Um pensador

Provar a inexistência.

104 posts neste tópico

É verdade que é possível provar a não existência de uma hipótese? Se em não me engano já ouvi que matematicamente isso é possível, mas não tenho em mente nenhuma demonstração e até o momento não achei nenhuma por aí na internet. Portanto, se alguém tem conhecimento, peço fontes e agradeço!

0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

https://www.logicallyfallacious.com/tools/lp/Bo/LogicalFallacies/145/Proving-Non-Existence

Proving Non-Existence

Description: Demanding that one proves the non-existence of something in place for providing adequate evidence for the existence of that something.  Although it may be possible to prove non-existence in special situations, such as showing that a container does not contain certain items, one cannot prove universal or absolute non-existence.  The proof of existence must come from those who make the claims.

Logical Form:

I cannot prove that X exists, so you prove that it doesn’t.

If you can’t, X exists.

Example #1:

God exists.  Until you can prove otherwise I will continue to believe that he does.

Explanation: There are decent reasons to believe in the existence of God, but, “because the existence of God cannot be disproven”, is not one of them.

Example #2:

Sheila: I know Elvis’ ghost is visiting me in my dreams.

Ron: Yeah, I don’t think that really is his ghost.

Sheila: Prove that it’s not!

Explanation: Once again we are dealing with confusion of probability and possibility.  The inability to, “prove”, in any sense of the word, that the ghost of Elvis is not visiting Sheila in her dreams is an impossible request because there is no test that proves the existence and presence of a ghost, so no way to prove the negative or the non-existence.  It is up to Sheila to provide proof of this claim, or at least acknowledge that actually being visited by Elvis’ ghost is just a possibility, no matter how slim that possibility is.

Exception: If Ron was to say, “That is impossible”, “there is no way you are being visited”, or make some other claim that rules out any possibility no matter how remote (or crazy), then Sheila would be in the right to ask him for proof -- as long as she is making a point that he cannot know that for certain, and not actually expecting him to produce proof.

Tip: If you think you are being visited by aliens, gods, spirits, ghosts, or any other magical beings, just ask them for information that you can verify, specifically with a neutral third-party that would prove their existence.  This would be simple for any advanced alien race, any god or heavenly being.  Some ideas of things to ask for:

future lottery numbers (of course you will give all your winnings to charity)

answers to scientific problems that do have scientific answers, but aren’t yet known

exact details of major future events

But if these beings just tell you things such as:

passages / ideas from the Bible

whether you should take that new job or not

where you left your car keys

that they really exist, and others will continue to doubt you

that you should never question their existence

...or anything else which is just as likely to come from your imagination that is untestable and unfalsifiable, then you might want to reconsider the fact that your being of choice is really paying you visits.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Bruxas e gnomos não existem ?

Me dizem em q campo de sentido estamos falando q eu respondo a pergunta, hehe.

0

Compartilhar este post

Link para o post

"É verdade que é possível provar a não existência de uma hipótese?"

Eu acho que vc quer dizer a veracidade, uma vez que a hipótese, é claro, existe.

Provar a inexistência de algo é uma questão muito genérica para se ter uma resposta. Por exemplo, em matemática considere uma questão que não se conhece a resposta, em certos casos é possível provar que a resposta existe (mesmo que ainda não a conheçamos), em outros é possível  provar que não existe resposta e em outros nem uma coisa nem outra. Eu creio que essa situação é generalizável para questões não matemáticas e, em particular, para a questão da existência/inexistência de um deus, onde acho nunca teremos uma resposta conclusiva (é obvio que eu não estou falando do deus maluco da bíblia).

0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/04/2017 at 11:42, Atik Yomin disse:

Pois é, viram? No campo artístico, literário, mítico, religioso, etc e etc, gnomos, fadas, bruxas, sacis, dragões, anjos, gezuisss eczistem ... Tudo pode existir dependendo de qual campo de $entido estamos nos referindo. Saibam q eu estou falando com muita propriedade, hehe.

Maldito relativismo. :angry:

:D

0

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Ricardo Sandre disse:

Tudo pode existir dependendo de qual campo de $entido estamos nos referindo.

Tudo o que falamos e pensamos (pois pensamos com palavras) é um problema semântico:

Como disse o Wittgenstein (Witt, para os íntimos), "An entire mythology is stored within our language" e "Like everything metaphysical the harmony between thought and reality is to be found in the grammar of the language." (https://en.wikiquote.org/wiki/Ludwig_Wittgenstein)

0

Compartilhar este post

Link para o post

Provar a não existência é uma falácia.

Eu consigo provar a inexistência de que não há McDonald's no bairro onde eu moro. Se alguém quiser comer um big mac no meu bairro, não vai encontrar nada por lá. :P

0

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Ricardo Sandre disse:

Eu consigo provar a inexistência de que não há McDonald's no bairro onde eu moro. Se alguém quiser comer um big mac no meu bairro, não vai encontrar nada por lá. :P

Que sorte que não tem essa porcaria lá!

0

Compartilhar este post

Link para o post

Coca-Cola tem até no inferno. Essa praga é obra de deus!

1

Compartilhar este post

Link para o post

Deu$ disse: Faça-se a Coca-Cola e povoai por todos os cantos do universo. :P

Mas voltando ao tópico, podemos provar uma inexistência cientificamente falando. 

Vejam só este exemplo simples:《não existe vida na Lua.》

Pois é,  não pode existir vida na Lua pelo menos na forma q conhecemos. Um lugar q não tem agua no estado liquido e nem atmosfera e sem campo magnético para proteger dos mortais ventos solares.

Seria um local impensável para se procurar vida ...

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Ricardo Sandre disse:

Mas voltando ao tópico, podemos provar uma inexistência cientificamente falando. 

Mas ai você está diminuindo o escopo e distorcendo a alegação. 

Tem diferença em dizer que não existe mc donalds e dizer que não existe mc donalds na tribo do Xingu ou aldeia que você viva. A alegação que não existe vida no universo e não existe vida na superfície na lua tem implicações totalmente diferentes, pois provar que não existe vida na lua não prova de forma nenhuma que não existe vida em nenhum outro lugar, portanto você não provou a inexistência, somente provou a sua não localização em um determinado local num determinado momento. Seres humanos já estiveram na lua, então já foi por terra dizer que nunca houve vida na lua, claro que é uma afirmação falsa do mesmo jeito porque é uma distorção da alegação original sobre estar procurando por vida fora da terra.

Mas seguindo ainda mais sua lógica, não existem rinocerontes na minha sala, logo não existem rinocerontes?

0

Compartilhar este post

Link para o post

2 horas atrás, lonewolf disse:

Mas seguindo ainda mais sua lógica, não existem rinocerontes na minha sala, logo não existem rinocerontes?

Se sabemos quais são as propriedades do objeto e qual é o contexto, podemos provar uma inexistência.

Quer outro exemplo: Não existem rinocerontes no meu bairro.  Viu? foi mais abrangente ...

Eu não disse que não existem rinocerontes. Capiche?

Olha só, é apenas um comentário, não precisa ficar nervoso. Tá ? :P

0

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Ricardo Sandre disse:

Quer outro exemplo: Não existem rinocerontes no meu bairro.  Viu? foi mais abrangente ...

Mas é exatamente esse o ponto, você está diminuindo a alegação para dizer que provou a inexistência, o que não é verdade. Você só constatou que em um determinado ponto e momento não existem rinocerontes. O que não quer dizer absolutamente nada, troque rinocerontes por fantasmas ou deus e da no mesmo.

0

Compartilhar este post

Link para o post

O q é deus ? Quais são suas propriedades ? :P

0

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Ricardo Sandre disse:

O q é deus ? Quais são suas propriedades ? :P

Não sei, a qual deus você está se referindo? Quem alega é que tem que dizer. :) 

0

Compartilhar este post

Link para o post

Eu te fiz uma pergunta e vc me sai com essa ...

Vc q trocou deus por rinocerontes, hehe

O que não quer dizer absolutamente nada, troque rinocerontes por fantasmas ou deus e da no mesmo.

Viu quem alegou ? :P

Por que dá no mesmo, por acaso deus é parecido com um rinoceronte ? :D

0

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Ricardo Sandre disse:

Deu$ disse: Faça-se a Coca-Cola e povoai por todos os cantos do universo. :P

Pois é,  não pode existir vida na Lua pelo menos na forma q conhecemos. Um lugar q não tem agua no estado liquido e nem atmosfera e sem campo magnético para proteger dos mortais ventos solares.

Seria um local impensável para se procurar vida ...

Eu procuraria.

https://www.biologiatotal.com.br/blog/vivendo-ao-extremo-voce-conhece-os-10-animais-mais-resistentes-da-natureza.html

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Ricardo Sandre disse:

Viu quem alegou ? :P

Quis dizer que pode trocar pelo deus que quiser, por isso não está em maiúsculo para nem dar margem a especificar que era o Deu$ cri$tão, mumulmano, ou grego.

Bom, já ta me deixando nevroso. :D Logo eu achava que era o mais pacifico e cordial daqui. :rolleyes:

Por isso me referi a escopo, a alegação é existência de vida fora da terra não é existência de vida na sua garagem ou mesmo na lua. Por isso seu argumento não faz sentido.

E quem alega, deus, fantasmas, unicórnios pode até dar suas propriedades, e mesmo assim não posso provar que não existe em lugar nenhum do universo ou mesmo em outra dimensão. 

Mas entrando nessa sua onda de querer provar que é possível provar a inexistência, prove que ji$u$ não está no na sua sala coexistindo em uma dimensão paralela só anotando as suas safadezas.

Achei que isso era só coisa de crentelho, mas tu já ta mais que passado do ponto de não cair nessa retorica, já é um primata idoso (macaco velho é politicamente incorreto).

0

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vou ivanizar : :P

Tá ...

Mas eu continuo firme na minha posição:  Não existe McDonald's no meu bairro e posso provar. Querem fotos do bairro onde eu moro ? :D

0

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Ricardo Sandre disse:

Mas eu continuo firme na minha posição:  Não existe McDonald's no meu bairro e posso provar. Querem fotos do bairro onde eu moro ? :D

Mas isso não prova a inexistência do MacDonald; no muito, prova que ele não existe no seu bairro. Acredito que todos concordamos com algo: ou uma coisa existe ou ela não existe (e por favor, não me venha com o gato na caixa :lol:). 

0

Compartilhar este post

Link para o post

Mas falando sério, vejam os argumentos neste site e tirem as suas próprias conclusões, não quero influenciar ninguém, vcs são livres para pensar o q quiserem. Tá ... hehe

http://ideiasdeumateu.blogspot.com.br/2016/02/impossivel-provar-inexistencia-de-algo.html

Agora acompanhe o raciocínio, como posso provar a inexistência de algo? Veja os exemplos abaixo:

1º - No meu quarto, não existem dinossauros (Afirmação a qual se pode provar).

2º - Fiz uma cirurgia de apendicite ano passado, sendo assim no meu corpo não existe mais uma apêndice (Afirmação a qual se pode provar).

3º - Eu não tenho Brânquias, sendo assim não respiro dentro da agua. (Afirmação a qual se pode provar)

Todas estas afirmações podem ser provadas, e é exatamente sobre a inexistência de algo, posso provar a inexistência de Dinossauros no meu quarto, de uma apêndice no meu corpo e de brânquias. Isso significa que podemos provar que dragões, deuses, unicórnios, fadas não existem não é mesmo? Calma lá, não é tão simples assim. Conseguimos provar os exemplos acima pelo simples motivo de conhecer o ambiente específico que é o quarto e nosso próprio corpo. Temos o conhecimento sobre o quarto em questão, e pegando este lugar fixo e específico do meu conhecimento, posso entrar nele e coletar evidências e mostrar que lá dentro não tem animal algum, isso é simples de se fazer.

O conhecimento é a base para se provar a inexistência ...

0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora