Fóruns

  1. Debates

    1. Ateísmo

      Debates, questionamentos, definições e argumentos envolvendo ateísmo.

      5.569
      posts
    2. Ceticismo

      Sobre ceticismo e a postura crítica de questionamento.

      888
      posts
    3. Ciência

      Sobre ciência, suas descobertas, limitações, procedimentos, utilidade, história etc.

      1.779
      posts
    4. Filosofia

      Temas filosóficos como existencialismo, ceticismo, niilismo, pessimismo, racionalismo e diversas outras correntes ligadas a questões da existência humana.

      3.400
      posts
    5. Política

      Sobre política, laicismo, movimentos, ideologias.

      7.494
      posts
    6. Religião

      Sobre os sistemas de crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal.

      3.718
      posts
  2. Área livre

    1. off-topic

      Para debate de temas quaisquer, desde que estejam fora do âmbito dos outros fóruns.

      20.709
      posts
    2. Humor

      Expressão irônica e engenhosamente elaborada da realidade.

      13.238
      posts
    3. Novatos

      apresentem-se, novatos.

      1.093
      posts
  3. Suporte/manutenção

    1. Ajuda

      Para esclarecimentos sobre o funcionamento e utilização do fórum, wiki e chat.

      1.310
      posts
    2. Administração

      Seção destinada a mensagens, anúncios e avisos importantes sobre a administração, configuração, regras e funcionamento do fórum.

      326
      posts
  4. Arquivo

    1. Arquivo

      Tópicos arquivados para referência.

      4.459
      posts
    2. Lixeira

      Corredor da morte dos tópicos incuráveis - apagados em 30 dias.

      981
      posts
  • Quem está no Chat

    Não há usuários atualmente na sala de bate-papo

  • Quem Está Online (lista completa)

  • Posts

    • Verdade e mentira: De onde vem o conceito?
      1- O que você pessoalmente busca ou deixa de buscar compete apenas a você e não é da nossa conta e nem o que importa nessa discussão, estamos discutindo a racionalidade e a veracidade dos relatos bíblicos que são a base de dogmas religiosos, logo, para os fins dessa discussão eles terem ou não acontecido é determinante para a conclusão, e na completa falta de evidências, sobretudo nos relatos mais fantásticos, só podemos concluir que tais relatos são mentirosos. Seja lá o que for que você busque está muito claro que não é a verdade, quem busca a verdade não considera a falsidade ou não de relatos como algo irrelevante, e esse é o ponto pela qual nossas opiniões são tão diferentes, para os céticos só a verdade, só os fatos importam, outros motivos subjetivos ficam em segundo plano. 2- Faz mesmo diferença para o "poder divino" se um sujeito não tem uma perna por causa de um defeito congênito ou se teve ela arrancada por causa de um acidente? Quer mesmo criar uma "diferença" entre aleijado e amputado nessa discussão? Está mesmo dizendo que os supostos milagres de Jesus narrados nos evangelhos por alguma razão misteriosa pode fazer um aleijado ou paralítico milagrosa e instantaneamente andar mas nada poderia com uma vítima de amputação? Sério mesmo? Tem uma explicação bem mais simples e coerente com os fatos, milagres não existem e esses relatos são falsos, temos mais de 1.000.000.000 de cristãos no mundo, segundo os evangelhos Jesus teria dito que eles seriam capazes de realizar tais milagres, e nenhum aleijado, alguém que sofra de defeitos congênitos ou amputado teve seus membros milagrosa e instantaneamente restaurados conforme descritos nesses livros, é a verdade, se você aceita ou não a verdade não faz diferença, a realidade não vai mudar só porque muitos não conseguem aceitá-la. Dito isso, ao invés de perder tempo orando para divindades esperando que a solução de problemas caia do céu é muito mais eficiente tentarmos entendermos como a realidade funciona (ao invés de negarmos escondendo a cabeça na areia) e encontrarmos soluções? A vacina contra Poliomelite é um bom exemplo, quantas milhões de pessoas no mundo todo tiveram vidas normais ao invés de viverem como deficientes e aleijadas por causa dessa vacina? A verdade, por mais que crentes se recusem a aceitá-la é que estamos sós, nenhuma divindade virá nos ajudar, temos que resolver nossos problemas nós mesmos, e os resultados serão bem melhores quando uma parcela tão grande da humanidade parar de desperdiçar seu tempo e seus recursos com amigos imaginários. Cresçam!
    • Verdade e mentira: De onde vem o conceito?
      POC,  - ue, mas pq essa duvida 'e tao importante? Vc mudaria seu comportamento por isso? - ue, mas pra vc a estatistica é a prova? E quanto aos que estudaram e nao melhoraram? Se a maioria das pessoas disser que viu Deus pra vc seria uma prova entao? A experiencia dos outros nao vale pra nada nesse caso, nao enqto voce nao for atras da sua propria. - ai é que esta, nao estaria resolvido, porque voce faria as coisas diferentes porque viu. E a ideia aqui é fazer o que voce quer fazer, ver ate onde voce vai, e exatamente por isso as pessoas nao devem ver, no maximo receber uma confirmacao pessoal. A nao ser que seja um caso especial... FLOWER, nao é pela velhice da coletanea (vcs insistem em dizer q a Biblia é um "livro")... mas é pela existencia de Jesus Cristo, cumprindo 3 mil anos de profecias, e pela mensagem de todos os profetas e apostolos. Nao ha outra filosofia comparavel em nosso mundo. IVAN,  essa personificacao ocorre de fato pelos colegas aqui, bem notado. Porem, nao acho que fazem isso por orgulho de ser ateu e sim pela percepcao do absurdo frente a tantas desonestidades de supostos lideres religiosos que existem e o desgosto que sentem por todo o tema. Eu mesmo sinto um pouco disso olhando pra todos os religiosos que existem, mas isso de alguma maneira nao me tira a frieza de julgar a coisa toda de um ponto de vista neutro, e como ja disse, a mensagem de Jesus Cristo conectando a todas as outras escrituras me levam a um grau de inspiracao tal que tudo passa a ser compreensivel e quase sempre tolerado.  
    • Verdade e mentira: De onde vem o conceito?
      LIGHT, - pois e, essa religiao que "eles" apresentam é de fato ridicula, pois alem de detalhes contraditorios (existem varios exemplos) ignoram que "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade" e nao na letra de uma coletanea perfeita escrito por pessoas imperfeitas. - sim, mas sua logica na critica tem essa suposicao, que a escritura é perfeita. Eu nunca disse q era, ate mesmo pq ja pesquisei sobre esse ponto decadas atras.  - a forma de se comunicar é a oracao, a escritura so da a pista da essencia, do conteudo moral e espiritual esta praticamente intacto, e pode-se aprender muito atraves dela, pois seu conteudo é vasto.  - Voce pode ver que as escrituras q apresento aqui sao sempre claras. E dou o contexto, dou as relacoes, etc. Existem sim centenas de religioes, mas a religiao nao é uma pura busca por Deus, mas na maior parte das vezes é uma busca por um conforto na vida, uma tradicao, uma direcao sem grandes esforcos, um milagre, ascencao social,  ai vai escutar o pregador, ate paga pra isso... mas buscar a Deus é algo extremamente intima, e a religiao no maximo pode te dar pistas sobre isso. E como disse Renato Russo, sem caridade e amor, nada somos. - Nao interessa para a moral, ao Evangelho, à essencia. Nao estou dizendo q nao aconteceu, estou dizendo q se aconteceu ou nao, nao é isso q eu busco ali. E ja recebi muito pra deixar me abater por algo assim...  - com certeza, por isso estou me referindo a orelha. Jesus curou coxos, cegos, leprosos, alejados, atrofiados, hemorragicos, e disse q os apostolos pelo poder dado a eles poderiam fazer o mesmo se tivessem tal nivel de fé... tudo para nao so servir, mas para tambem atrair atencao... mas nao me recordo de amputacoes especificamente.  RICARDO, a prova dos limites do meu conhecimento :-/ , estou te trazendo toda uma nocao de conhecimento pessoal po, os chamados "frutos do espirito", duvido q alguem ja te falou disso rs
  • Tópicos