Fóruns

  1. Debates

    1. Ateísmo

      Debates, questionamentos, definições e argumentos envolvendo ateísmo.

      6.557
      posts
    2. Ceticismo

      Sobre ceticismo e a postura crítica de questionamento.

      1.180
      posts
    3. Ciência

      Sobre ciência, suas descobertas, limitações, procedimentos, utilidade, história etc.

      2.548
      posts
    4. Filosofia

      Temas filosóficos como existencialismo, ceticismo, niilismo, pessimismo, racionalismo e diversas outras correntes ligadas a questões da existência humana.

      4.179
      posts
    5. Política

      Sobre política, laicismo, movimentos, ideologias.

      9.733
      posts
    6. Religião

      Sobre os sistemas de crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal.

      4.875
      posts
  2. Área livre

    1. off-topic

      Para debate de temas quaisquer, desde que estejam fora do âmbito dos outros fóruns.

      21.329
      posts
    2. Humor

      Expressão irônica e engenhosamente elaborada da realidade.

      13.627
      posts
    3. Novatos

      apresentem-se, novatos.

      1.128
      posts
  3. Suporte/manutenção

    1. Ajuda

      Para esclarecimentos sobre o funcionamento e utilização do fórum, wiki e chat.

      1.326
      posts
    2. Administração

      Seção destinada a mensagens, anúncios e avisos importantes sobre a administração, configuração, regras e funcionamento do fórum.

      327
      posts
  4. Arquivo

    1. Arquivo

      Tópicos arquivados para referência.

      4.459
      posts
    2. Lixeira

      Corredor da morte dos tópicos incuráveis - apagados em 30 dias.

      981
      posts
  • Quem está no Chat

    Não há usuários atualmente na sala de bate-papo

  • Quem Está Online (lista completa)

    Não há membros online no momento

  • Posts

    • Solidão
      Confesso que eu jamais conseguiria ter essa visão somente pelas minhas próprias conclusões, ótima contribuição. E é verdade. Se estamos na internet na verdade estamos nos socializando. A solidão vai além disso. A internet é somente um meio diferente de socialização. Em minha experiência eu me aprofundei muito na internet justamente pois somente ela me proporcionou buscar o que pra mim é interessante. Sendo assim, solidão extrema é sequer estar na internet.   
    • Solidão
      Sua apresentação já foi meio que uma resposta. Mas vamos lá: Há pesquisas que apontam que a solidão enfraquece o sistema imunológico - não obstante, estar com os outros, mas sendo rejeitado, destrói o sistema imunológico. Em contrapartida, estar em um grupo e ser aceito é um tipo de remédio natural (tudo isso é um tanto óbvio). Sócrates disse "Uma vida sem reflexão não merece a pena ser vivida". Tal reflexão é mais fecunda na solidão. Pessoalmente, quando não passo certo tempo sozinho, me sinto pesado, semelhante a quando não durmo bem. Entretanto, se passo muito tempo sozinho (1 semana sem ter contato com ninguém, por exemplo) começo a me sentir angustiado; afinal, somos animais gregários, e ir contra natureza exige muito esforço. Freud, Em seu "A psicologia de grupo e análise do Ego", demonstra como somos "retardados" quando estamos em grupo, e como a solidão favorece o egocentrismo. Eu desisti das pessoas há muito tempo, é muita decepção. Parafraseando Schopenhauer, a coisa que mais me mantém ligado às pessoas é o instinto sexual. Espero entrar na andropausa, me aposentar e virar um ermitão, kkkkk. E por falar em Schopenhauer, esse  parecia ser mestre em viver sozinho, mas comprei um livro dele (um manual que ele escondera em vida) chamado "a arte de conhecer a si mesmo", nele Schopenhauer desabafa: "Durante toda minha vida senti-me terrivelmente só, e no fundo do peito sempre suspirei: "Jetzt gieb mir eimen Menschen!" ("Agora me deem um ser humano!"). [...]Jamais encontrei alguém que, em espírito e coração, fosse de fato um ser humano[...] Desisti. Enfim compreendi que a natureza é ainda mais infinitamente parcimoniosa, tenho de suportar com dignidade e paciência a "solitude of kings", a solidão dos reis. Outro texto foda sobre a solidão está no Ensaios de Montaigne com o título "Da solidão". Mas já me estendi demais neste post... fica pra próxima. PS: Quanto a última pergunta, acho interessante fazer como Sócrates, não diga como as pessoas devem viver, apenas faça-as questionar sobre como vivem.
    • Solidão
      O mal deve ser isso, o desequilíbrio. Matar parece algo ruim, mas na natureza animais matam para sobreviver, matar de mais ou de menos desequilibra um bioma seja por extinção, seja por superpopulação de uma espécie. Nós humanos, se formos bonzinhos de mais nos ferramos, exemplo, há mendigos na rua passando fome enquanto vc pode se alimentar todos os dias sem preocupação mas se for se preocupar com os mendigos a ponto de querer dar tudo o que tem para ajudá-los vc acaba ficando sem nada. Por outro lado, ser rico de mais prejudica outros, acumular valores faz com que falte pra outros. É a isso que denomino pecado, algo que desequilibra e prejudica o bom funcionamento de um sistema. A gula, por exemplo, é um pecado porque desequilibra a saúde, prejudica o corpo. Quanto à solidão, primeiro adquirimos a linguagem e conhecimento através da socialização, depois saímos dela para a solidão. Mesmo assim, se o solitário lê livros e artigos da internet ele está se socializando. Livros são praticamente pessoas falantes e surdas.
    • Solidão
      Desenvolva, por favor.
    • Solidão
      A solidão amadurece: não planta.
  • Tópicos