãe (a "corôa") também manifestou interesse em transar sem a menor cerimônia em esconder do seu companheiro. Depois de algum tempo lá e com mais intimidade, fiquei sabendo que a moça e o irmão praticavam sexo sempre que ficavam excitados, com a ciência dos pais (algo muiiiiito estranho pra mim).

KKKK, bom, eu não conheço o cotidiano sueco (mas me interessei), será que isso é comum lá? Será que não foi se hospedar justamente numa casa de loucos? Conta a verdade aí Russell, acho que vc acabou se hospedando num puteiro e vem com essa aí...:lol::P

1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Renato disse:

KKKK, bom, eu não conheço o cotidiano sueco (mas me interessei), será que isso é comum lá? Será que não foi se hospedar justamente numa casa de loucos? Conta a verdade aí Russell, acho que vc acabou se hospedando num puteiro e vem com essa aí...:lol::P

Não, não, lá o incesto entre irmãos é muito comum e a monogamia existe em forma de casamento apenas (casa-se apenas com uma pessoa), mas na maioria dos relacionamentos tanto o homem como a mulher fazem sexo com outras pessoas de forma aberta, não há "traição" conjugal pois não é algo escondido.    

0

Compartilhar este post

Link para o post

Tô zuando, mas o incesto entre irmãos realmente eu não sabia... pode até ser natural, mas soa para nós daqui como promíscuo...

Numa conversa informal entre amigos suecos ou não: - E aí beleza? Aquela ali é tua mulher?

- É sim...Porque?

- Pô gostei dela, gostosa hein! Acho vou dar uma trepadinha com ela, vc se importa?

- Que isso camarada! Liberado...

É doido o trem...

0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora