Fóruns

  1. Debates

    1. Ateísmo

      Debates, questionamentos, definições e argumentos envolvendo ateísmo.

      6.979
      posts
    2. Ceticismo

      Sobre ceticismo e a postura crítica de questionamento.

      1.425
      posts
    3. Ciência

      Sobre ciência, suas descobertas, limitações, procedimentos, utilidade, história etc.

      2.849
      posts
    4. Filosofia

      Temas filosóficos como existencialismo, ceticismo, niilismo, pessimismo, racionalismo e diversas outras correntes ligadas a questões da existência humana.

      4.937
      posts
    5. Política

      Sobre política, laicismo, movimentos, ideologias.

      11.781
      posts
    6. Religião

      Sobre os sistemas de crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal.

      5.751
      posts
  2. Área livre

    1. off-topic

      Para debate de temas quaisquer, desde que estejam fora do âmbito dos outros fóruns.

      21.873
      posts
    2. Humor

      Expressão irônica e engenhosamente elaborada da realidade.

      13.705
      posts
    3. Novatos

      apresentem-se, novatos.

      1.147
      posts
  3. Suporte/manutenção

    1. Ajuda

      Para esclarecimentos sobre o funcionamento e utilização do fórum, wiki e chat.

      1.326
      posts
    2. Administração

      Seção destinada a mensagens, anúncios e avisos importantes sobre a administração, configuração, regras e funcionamento do fórum.

      330
      posts
  4. Arquivo

    1. Arquivo

      Tópicos arquivados para referência.

      4.536
      posts
    2. Lixeira

      Corredor da morte dos tópicos incuráveis - apagados em 30 dias.

      981
      posts
    Shoutbox
    Cadastre-se para poder usar o Shoutbox
  • Aniversariantes de Hoje

    1. HILUX (50 years old)
  • Quem está no Chat

    Não há usuários atualmente na sala de bate-papo

  • Quem Está Online (lista completa)

  • Posts

    • Suspeito que você me entendeu e tá só jogando. Mas, vamos lá. Pressão e influência são muito diferentes de controle. O fato de o sujeito se filiar a um grupo e aceitar até certo ponto o código de comportamento do grupo não significa que ele está sob controle. Ele pode (e geralmente irá) agir de forma contrária ao código quando lhe for conveniente. Pode também professar o código por conveniência e ignorá-lo completamente na prática. O próprio fato de ele pertencer ao grupo não significa que ele foi controlado. Um grupo só prospera porque oferece um modelo de valores e práticas que atraia pessoas e, se os líderes do grupo tentam forçar ideias estranhas ao grupo, os membros se dispersam. Quantas instituições que pareciam sólidas se extinguiram ao longo da história? Quase todo mundo está tentando controlar quase todo mundo o tempo todo. Mas, conseguir controlar muita gente por muito é que é o problema.
    • Meu nome é Allan ( sim o que fez um tópico duplicado sem querer peço desculpas por isso :/ é melhor eu ler as regras também né rsrs) mas enfim moro em Santa Catarina sou ateu ( bem intuitivo né?) minha posição é na maioria das vezes bem niilista, tenho muito a aprender afinal não sou um exemplo de leitor, com esse intuito resolvi me registrar, pois li alguns posts e o pessoal aqui tem muito a me oferecer intelectualmente. 
    • Paz e liberdade nos tempos tribais é diferente de paz e liberdade hoje. Principalmente devido ao conhecimento adquirido que permitiu que saíssemos (ainda que não totalmente) da ignorância tribal. Parafraseando o tio do homem aranha: com grandes conhecimentos, vêm grandes responsabilidades.  Entendo o que você disse, e concordo em parte. Mas ainda acho que (mesmo em países desenvolvidos) há significativamente mais incentivo para as futilidades e para o lucro do que para uma cultura que incite a reflexão e o sendo crítico. A questão de certas crianças optarem pelo simples, pelo fácil, pelo fútil é complexa. Tem a genética, claro; mas desde o nascimento os acontecimentos e educação recebida já começam a interferir nos "quereres" da indivíduo. O simples incentivo de um professor e o acesso ao saber podem não ser suficiente diante de tantas outras coisas. Quanto à sua filha, provavelmente quer ser aceita, e inconscientemente (ou até mesmo conscientemente) ela (e quase todos adolescentes) optarão pelo interesse predominante no grupo. Tal grupo gera a demanda fútil e ao mesmo tempo é influenciado pela oferta fútil (e um ciclo que não se sabe onde começa, tal como a cobra que come o próprio rabo). É sabido também que, na adolescência, o grupo tem absurdamente mais influência que os país. Eu aceito interesses diferentes do meu, mas isso não me impede de defender o que acho que seria melhor. Sabe lá o quanto uma pessoa pode fazer a diferença. O mesmo se dá com o pais, que mesmo aceitando o caminho dos filhos, não precisa deixar de dar os conselhos e ensinar os valores que considera.
    • Existe ou não controle? 
    • Não sei se alguém já ouviu falar desse sistema politico do Jacque Fresco ou do projeto Venus (Pra quem não sabe vou deixar um vídeo com uma breve introdução).Basicamente esse sistema quando eu vi a ideia em tese (poderia ser na praticado amanha mesmo mas esse sistema se torna uma utopia pelo fato da maioria estar presa ao consumismo, toda a cultura, religião e blabla) fiquei fascinado pela verdade sobre o consumismo e o capitalismo e a funcionalidade desse sistema. O que vocês acham?    
  • Tópicos