Fóruns

  1. Debates

    1. Ateísmo

      Debates, questionamentos, definições e argumentos envolvendo ateísmo.

      5.553
      posts
    2. Ceticismo

      Sobre ceticismo e a postura crítica de questionamento.

      888
      posts
    3. Ciência

      Sobre ciência, suas descobertas, limitações, procedimentos, utilidade, história etc.

      1.779
      posts
    4. Filosofia

      Temas filosóficos como existencialismo, ceticismo, niilismo, pessimismo, racionalismo e diversas outras correntes ligadas a questões da existência humana.

      3.395
      posts
    5. Política

      Sobre política, laicismo, movimentos, ideologias.

      7.490
      posts
    6. Religião

      Sobre os sistemas de crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal.

      3.686
      posts
  2. Área livre

    1. off-topic

      Para debate de temas quaisquer, desde que estejam fora do âmbito dos outros fóruns.

      20.702
      posts
    2. Humor

      Expressão irônica e engenhosamente elaborada da realidade.

      13.237
      posts
    3. Novatos

      apresentem-se, novatos.

      1.093
      posts
  3. Suporte/manutenção

    1. Ajuda

      Para esclarecimentos sobre o funcionamento e utilização do fórum, wiki e chat.

      1.310
      posts
    2. Administração

      Seção destinada a mensagens, anúncios e avisos importantes sobre a administração, configuração, regras e funcionamento do fórum.

      326
      posts
  4. Arquivo

    1. Arquivo

      Tópicos arquivados para referência.

      4.459
      posts
    2. Lixeira

      Corredor da morte dos tópicos incuráveis - apagados em 30 dias.

      981
      posts
    Shoutbox
    Cadastre-se para poder usar o Shoutbox
  • Aniversariantes de Hoje

    1. David Bennet (62 years old),
    2. Marciobsb (50 years old)
  • Quem está no Chat

    Não há usuários atualmente na sala de bate-papo

  • Quem Está Online (lista completa)

  • Posts

    • Verdade e mentira: De onde vem o conceito?
      Eu queria entender pq todo crente tem essa vontade de querer convencer a gente a crer no inexistente ... chega a ser inconveniente.  Som na caixa ... l
    • Verdade e mentira: De onde vem o conceito?
      Convenietne Truth, Resumindo o que você pregou até agora: A experiência tácita e a fé que o ser humano sente evidencia a existência de um deus criador. Ora, por esse prisma, Elfos, Duendes, Papai Noel, Alá, Shiva, Alienígenas, Sereias, Gnomos, Bruxas, Vampiros, Lobisomens, Elefantes Cridores de universos, etc.. todos são corroborados pela fé e pela experiencia tácita de quem os sente.  Aí vem vc e fala que a única experiência tácita que vale é a que leva ao deus bíblico. Sério? Eu te pergunto: vc não tem vergonha de se olhar no espelho, não? Eu tenho um palpite de que vc sabe que não tem defesa e até sente um pouco de vergonha, porém continua por orgulho (e medo). Só pode! Não tem explicação defender uma coisa que foi refutada até o talo nas respostas.  
    • Verdade e mentira: De onde vem o conceito?
      Deus se mostraria para acabar com a dúvida sobre sua existência.  Sinto muito mas, todos os ateus não conhecem deus, logo, sua conclusão é falsa. E eu não conheço deus "anteriormente", não o conheço até hoje. Não me venha com relativismo teológico.  Você deva saber que qualquer teólogo para interpretar algo da biblia ele faz ligações entre um texto e outro texto de mesmo conceito. Que bom, estamos todos salvos ateus, satanistas, macumbeiro, judeus, hindus etc. E novamente tu chamas jesus de mentiroso:  
    • Verdade e mentira: De onde vem o conceito?
      1- Qual a explicação mais simples? Um deus tem um grande projeto cósmico de pecado e redenção e promoveu milagres em uma determinada época e profecias se cumpriram ou os relatos do NT são mitológicos como tantos outros, que intencionalmente escreveram de forma que Jesus seria o Messias prometido? Quantas profecias de projetos divinos temos evidências e quantos escritos mitológicos temos ao longo da História? Você tem evidências que os eventos ocorreram conforme descritos? Nascimento virginal, eventos astronômicos no momento da crucificação, ressurreição em massa com tumbas se abrindo quando Jesus morreu, controle X-Men do clima e tantos outros? Se não tiver evidências a lógica é escolher a explicação mais simples, porque é aquela que tem as maiores chances de ser verdadeira, isso é ser racional, escolher a opção que demanda um número maior de pressupostos e entidades em detrimento da explicação mais simples sem qualquer evidência é irracional, que é o ponto que discutimos. 2- Jesus não teve o impacto que vocês alegam, dos escritos contemporâneos a Jesus só temos um polêmico trecho de um mísero parágrafo no livro de Josefo, se Jesus tivesse feito 1% do que os evangelhos relatam seria de se esperar muito mais, o que teve impacto foi o mito de Jesus e a ascensão da fé cristã, novamente nunca negamos isso, e a veracidade de algo não depende do impacto social que causa, um evento pode ser verdadeiro sem que ninguém saiba dele e uma mentira pode causar um grande impacto na sociedade desde que as pessoas acreditem nela. 3- Então eles devem ser interpretados como históricos? Ué, não era você que estava dizendo que os livros de Genesis eram simbólicos? Quando devemos interpretar como símbolo ou como descrição literal dos eventos? Quando for convenitente? 4- É "moleza" agora, mas para chegarmos nesse ponto a ciência teve que adotar os paradigmas modernos e jogar toda a superstição tola e dogmas religiosos no lixo, antes mesmo os mais brilhantes cientistas como Galileu defendia conceitos corretos ao mesmo tempo que tentava calcular o tamanho do diabo...
    • Verdade e mentira: De onde vem o conceito?
      Ah!!! Para com isso. E essas verdades incontestáveis, dizem o que:  
  • Tópicos