Fóruns

  1. Debates

    1. Ateísmo

      Debates, questionamentos, definições e argumentos envolvendo ateísmo.

      5.323
      posts
    2. Ceticismo

      Sobre ceticismo e a postura crítica de questionamento.

      835
      posts
    3. Ciência

      Sobre ciência, suas descobertas, limitações, procedimentos, utilidade, história etc.

      1.709
      posts
    4. Filosofia

      Temas filosóficos como existencialismo, ceticismo, niilismo, pessimismo, racionalismo e diversas outras correntes ligadas a questões da existência humana.

      3.216
      posts
    5. Política

      Sobre política, laicismo, movimentos, ideologias.

      6.955
      posts
    6. Religião

      Sobre os sistemas de crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal.

      3.337
      posts
  2. Área livre

    1. off-topic

      Para debate de temas quaisquer, desde que estejam fora do âmbito dos outros fóruns.

      20.576
      posts
    2. Humor

      Expressão irônica e engenhosamente elaborada da realidade.

      13.155
      posts
    3. Novatos

      apresentem-se, novatos.

      1.089
      posts
  3. Suporte/manutenção

    1. Ajuda

      Para esclarecimentos sobre o funcionamento e utilização do fórum, wiki e chat.

      1.304
      posts
    2. Administração

      Seção destinada a mensagens, anúncios e avisos importantes sobre a administração, configuração, regras e funcionamento do fórum.

      326
      posts
  4. Arquivo

    1. Arquivo

      Tópicos arquivados para referência.

      4.459
      posts
    2. Lixeira

      Corredor da morte dos tópicos incuráveis - apagados em 30 dias.

      981
      posts
    Shoutbox
    Cadastre-se para poder usar o Shoutbox
  • Aniversariantes de Hoje

    1. Dudu (%s anos),
    2. Melquisedeque (%s anos),
    3. nothing (%s anos)
  • Quem está no Chat

    Não há usuários atualmente na sala de bate-papo

  • Quem Está Online (lista completa)

  • Posts

    • Quais Motivos Você Tem Para Não Acreditar Em Deus?
      Mas esse é o ponto: quando o subentendido não pode ser demonstrado, explicado, provado, escrito. já que é individual (E INTRANSMISSÍVEL), como posso saber que o que eu subentendi é a mesma coisa, ou coisa parecida, que o que vc subentendeu? Uma vez que você não tem a mínima ideia do que eu sinto ao ter minha experiência tácita.  Duas pessoas da mesma igreja se juntam, oram, e no final cada uma diz que encontrou/experimentou a mesma coisa: o deus bíblico. Não é muito conveniente isso?
    • Quais Motivos Você Tem Para Não Acreditar Em Deus?
      Pelo menos foi assim que aprendi na escola. Mas até quem aprendeu isso, ainda "esquece" o que aprendeu e tem medo da dupla. É muito difícil lidar com conceitos arraigados que já não fazem mais sentido.  Talvez eu tenha entendido errado, mas experiência tácita não me parece o que vale só pra pessoa, sim o subentendido, não o inexistente. Se só a pessoa "apreende" algo, pode estar só na cabeça dela. Se você fala com deus, é oração, se deus fala com você, é esquizofrenia. (Gregory House, pelo menos até onde eu sei. rs)
    • Quais Motivos Você Tem Para Não Acreditar Em Deus?
      É o que estou tentando dizer sobre a lógica convencional, em contraposição a tal "experiência tácita" que vale somente pra pessoa. A história da manga com leite, se não me engano, era porque os escravos comiam muita manga, e os senhores, não querendo que esses escravos bebessem o leite que era produzido, inventaram esse mito. Não é isso? 
    • Quais Motivos Você Tem Para Não Acreditar Em Deus?
      - ha!!! isso eu duvido; mas vou escolher um ponto: "caprichosamente malévolo" - como não interessa? Vc diz que sua experiência tácita te levou A verdade (é isso que vc vem dizendo desde que iniciou o debate), mas uma vez que a experiência tácita pode facilmente levar ao erro, sua crença pode facilmente ser um erro.  - com todo respeito, não tenho tempo nem interesse em estudar algo tão tolo, na minha opinião. Do mesmo modo que vc não deve ter tempo para estudar sobre a evolução. Mas se quiser, tá aí um canal do youtube que trata somente sobre o tema evolução: https://www.youtube.com/channel/UCw0xTxke4FydVdSj2ZGcDRA/videos - procurarei o artigo que li. E  oque você está dizendo são relatos da própria bíblia, a qual sabemos a composição não é nada confiável. Quanto a ressurreição de cristo, uma palavrinha de Nietzsche: “E desde então surgiu um problema absurdo: ”Como Deus pode consentir nisto?” A razão perturbada da pequena comunidade achou uma resposta de um absurdo verdadeiramente terrível: Deus deu o seu filho para o perdão dos pecados, em sacrifício. Ah! Como terminou de uma assentada o Evangelho! O sacrifício expiatório na sua forma mais desprezível, mais bárbara, o sacrifício dos inocentes pelas faltas dos pecadores! Que espantoso paganismo! Não tinha Jesus suprimido até a ideia do pecado? Não havia negado o abismo entre Deus e o homem, vivido essa unidade entre Deus e o homem, que era a sua boa nova?… E isto não era para ele um privilégio! Desde então se introduz a pouco e pouco no tipo do Salvador a doutrina do “juízo” e da vinda, a doutrina da morte por sacrifico, a doutrina da ressurreição que escamoteia toda a ideia de salvação, toda a só e única realidade do Evangelho a favor de um estado depois da morte… Paulo tornou lógica essa concepção — concepção descarada! — com aquela insolência rabínica que o caracteriza em todas as coisas: “Se Cristo não ressuscitou dentre os mortos, é vã a nossa fé”. E de um só golpe converte-se o Evangelho na promessa irrealizável mais digna de desprezo, a doutrina insolente da imortalidade pessoal… O próprio Paulo a ensinava ainda, como uma recompensa!…” Friedrich Nietzsche,  O Anticristo, Capítulo  41.
    • Quais Motivos Você Tem Para Não Acreditar Em Deus?
      Ainda hoje tem gente que "concorda" que manga com leite pode matar. A pessoa ouve isso a vida toda, desde criança.  Se alguém tentar argumentar que isso é mito, elabora até uma teoria altamente "cientifica" pra justificar sua convicção. Seja pelos traços de fiapo de manga encontrados em múmias mamíferas nas Filipinas no período pré lácteo-mangóide.  Se aparecer alguém com mais ciência que o primeiro,daí vem o argumento de que há coisas que a ciência não consegue explicar mas elas estão lá, a gente só não vê, não ouve e não toca mas estão lá. E esse cara eventualmente pode morrer se comer manga e tomar leite. Uma vez eu tinha uma colega que não tinha lá muito estudo. Ou melhor, não era um caso de falta de escola, mas de aprendizado. Ela tinha feito, creio eu até o ensino médio, se não me engano, mas não tinha muita cultura. Então começou conviver com... intelectuais, por assim dizer. E começou a se interessar por música, filosofia, religiões, ocultismo, artes, uma salada miscelânea de coisas, sem fazer muita separação entre elas. Começou a se "entupir" de livros.  Só que... Reich, Nietzsche, Sartre a Paulo Coelho, moravam na mesma estante. Às vezes a gente se desentendia  (em outras não se entendia...rs) e uma vez estávamos proseando... ela falou de um livro que ela estava lendo e num trecho besta (pra mim pelo menos) falava alguma coisa do uso dos cinco sentidos e ela disse: pra mim os cinco sentidos são a alma, o coração, o amor, a pimenta, o parafuso.... sei lá eu que porra... enfim, qualquer coisa menos tato, visão, audição, olfato e paladar. Muito bem. (Ah, e não era poesia nem nada subjetivo, era algo simples, dizendo que o uso dos sentidos, talvez era algo sobre desenvolvimento, não lembro, mas era bem objetivo). Eu tentei dizer pra ela que estava entendendo errado... Ah, por quê? Ouvi um monte sobre livre arbítrio-lexical-do-enquadramento-do-fuso-horário-da gênese-do-simbolismo-epicêntrico-da-parafernália-burlesca...  Em suma, o universo conceitual dela. Todo zoado. Naquele momento eu pensei duas coisas. Primeira. Se o seu "diálogo" gira em torno de significados e códigos que só existem pra você, a gente não vai se comunicar. Segundo. Eu nem gosto de manga... aliás nem de leite.
  • Tópicos